Ministério da Defesa da Malásia assinou um contrato com a Leonardo para o fornecimento de duas aeronaves ATR 72 MPA (Maritime Patrol Aircraft). Uma cerimônia de assinatura ocorreu na LIMA 2023, uma importante exposição marítima e de defesa na região da Ásia-Pacífico, realizada em Langkawi, na Malásia.
O ATR 72 MPA é uma aeronave turboélice projetada para missões complexas de patrulha marítima, sendo a mais recente variante especializada da aeronave de transporte regional ATR para missões de vigilância marítima, Guerra Antissubmarino (ASW), Guerra Antissuperfície (AsuW), Busca e Resgate (SAR), monitoramento ambiental, evacuação aeromédica e transporte de pessoal e materiais.
A aeronave escolhida pela Malásia serão equipados com um sistema de missão flexível, sensores avançados e um conjunto completo de comunicações para missões de Comando, Controle, Comunicações, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4ISR) terrestres e marítimas. Os sensores e sistemas de missão poderão operar nos modos autônomo e centrado na rede, permitindo a coleta, processamento e compartilhamento de dados estratégicos entre os operadores, ao mesmo tempo em que fornecem total consciência situacional sobre o cenário operacional.
O ATR 72 MPA é otimizado para patrulha marítima, coleta de inteligência eletrônica (ELINT), superfície do mar e detecção e rastreamento de alvos submersos, SAR, combate a atividades ilegais (tráfico de drogas, pirataria e contrabando) e proteger as águas territoriais.
Possível substituto do P-3 brasileiro ou do Bandeirulha, apesar que prefiro o C-295 e o ATR-42 ou mesmo o 72 para substituir o Bandeirulha