A Marinha da Coreia do Sul (ROK Navy) informou hoje (05) que mais quatro helicópteros AW-159, de combate antissubmarino, se juntaram a frota de linha de frente para operações de combate.
A ROK Navy adquiriu oito AW-159, dividos em dois lotes. Os quatro primeiros entraram em serviço em fevereiro. “Os outros quatro entraram em operações marítimas hoje,” informou a Marinha em um comunicado. A sua localização não foi informada mas, uma fonte disse que os novos helicópteros vão operar perto da tensa fronteira no mar ocidental entre as duas Coreias.
O helicóptero bimotor pode ser armado com torpedos leves para guerra ASW, metralhadoras 12,7 mm e mísseis anti-navio. Também é equipado com sonar de imersão e um radar AESA, possuindo uma autonomia de 2h40min.
“Os oito novos helicópteros AW-159 de operação marítima possuem capacidades de combates ASW e ASuW superiores e estão totalmente operacionais. Nossas defesas foram ainda mais reforçadas”, disse o CDR. Kwak Han-jung, Comandante do Esquadrão 622 da Marinha.
Em resposta às crescentes ameaças submarinas do Norte, a ROK Navy planeja adquirir mais 12 novos helicópteros de guerra antissubmarino, em um programa avaliado US$ 782 milhões. A Leonardo Helicópteros, fabricante do AW-159, espera a encomenda de um novo lote, que tem como concorrentes o MH-60R e o NH-90.
FONTE: YPA
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN
Gosto desse helicóptero, que aliás está com uma aparência melhorada (dedo dos italianos – os desenhistas ingleses são deprimente, rsrsrsrs).
Apesar de ser um ótimo helicóptero a que se propõe, o Seahawk não é nem um helicóptero com grandes capacidades como o Sea King (daí porquê os ingleses e italianos resolverem partir para algo próprio com o Merlin) e nem suficientemente menor como o Lynx (para que se possa embarcar dois helicópteros num Escolta). Eu prefiro, na minha imensa ignorância naval, preferiria ter dois Lynxs embarcados numa fragata, do que um único Seahawk. Seja porque teria dois helicópteros, ao mesmo tempo, caçando um submarino inimigo, seja porque na ausência de um – por algum problema técnico – outro estaria à disposição.
Vale dizer que o Lynx, também, é bem mais em conta de se adquirir e operar. Além de poder embarcar em todas os meios de superfície da MB, por exemplo.
É o que eu penso.
Se tem um helicoptero que sou fã é dos Lynx . Independente do modelo