Novo avião da empresa de S. José é uma demanda da FAB, que investe US$ 2 bilhões no projeto e já encomendou 28 unidades
Se o cronograma for cumprido conforme o planejado, o maior avião projetado e construído pela Embraer, de São José dos Campos, fará o seu primeiro voo em 2014.
É o jato KC-390, cargueiro militar, aeronave que servirá para transporte de tropas, materiais e também como avião reabastecedor em voo. Haverá também uma versão civil, para emprego médico e auxílio a operações referentes a desastres naturais e transporte de carga postal.
O novo avião da companhia é uma encomenda da FAB (Força Aérea Brasileira), que investe US$ 2 bilhões no projeto e encomendou 28 unidades. Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca, também sinalizaram interesse em comprar o avião.
O KC-390 vai chegar ao mercado para disputar um nicho de pelo menos 700 unidades, estimativa da própria Embraer, que calcula potencial de US$ 50 bilhões em vendas. O jato será concorrente direto para o avião cargueiro Hércules, da Lockheed Martin, dos Estados Unidos, que opera a mais de 40 anos.
Preparação
Segundo a Embraer, o programa do KC-390 encontra-se na fase de projeto detalhado e certificação. Já estão sendo fabricadas as peças dos primeiros protótipos do jato militar e finalizada a infraestrutura fabril para a montagem dos protótipos, que ocorrerá na unidade de Gavião Peixoto, interior paulista, onde está baseada a Embraer Defesa & e Segurança, responsável pelo desenvolvimento do projeto.
A companhia confirma que o primeiro voo do KC-390 está previsto para o final do próximo ano. A expectativa é que, após cumpridas as etapas burocráticas, como certificação da aeronave pela autoridade aeronáutica brasileira, seja iniciada a produção seriada do jato. Isto deve ocorrer a partir de 2015 com previsão de primeiras entregas a partir de 2016.
Salto
Para Expedito Bastos, especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), o programa do KC-390 representa um “salto tecnológico para a Embraer”.
“A empresa vai ganhar capacitação tecnológica em um segmento importante onde planeja disputar um nicho de mercado”, afirmou.
O especialista ressalta ainda que o mercado militar desse porte é um fronteira importante para a empresa, que vai disputar com grandes companhias mundiais. “Além de ser o maior avião da companhia, o KC-390 representa o ingresso do Brasil em um mercado fechado e muito disputado”, disse Bastos.
Participação
Empresas do polo aeronáutico de São José dos Campos foram contratadas para participar do programa, com o fornecimento de componentes e equipamentos. Entre elas a Magnaghi Friuli, que faz usinagem de peças para o KC-390.
Segundo a diretoria de Operações Industriais da Embraer, já foram produzidas cerca de 2.000 peças do jato. A cadência produtiva segue pedidos da área de engenharia. À medida que a engenharia libera os desenhos e os parâmetros das peças do jato, a produção inicia a fabricação dos pedidos.
O protótipo do jato militar será montado na unidade da Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto, onde será a linha de produção seriada.
Projeto foi anunciado em feira de defesa
Em abril deste ano, a Embraer Defesa & Segurança anunciou, durante a feira LAAD Defence & Security, no Rio de Janeiro, o início das atividades de promoção e vendas do jato de transporte militar KC-390 no mercado.
O início da operação de comercialização ocorreu após a empresa ter concluído a Revisão Crítica do Projeto com a Força Aérea Brasileira, demonstrando a maturidade do produto e o congelamento da configuração da aeronave, o que possibilitou o início da liberação de informações para a produção dos protótipos.
A finalização desta fase do programa permitiu também congelar as especificações técnicas e estabelecer o preço e as condições de entrega, o que viabiliza o início da campanha comercial.
EUA
Em 2012, a norte-americana Boeing e a Embraer assinaram um acordo de cooperação para o programa KC-390. O acordo prevê o compartilhamento de conhecimentos técnicos específicos e a avaliação conjunta de mercados onde poderão estabelecer estratégias de vendas no nicho de aviões de transporte militar.
FONTE: O Vale – Chico Pereira – São José dos Campos
Se realmente o cronograma não sofrer atrasos, esse voo vai ser a noticia do ano de 2014!! Vai ser fantástico!
O KC-390 vai tentar disputar a fatia do mercado deixada pelos antigos Hercules da Lockheed mas ainda não conseguirá superá-lo, pelo menos no quesito de capacidade de carga enquanto o KC-390 suporta 23 ton os velhos Hercules levantam quase 30 ton tranquilo porém com um alcanse menor que o jato brasileiro
‘Nunca, o hércules não leva mais que 20ton. O jato Brasileiro será superior em tudo, menos no consumo….
Ele – KC-390 – será extremamente necessário para o abastecimento dos nossos caças pernas curtas quando eles começarem a chegar daqui a alguns anos…