Nesta segunda-feira (22), o maior acidente da história do Programa Espacial Brasileiro completa 13 anos. Três dias antes do lançamento, o Veículo Lançador de Satélites (VLS) passava por ajustes finais da Torre Móvel de Integração (TMI), no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), norte do Maranhão, quando uma ignição prematura de um dos motores resultou na explosão do protótipo de 21 metros de altura e na morte de 21 tecnologistas do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
A causa apontada pelo relatório final de investigação, concluído pelo Comando da Aeronáutica em fevereiro de 2004, foi um ‘acionamento intempestivo’ provocado por uma pequena peça que ligava o motor.
A comissão de investigação descartou a possibilidade de sabotagem, de grosseira falha humana ou de interferência meteorológica, mas apontou ‘falhas latentes’ e ‘degradação das condições de trabalho e segurança’, entre eles saídas de emergência que levavam para dentro da própria TMI, além de estresse por desgaste físico e mental dos tecnologistas.
O acidente, também uma das maiores da corrida espacial, chamou a atenção de todo o mundo, e foi acompanhada de perto pelos repórteres da TV Mirante. O Repórter Mirante de agosto de 2013 relembrou os 10 anos da tragédia e trouxe depoimentos de quem sentiu de perto os impactos da explosão.
A explosão assombrou os nativos da península, removidos pelo governo federal em março de 1983 para instalação do CLA e transferidos para sete agrovilas, localizadas a 14 km do município de Alcântara.
“Ouvi um ‘booooooommm’. Eu olhei e perguntei: meu Deus, o que é que está acontecendo? Foi uma explosão e foi para o rumo do quartel. Depois olhamos a fumaça. Com poucas horas soubemos da notícia. Foi horrível”, relatou a trabalhadora rural Leandra de Jesus Silveira.
“Foi uma explosão assim tipo um trovão. Sabe quando dá um trovão mesmo temeroso? Foi assim que deu. Poucos minutos depois a gente saiu da casa e olhou a fumaceira”, recorda o pescador José Louziano.
Famílias das 21 vítimas
Todos os anos, parentes e amigos homenageiam os 21 engenheiros e técnicos do DCTA de São José dos Campos, com uma queima de fogos – às 13h23, horário do acidente –, seguida do oração.
Nova TMI
O acidente levou à adoção de novas medidas de segurança no centro de lançamento. Inaugurada em 2012, a nova TMI promete ser mais segura. Ao redor da torre de 33 metros de altura e mais de 380 toneladas, uma extensa fiação garante corrente elétrica para um dos estágios da plataforma do veículo lançador de satélites.
A área foi projetada e construída com concreto armado, tudo para evitar problemas como o que ocorreu em 23 de agosto de 2003, quando houve um incêndio plataforma e, em menos de dez segundos, a temperatura chegou a quase 3,5 mil °C.
Novo acidente
Em novembro de 2015, um novo acidente assustou moradores de Alcântara. Um foguete suborbital modelo VS-40M V3, construído no DCTA de São José dos Campos, explodiu no momento do lançamento.
Todo o foguete foi perdido e a estrutura de lançamento danificada. O lançamento fazia parte da Operação São Lourenço.
A plataforma levaria ao espaço um componente do Sistema de Navegação (Sisnav), denominado Sistema de Medição Inercial (Sismi), acompanhado de um GPS de aplicação espacial desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – em cooperação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) –, ainda em fase de qualificação.
Centro de lançamento
Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) no Maranhão, o CLA foi construído para ser ponto de lançamento de foguetes científico-tecnológicos pela localização geográfica estratégica, já que não era possível a ampliação do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) de Natal (RN), que sofria processo de expansão urbana na época. A fundação ocorreu no dia 1º de março de 1983, assinada por João Figueiredo.
A escolha da cidade histórica de Alcântara foi motivada pela proximidade com a Linha do Equador, que catalisa o impulso dos lançadores, economizando combustível utilizado nos foguetes.
Até o desenvolvimento do VLS, foram necessários 20 anos de pesquisa e aprofundamento. Nos últimos anos, a retomada do desenvolvimento do veículo espacial que coloque um satélite nacional na órbita do planeta Terra com o impulso de parcerias internacionais foi acelerada.
FONTE: G1
Nobríssimo
Preciosimo – Afetação exagerada, elegância amaneirada, falta de naturalidade. Traduzindo para a linguagem coloquial: fica escolhendo as palavras para tentar endossar um argumento de forma que torna as ferramentas do discurso mais importantes que a ideia central, geralmente motivadas em defesa do indefensável.
Quem se “apega a detalhes” tem que se apegar a TODOS os detalhes (o que não é o seu caso) e não apenas aos que lhe convêm… como pude perceber quando o senhor culpa a polícia pelo roubo quando o interessa dar aquela “aliviada”, aquele “discount” (se é que me entende) nos marginais, conforme a analogia que fiz em post anterior.
Esse “conjunto de qualidades” o torna apto a receber o título do segundo adjetivo que lhe ofereci, o de hipócrita, este que não lhe incomodou, encaixando-se assim como uma luva em seu perfil.
Se tivéssemos mais brasileiros com este sentimento de defesa da pátria… porém pela NOSSA pátria, talvez não estivéssemos no buraco que estamos hoje.
Topol…
Preciosismo…rsrsrs Se entende isso por se apegar a detalhes, vou entender como elogio… Afinal de contas, é quase sempre nos detalhes que se percebe o problema…
Esse é o RR. Com a mesma hipocrisia e preciosismo de sempre
Topol,
Caríssimo, por favor… E onde eu disse que o meliante não tem culpa…? Ocorre que se aqueles responsável por cuidar não fazem o trabalho, uma hora ela termina invadida… É simples assim… Por tanto, quem deveria tomar conta, também tem a sua culpa…
Aí é que está… A estrutura aparentemente não estava adequadamente aterrada… Esse é o problema…
http://www.expressodocerrado.com.br/2016/05/25/acidente-na-base-espacial-de-alcantara/
RR
” A culpa não é do morador… é de quem deveria estar fazendo a segurança para ele”
Ok entendi, então seguindo a sua lógica tacanha os ladrões são inocentes, culpada é a polícia que não conseguiu estar em todos os lugares ao mesmo tempo… olha, de todas as suas intromissões em defesa da legitimidade e da honra dos interesses dos EUA sobre nosso país (e olha que foram muitas) esta foi a mais deslavada de todas… meus parabéns.
Ninguém se pergunta sobre o súbito interesse turístico de americanos naquela pequena cidade maranhense nos dias que antecederam a explosão, já que levantamentos mostram que cerca de 20 cidadãos americanos estavam hospedados na cidade naquela semana, algo incomum na pequena cidade sem nenhuma atração turística…
Na época Alcântara era a melhor opção para lançamentos de foguetes, sua posição representa uma diminuição de 30% na quantidade de combustível necessária e consequentemente um aumento na carga paga do foguete…
Era interessante para os EUA que o Brasil não entrasse nessa corrida pois estaria em condição de vantagem, e toda vez que algum país ou alguma empresa está em condição de vantagem frente aos EUA imediatamente a CIA (central intelligence agency) sinaliza para o senado e faz os seus prospectos, o senado os estuda e ordena as “intervenções” necessárias para “equilibrar” a favor deles, e cada vez mais os limites da moral vão sendo esquecidos. até mesmo países inteiros são destruídos se for necessário (vide a Síria) pelas interferencias sorrateiras desta agência americana.
Recomendo ao senhor a leitura deste artigo: geopsia.com.wp/sabotagem-base-de-alcantara/
Uma arma de pulso eletromagnético, uma simples arma de energia dirigida portátil pode ter causado a ignição… mesmo um E-2 Hawkeye tem condições de criar a tal faísca, já que o V-03 não possuía o DMS (dispositivo mecanico de segurança) que foi retirado do projeto apontado como falha nas duas explosões anteriores do V-01 e do V-02… sem interferencia externa não haveria como gerar eletricidade estática para gerar uma centelha se a estrutura estava toda aterrada…
O problema está é naqueles que torcem a favor de um Programa Espacial que, do jeito que esta montado NUNCA vai dar em nada.
Eu prefiro ter a hombridade de assumir a incompetência e reclamar por verdadeiras mudanças, por um verdadeiro investimento no PEB, que nunca foi tratado com seriedade pela sociedade a transformar este setor em curral ideológico.
Essa sisma de achar culpados externos para o fracasso do PEB, sempre foi o maior adversário para o desenvolvimento do setor. O problema nunca está na nossa parte, como se fossemos “perfeitos”, “infalíveis”, assim como nossos planejamentos, e esta visão deturpada que pega o fator do agente externo, que SEMPRE existiu no setor espacial, seja para China, índia e demais países e torna o culpado de todos os fracassos, impede reais as mudanças que são necessárias, impede o questionamento da sociedade, impede o debate.
Assumir erros é uma das melhores formas de buscar um acerto. Os últimos 13 anos não me deixam mentir…
O problema do Brasil são os que torcem contra, não acreditam em sua capacidade, nos que traem, nos lesa pátria nos que acreditam que realmente não exista boicote e ele é de dentro, dos vira latas e de fora dos imperialistas.
Eh exatamente isso RR , Bardini, HMS Tireless….ainda bem q alguns aqui ainda tem mais q 2 neuronios como frisaram acima. Na verdade, alguns aqui tem menos de 1 neuronio so p completar. Mais uma baboseira citada…..acreditar q neste pais inteiro de 200 milhoes de almas so haviam 21 tecnicos para lidar c este empreendimento eh a mesma coisa q acreditar q os demais sao tolos ou burros……BLACK CAT…so uma coisa….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
Com certeza os americanos ficaram com medo do Brasil conseguir roubar a bandeira que eles puseram na lua e por isso sabotaram nosso programa espacial. rsrsrsr
Complementando o que o Bardini e o RR disseram, depois do acidente a Roscosmos (agência espacial russa) examinou minuciosamente o sítio de Alcântara e chegou a conclusão de que o mesmo deu-se por falhas do projeto, essencialmente por falta de isolamento adequado. Segundo alguns depoimentos o VLS emanava eletricidade estática antes do acidente, propiciando que uma faísca propiciasse a cadeia de eventos trágicos. E ainda assim tem gente que acha que foi sabotagem.
Aliás, depois da investigação os russos se ofereceram de bom grado a retificar os problemas do VLS e o Brasil recusou. Lamentável.
É isso ai RR.
Topol ( 23/08/2016 at 13:14 );
Não… A culpa não é do morador… É de quem deveria estar fazendo a segurança para ele…
***
Pessoal…
Quanto ao incidente em si, já foi mais que constatado que não haviam protocolos de segurança adequados… Por exemplo, deveria haver somente uma equipe mínima junto ao foguete fazendo testes. Tava a equipe inteira… A torre de lançamento também era totalmente inadequada ao trabalho de pessoal nela inserido, com ausência de rotas de fuga adequadas…
O relatório do acidente também apontou falhas críticas com relação ao próprio VLS, notadamente com relação ao seu sistema elétrico que disparava os “boosters”.
Recomendo a leitura:
http://brazilianspace.blogspot.com.br/2013/09/faisca-gerou-incendio-e-explosao-do-vls.html
Acidentes essencialmente iguais já haviam ocorrido antes, tanto na Rússia quanto nos EUA. Aliás, quando foi aberta a cooperação entre Rússia e Brasil ( após o acidente ), os russos aparentemente apontaram tintim por tintim as falhas referentes a concepção dos sistemas elétricos do próprio VLS; além de se ter feito uma avaliação muito mais séria dos protocolos e medidas de segurança a serem tomados. Isso gerou uma reformulação completa do programa e que determinou a reconstrução da torre tal como ela é hoje.
A questão não é de competência , se fosse o VLS já teria sido lançado a muito tempo , alias foi a grande competência brasileira que incomoda bastante os yankees desde os anos 80. A questão é
de intromissão de soberania.Se tiverem alguma dúvida procurem uma entrevista dada pelo Ten Brig
Ferrola (engenheiro aeronaútico e aviador).Isso infelizmente não é mostrado á população.
O foguetinho de treinamento sobe toda hora e nao masca 1……agora o foguetão explode sem sair do chão por + 1 um vezes já descrito na matéria e coincidência d+
O fuguetao só vai subir se os falcões de washinton deixar…….agora só vai subir os foguetinho de treinamento e assim mesmo usando o segundo estagio americano…..o primeiro estagio brasileiro e o burro de carga…….contra fatos nao a argumentos ::::mais claro que isso impossível !!!!!!
Leonardo Rodrigues… antes, antigamente essa base era importante para eles, hoje não mais… agora eles tem o Falcon 9 da empresa Space X que pode decolar e pousar em uma plataforma marítima, assim eles conseguirão em breve posicioná-la em uma posição de lançamento ótima bem na linha do Equador no meio do oceano sem pedir permissão para ninguém… isso hoje, 13 anos atrás a conversa era diferente, Alcântara despertava cobiça sim .
Também… depois de terem matado todo o corpo técnico você quer o que nobre Bardini ??? A propósito, se um ladrão pula o muro da sua casa para te roubar então a culpa é sua por não ter feito ele mais alto ? Interessante esse seu ponto de vista.
Prezado Bardini, deixando de lado tolices constatantes na visao cega de alguns, a verdade absoluta eh esta q vc cita 13 anos de pura abstinencia e falta de solucoes ou acoes firmes. Mas nem vamos contar este tempo, basta uma rapida leitura anterior a estes 13 anos atras e teremos ainda mais uns 40 anos de pura incompetencia, desvios e outras cositas mas……..mas ainda tem aqueles q acreditam em bobagens e conspiracoes…arghhhhhhhhhhh
O PEB é vítima da incompetência brasileira.
Ahh… mas foi sabotagem…
Se foi não jogaram as regras do jogo, o mesmo jogo que os Chineses e demais países do ramo jogam. Gostem ou não de país X ou Y, o CLBI e CLA deveriam ser fortalezas intransponíveis.
Ahh… mas os Americanos embargam todo o projeto…
Comparem o PEB com o Programa Espacial Chines.
Muita desculpa para muita incompetência.
13 anos se passaram, 13 ANOS!!! e continuamos na nossa mesma insignificância espacial.
Acorda Brasileiros
precisamos de apenas dois neurônios para reconhecer o boicote. eles querem esta base e ou ela será deles ou de ninguém. claro que aceitamos isto sem ao menos nos darmos conta.
E tem pessoas que querem que façamos um novo acordo com os EUA , sou completamente contra qualquer acordo com eles , nunca e de forma alguma , que tenhamos sim Acordos com a Rússia , China , India e Argentina , em conjunto ou separadamente , com os EUA , NUNCA !!!!!!!
O mesmo bla, bla, de sempre……….muitos ainda nao desistiram de propagar estas mirabolantes historinhas da carochinha e teorias da conspiracao……………tudo o q possa ter acontecido foi unica e exclusivamente por irresponsabilidade e falhas absurdas dos enolvidos, neste caso a propria FAB e seus orgaos anexos. Enfim, todos os envolvidos pecaram em algum momento e muitos pagaram c a propria vida…..fato incontestavel.
Não vou dar minha opinião, mas de um coronel Roberto Monteiro de Oliveira. Sei que muitos já assistiram, mas fica a dica:
https://youtu.be/eRQfxcv9fIs
Este depoimento é de agosto de 2002. Ele diz que os estadounidenses não permitirão a construção do foguete, ele diz:
“…vão dar qualquer desculpinha técnica e não vão lançar ou ele vai explodir. Pasmem, este cidadão só foi chefe do SNI
Ele disse ainda que o pacote da base americana estava prontinho a ser instalado no Brasil e
Em que governo?
Qual governo declinou ne irritou os yanques?
Qual governo esta caindo por um falso impeachment?
Quem assumiu as relações exteriores e faz o joguinho espúrio entreguista?
Com a palavra a sensatez ou o tempo.
O povo tem memória curta… a maioria já está deitado de perna aberta e abanando o rabinho para os canalhas autores desse “acidente”. O maior câncer do mundo é a CIA, uma agencia com poderes praticamente ilimitados, que não respeita nenhuma lei de nenhum país, age independentemente do certo ou errado e faz de todo o necessário para alcançar os objetivos estabelecidos pelos seus superiores, o senado e o presidente dos EUA. Os interesses da nação acima de qualquer coisa, morra quem morrer, os fins justificam os meios e ainda por cima encontram amplo apoio de uma parcela do povo em alguns de seus alvos… se houvesse justiça nesse mundo isso teria que terminar. O que mais me deixa indignado é a hipocrisia e a dissimulação desse povo… e pensar que um deles é o nosso governante e outro treinado por eles é considerado um “herói” pelo nosso povo… olha é deprimente.