A Marinha dos EUA concedeu à Lockheed Martin um contrato de preço fixo para produzir mais 12 helicópteros Sikorsky MH-60R SEAHAWK® para a Royal Australian Navy (RAN).
Adquirida via FMS do governo dos EUA, as novas aeronaves vão adicionar um terceiro esquadrão de ‘Romeo’ a Fleet Air Arm.
“O helicóptero ‘Romeo’ SEAHAWK inspira confiança nas marinhas em todo o mundo por sua alta disponibilidade operacional em ambiente marítimo hostil e pelos sistemas e sensores de missão totalmente integrados que geram rapidamente uma imagem completa dos domínios tanto na superfície quanto abaixo dela”, disse Hamid Salim, vice-presidente da Sikorsky Maritime & Mission Systems. “Agradecemos à RAN por demonstrar confiança na ampla flexibilidade de missão deste comprovado helicóptero multifuncional. Atualizações em curso e planejadas para o MH-60R por meio de parceria com a Marinha dos EUA, da Austrália, outros parceiros internacionais e a indústria, garantirão a confiabilidade e a eficácia da missão da aeronave contra ameaças emergentes nas próximas décadas”.
Como parte do Projeto SEA 9100 Fase 1 (Capacitação do Helicóptero Avançado de Apoio Logístico) do Governo Australiano, as 12 novas aeronaves MH-60R criarão uma frota comum de helicópteros marítimos para dar apoio a todas as plataformas com capacidade aérea da RAN. “Construído após uma década de parceria com a Marinha dos Estados Unidos e a Lockheed Martin, o helicóptero multimissão MH-60R ‘Romeo’ provê à Marinha Real Australiana uma plataforma incomparável”, disse o Contra Almirante Peter Quinn, Chefe de Capacitação da Marinha Real Australiana. “A versatilidade do MH-60R para realizar uma ampla gama de missões, combinada com o suporte de classe mundial, fornecido por nossos parceiros, foi um fator significativo na decisão da RAN de fazer um investimento adicional no MH-60R sob o Programa SEA 9100 Fase 1. ”A Lockheed Martin planeja entregar todos os 12 helicópteros MH-60R em meados de 2025 e de 2026.
A Sikorsky Aircraft Australia Limited em Nowra, Nova Gales do Sul, atualmente fornece manutenção em nível de depósito, suporte de suprimentos e suporte logístico para a frota de helicópteros MH-60R da Austrália. “As doze aeronaves adicionais do MH-60R SEAHAWK são uma prova do compromisso da Marinha Real Australiana em fornecer a seus homens e mulheres a aeronave certa para suas necessidades de missão”, disse o capitão Todd Evans, gerente do programa de helicópteros multimissão H-60 da Marinha dos EUA. “Esse esforço dá continuidade a parceria de longa data entre a Marinha dos Estados Unidos e a Marinha Real Australiana”.
A RAN foi a primeira marinha estrangeira a escolher o helicóptero MH-60R, adquirindo 24 aeronaves de 2013 a 2016. Os esquadrões 725 e 816 da Fleet Air Arm sediados, em Nowra, acumularam mais de 30.000 horas de voo embarcadas em fragatas, destroieres e navios de apoio logístico.