A Lockheed Martin entregou um total de 142 caças F-35 aos Estados Unidos e seus aliados, três a mais do que o planejado originalmente, informou a maior indústria de defesa do mundo nessa segunda-feira (03). A empresa esperava entregar entre 133 e 139 caças em 2021.
No ano passado, dois novos países (Suíça e Finlândia) escolheram o F-35 da Lockheed para seus novos programas de caças. A empresa acrescentou que a Dinamarca recebeu seu primeiro F-35 em 2021 e a Real Força Aérea Holandesa se tornou a oitava nação a declarar ter atingido a capacidade operacional inicial da sua frota de F-35.
A Finlândia anunciou em dezembro que vai encomendar 64 caças F-35 com sistemas de armas em um negócio de US$ 9,4 bilhões. No início do ano passado, a Suíça escolheu o F-35A Lightning II da Lockheed como seu caça de próxima geração.
Em 2022, a Lockheed planeja entregar entre 151 e 153 aeronaves, menos do que os 169 que esperava entregar. A fabricante de armas também disse que espera entregar 156 aeronaves aos EUA a partir de 2023 e em um “futuro previsível”.
O governo dos Estados Unidos é o maior cliente da Lockheed, respondendo por 75% de suas vendas no ano passado.
E como vai o desenvolvimento do F-35? Já terminou?
NÃO…
Estamos presenciando uma loucura coletiva e a maior frota de protótipos da história…
Caças com capacidades PARCIAIS sendo fornecidos como caças PLENOS.
Mais cedo ou mais tarde, QUANDO E SE terminado o desenvolvimento, se resolvidas as pendências de projeto todas estas aeronaves terão que ser REAVALIADAS e apurados o custo de atualização e o período necessário para atualizar cada aeronave o seu operador terá de decidir…
1) pagar e esperar a aeronave ter sua atualização para o padrão de série;
2) comprar uma outra aeronave no padrão final;
3) ficar com o seu protótipo “as is” e operá-lo com as restrições de um protótipo não finalizado;
Realmente um belíssimo projeto da Lockheed Martin…
Meu caro Giba, repetir uma mentira mil vezes não vai torná-la verdade, desista! Goebbels tentou e não conseguiu, e com você não será diferente!
É como eu digo: onde a ideologia entra o nível técnico vai embora!
O fato é que hoje o F-35 é um projeto que rapidamente se aproxima da maturidade e o que melhor, testado em combate pela força aérea que muitos reputam ser a melhor do mundo (Heyl Ha’Avir) contra sistemas antiaéreos russos que os tolos dizem ser os melhores do mundo.
Enquanto isso Su-57 continua penando com uma dúzia de protótipos, e o motor definitivo que deveria entrar em serviço em 2019 agora teve a previsão jogada para frente mais uma vez, agora para 2025
Já há pelo menos tantos F-35C quanto Rafales M . O primeiro esquadrão com 10 unidades está em missão a bordo do USS Carl Vinson e um segundo esquadrão, este dos fuzileiros navais, também com 10 unidades está a bordo do USS Abraham Lincoln que partiu ontem para eventualmente substituir o “Vinson”.
.
Um segundo esquadrão da US Navy já se desfez dos FA-18E e está treinando com os F-35C de um esquadrão de treinamento e reposição para ao longo do ano receber suas 10 unidades também.