Por Guilherme Wiltgen
A Lockheed Martin (LM) e a United Technologies, concretizaram a venda da Sikorsky Aircraft, uma das principais indústrias de fabricação de aeronaves do segmento militar e comercial de asa rotativa do mundo, por US$ 9 bilhões.
Segundo informou Marillyn Hewson, presidente e CEO da Lockheed Martin, a aquisição da Sikorsky é um ajuste natural para a Lockheed Martin e complementa o amplo portfólio de produtos aeroespaciais, de defesa e de tecnologia da empresa, e que esta operação vai ajudará a LM a ampliar os negócios com o crescimento da produção de helicópteros.
A aquisição está sujeita às condições habituais, o que inclui as aprovações das agências regulatórias, mas se espera até o final do quarto trimestre deste ano ou no início de primeiro trimestre de 2016 já esteja concluída.
Aqui no Brasil, a Sikorsky tem uma expressiva participação do mercado aeronáutico, atuando na área comercial (Executiva e Offshore) e Governamental, fornecendo os helicópteros da família “Hawk” para as três Forças Armadas (Black Hawk para o EB e FAB e Seahawk para a MB).
realmente a LM com esses pedidos inicias e os proximos do f-35 tem tudo pra gerar um capital nunca visto na historia da industria militar.O que faz da proxima concorrencia de cacas de 6 geracao uma verdadeira batalha de titas entre boeing e lockheed martin., envolvendo de bilhoes e bilhoes de dolares…..
Enquanto o F-35 não resolver seus GRAVES problemas de projeto (o que nem acho que é mais possível) estes pedidos iniciais são INICIAIS, podem virar fumaça assim que a LM não conseguir mais continuar a fazer os potenciais clientes internacionais ACREDITARAM que os imensos problemas do programa serão superados a TEMPO.
Todas as cartas da respeitabilidade técnica da LM no momento estão no IOC do US Marines. E o PIOR, justamente na mais fraca das versões do F-35 a variante B (STOVL), a tendência é a pior possível e o tempo está se esgotando do programa JSF….
Depende do que se considera “PIOR” ! O F-35B que será
utilizado principalmente de bases terrestres, pode, ao contrário
das outras versões, operar também a partir de grandes navios de assalto
anfíbio, 6 unidades normalmente serão embarcadas e até 20 em caso
de necessidade.
O AV-8B Harrier II é a aeronave mais necessitada de substituição no arsenal
dos Marines e a retirada será até antecipada em 5 anos, 2025 ao invés de
2030 como originalmente planejado e o F-35B será um enorme salto em
capacidade quando comparado ao vetusto AV-8B.
Gilberto
F-35 são tão ruins, que Japoneses pediram presa para LM entregar os primeiros F-35 para os japoneses, notícia aqui no DAN.
E Israel, fez o 3 pedido dos F-35, querem chegar á 75 F-35 até 2025.
Sds
Lockeed Martin está para ser uma das empresas mais ricas da face da Terra. Podendo brigar com Google, essa semana alcançou valor de 700 doláres seus papeis, e também brigar contra Apple e Microsoft.
Somente F-35 tem pedidos podem chegar mais de 3000 unidades do mesmo. Dinheiro é mato para LM.
Sds
Estes 3000 pedidos iniciais NUNCA se realizarão pois o F-35 tem sérios problemas e está muito acima do preço inicialmente projetado (como substituto 5ª geração do F-16).
Os EUA certamente bancarão as suas unidades para ajudar a LM mas o F-35 muito dificilmente chegará perto dos 1500 jatos fornecidos para os aliados, só Israel pretende receber mais F-35 do que o inicialmente oferecido. A maioria dos aliados ou estão desistindo (F-35B), repensando (Canadá) ou diminuindo (quase todos) a quantidade à encomendar de F-35.
Mais adiante é a Sikorski que pode ser arrastada para baixo quando esta potência da LM tiver que pagar a FATURA de incompetência do projeto F-35….
Fernando
Dinamarca participa dos parceiros.
França não tem projetos para caça 6 geração, pode sim, se tornar um futuro comprador.
Os outros países como Alemanha, Egito, Arábia Saudita, Suíça, Polonia e Nova Zelândia ainda não mostraram interesse. Mas são possíveis candidatos no futuro, só estão esperando a LM terminar de vender para os parceiros, para que eles possam manifestar interesse.
India ama fazer salada de frutas, mesmo eles fazendo parte do T-50, não descarta o possível interesse principalmente nos F-35B.
Sds
Acho improvavel a França comprar o F-35, pois eles nem sequer participaram do projeto, não haveria qualquer ganho para a industria francesa, no dia que eles quiserem um caça de 5 ou 6 geração eles vão projetar seu proprio avião os franceses ja são autosuficientes em motores e sensores a decadas e são um dos poucos países do mundo que podem se gabar de poder projetar um caça inteiramente sozinho.
Quantos aos demais países, até eles demonstrarem um interrese serio no F-35, pode tirar eles da sua lista.
E quanto a India, os russos já anunciaram que pretendem ter uma versão naval do T-50, portanto é muito mais provavel que eles optem por um avião que vai ser produzido localmente ao inves de comprar um avião que nao vai trazer nenhum ganho para sua industria.
Gilberto
Somente os Estados Unidos tem pedidos que chegam mais de 2500 unidades.
E países parceiros são 604 unidades.
Fonte: Wikipedia-F35 em inglês.
Depois que LM terminar de carregar os americanos e parceiros, tem India, Árábia Saudita, Egito, Espanha, Suíça, Finlândia, Dinamarca, França, Alemanha, Polônia, Cinpagura, Nova Zelândia, na fila de espera.
Sds
Leonardo
Mais uma vez você apresenta a sua listinha de potenciais compradores do JSF, onde mais parece que você apontou um monte de nomes aleatoriamente, se você realmente tivesse pesquisado pra valer sobre o F-35 saberia que a Dinamarca não e éapenas um simples potencial comprador, e sim um dos parceiros no desenvolvimento do F-35, dos países que você citou somente Cingapura(que já mostrou interesse no F-35) e Espanha( que terá que substituir os seus Harrier) são candidatos sérios a comprar o F-35; Arabia Saudita, Egito, Suiça, Finlandia, Alemanha, Polonia e Nova Zelandia até agora não mostraram qualquer sinal de estarem interessados no F-35; França dificelmente compraria um caça em que eles nem sequer participaram do desenvolvimento e a India tem o FGFA seria idiotice eles comprarem outro avião.
Todo o potencial da Sikorski agora a serviço da Lockheed Martin… novos super helicópteros logo surgirão dessa união de gigantes.
Todo o potencial de sofisticar e encarecer o produto da LM (F-35) a serviço dos helicópteros Sikorski… É mesmo vai ser uma marravilha…
Rapaziada aqui está com complexo de mãe diná?? Que isso, a LM adquiriu uma empresa que faltava pro seu já variado mix de produtos e começam de mimimi?? Por acaso o listradinho acha que dinheiro agora é lenha?? Talvez seja pro “nossos queridos” governantes, mas não pra empresa líder no segmento de engenhos aeronáuticos no mundo.
E se a LM investir seus conhecimentos na Sikosrky, como, aliás, deve fazê-lo, a concorrência que aperte os cintos. É claro, de bobo eles não tem nada, portanto os contratos devem ser minuciosamente estudados pra que não ocorra o transtorno que foi/é o cost plus suportado pelos contribuintes estadunidenses junto ao programa do F-35.
Normal , nada que acontece no Norte deve ser considerado positivo , faz parte da cartilha ! A Boeing ja possui este seguimento , mas estao relegando-o ao esquecimento , o Osprey deve ser o ultimo produto da Vertol !
Péssimo para a Sikorski e ótimo para a Lockheed Martin…
Os helis virarão um rodapé na LM… O foco não será mais na Sikorski…
A LM está lucrando alto com o abacaxi voador(F-35), estão até querendo virar oligopolio!