Na Exposição Internacional Marítima e Aeroespacial de Langkawi – LIMA, Leonardo e a Weststar Aviation Services (Weststar) da Malásia celebraram acordos de desenvolvimento tecnológico e comercial e um importante marco de sustentabilidade.
A Weststar introduzirá o tiltrotor AW609 na Malásia por meio da operação de uma aeronave sob um contrato de arrendamento. A aeronave será usada para desempenhar uma série de funções e missões no país, apoiando um maior desenvolvimento de suas capacidades operacionais adaptadas às exigências e expectativas específicas do mercado regional. A Leonardo fornecerá treinamento inicial e suporte de manutenção, com atividades de demonstração planejadas pelos parceiros durante a fase de desenvolvimento de capacidade. Esta última conquista do programa AW609, o primeiro tiltrotor multifunção do mundo projetado para obter certificação civil, marca a entrada do novo tipo no sudeste da Ásia.
“A medida que a Weststar continua a ultrapassar os limites da inovação e da excelência operacional, estamos entusiasmados em fazer parceria com a Leonardo para apresentar o tiltrotor AW609 na Malásia. Esta aeronave inovadora revolucionará nossas capacidades operacionais, fornecendo-nos uma plataforma versátil para cumprir nossas várias missões. Estamos orgulhosos de sermos pioneiros em trazer o primeiro tiltrotor multifunção do mundo para o Sudeste Asiático, e estamos ansiosos para demonstrar suas capacidades excepcionais para nossos clientes atuais e potenciais.” disse Tan Sri Syed Azman Syed Ibrahim, Diretor Geral do Grupo Weststar.
Além deste importante anúncio de colaboração no desenvolvimento revolucionário da capacidade de helicópteros, a Weststar assinou um contrato para mais cinco helicópteros intermediários AW139 em uma configuração offshore. Este movimento fortalecerá o nível de suporte fornecido pela Weststar para a indústria regional de energia com o best-seller no mercado mundial em sua classe.
Um marco significativo de sustentabilidade também foi alcançado por um Weststar AW139 em configuração VIP em 22 de maio, com a aeronave realizando um primeiro voo de demonstração com SAF (Sustainable Aviation Fuel) na Malásia, decolando do Aeroporto de Subang (casa de Leonardo na Malásia) com destino a LIMA. O combustível SAF foi fornecido pela PETRONAS Dagangan Berhad (PDB) em colaboração com Neste, o principal produtor mundial de SAF, sobre as emissões globais de carbono em todas as geografias.
“Na Weststar, estamos comprometidos em conduzir práticas de aviação sustentáveis e reduzir nossa pegada de carbono. Estamos um passo mais perto de reduzir o impacto ambiental do setor de asas rotativas na Malásia com o voo de demonstração bem-sucedido de nosso AW139 abastecido com combustível de aviação sustentável (SAF). Essa conquista exemplifica nosso compromisso em aproveitar soluções inovadoras que impulsionam mudanças positivas no setor. Continuamos dedicados a moldar um futuro mais verde para a indústria da aviação e reduzir as emissões de carbono além das fronteiras”, acrescentou Tan Sri Syed Azman.
“No PDB, estamos comprometidos em apoiar os esforços de descarbonização da indústria da aviação. Esta colaboração é um passo positivo na direção certa para promover o futuro da aviação sustentável”, disse o diretor de operações (COO) do PDB, Khalil Jaffri Muhammad Muri.
Desde a sua criação em 2003, a Weststar, uma provedora regional líder de serviços de transporte offshore de helicópteros, cresceu e se tornou uma das principais empresas globais na indústria de helicópteros offshore. Até o momento, a Weststar opera mais de 35 helicópteros AW139, AW169 e AW189 a partir de suas bases na Malásia, Indonésia, Reino da Arábia Saudita, Namíbia, Mauritânia, Gabão e República do Congo, tornando-se uma das maiores operadoras comerciais de helicópteros Leonardo.
A Leonardo continua a desempenhar um papel importante no mercado de helicópteros da Malásia, expandindo sua presença e aumentando suas capacidades por meio de um plano contínuo de investimento. Com um hub regional para suporte ao cliente e treinamento perto de Kuala Lumpur, a Leonardo está presente na região há muitos anos, com centenas de helicópteros realizando missões como transporte offshore e de passageiros, serviços públicos, segurança nacional, aplicação da lei, SAR, serviços médicos de emergência, patrulha marítima, funções navais militares e reconhecimento armado.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN