O primeiro porta-aviões da China concluiu com sucesso os testes marítimos no Mar do Sul da China, informou a agência estatal Xinhua News. O Liaoning (CV 16), retornou ao seu porto base na quarta-feira, após 37 dias de mar.
Citando uma fonte naval, que preferiu não se identificar, a agência disse que o porta-aviões testou os sistemas de combates e de navegação em águas profundas. Segundo a fonte, a operação “atingiu todos os objetivos e os testes e programas de treinamentos, foram concluídos dentro do programado”. A viagem de treinamento também envolveu aeronaves orgânicas, fragatas, destróieres e submarinos.
O início da viagem de testes do Liaoning, foi marcado por um incidente naval, quando um dos seus escoltas quase se envolveu em uma colisão com um o cruzador USS Cowpens (CG 63), da US Navy, que a mídia chinesa disse ter sido culpa do navio norte-americano, que por sua vez, informou que estava navegando em águas internacionais. O evento também marcou um dos embates navais mais sérios entre os dois países em anos.
Durante a viagem, foi formado pela primeira vez o que seria o “Liaoning Carrier Strike Group”.
Poxa, quando será que veremos o nosso CSG?
Daí vem o todo ‘palpiteiro’ Brasil dar opinião na ONU e Conselho de Segurança, hipocrisia eterna da política brasileira. Não enxergam que quer influenciar algo tem de fazer isto que a China esta montando.