O Departamento de Defesa do Canadá concedeu à Leonardo UK, em Yeovil, um contrato no valor de € 690 milhões para o programa de modernização da frota de helicópteros AW101/CH-149 Cormorant e aquisição de mais três helicópteros, ampliando a frota para um total de 16 aeronaves.
Este contrato aprimorará o desempenho dos sistemas e tecnologias de helicópteros, garantirá a conformidade com os regulamentos do espaço aéreo mais recentes e futuros, estenderá as operações da frota até 2042 e permitirá o retorno dos helicópteros Cormorant à Base Operacional em Trenton.
Após 20 anos de serviço operacional, a frota do CH-149 Cormorant se beneficiará de um projeto de modernização proposto pela Team Cormorant, uma parceria entre a Leonardo e sua principal subcontratada canadense, a IMP Aerospace and Defense, juntamente com a GE Canada e a Collins Aerospace Canada.
A maior parte das atividades do programa de atualização do CMLU (Cormorant Mid-Life Upgrade) será realizada no Canadá, principalmente no IMP, que levará a frota de helicópteros AW101/CH-149 Cormorant aos mais altos padrões de capacidade operacional, os mesmos que caracterizam o AW101 SAR da Noruega, de longe os melhores helicópteros de busca e salvamento do mundo.
O programa incluirá novos aviônicos de última geração, um novo cockpit digital, motores mais potentes, comunicações sem fio na cabine, sensores de busca e salvamento de última geração, incluindo um sistema eletro-óptico e um para localização de telefones celulares. Estas capacidades permitirão reduzir o tempo necessário para a busca e aumentar a capacidade de salvamento.
Em Julho de 2022 completou 20 anos do primeiro voo operacional do Cormorant, ocorrido em 2002. O primeiro helicóptero foi entregue em outubro de 2001 e, desde então, já acumulou mais de 100.000 horas de voo.
O AW101 é o helicóptero médio mais avançado do mercado atualmente em produção, apresentando grande alcance, capacidade de carga útil e tecnologia avançada, tudo combinado com economia e versatilidade de missão, uma nova era em operações de voo vertical.
Mais de 220 helicópteros AW101 foram encomendados por clientes em todo o mundo para realizar uma variedade de missões, incluindo SAR, C-SAR, recuperação de pessoal, operações especiais, emprego geral, transporte de tropas e operações táticas, guerra antinavio e antissubmarino, patrulha e desminagem.
A frota global ultrapassou 500.000 horas de voo em operações realizadas em diversas áreas ao redor do mundo, do Ártico ao Antártico.