Por Garrett Reim
O primeiro AW609 de produção se encontra na montagem final na fábrica da Leonardo na Filadélfia, disse a empresa em 22 de julho. A empresa italiana havia previsto anteriormente a conclusão do primeiro exemplar de produção em 2020.
A Leonardo também está trabalhando para expandir suas instalações de fabricação na Filadélfia para o AW609, adquirindo recentemente um novo prédio que será dedicado à produção da aeronave. O Tiltrotor é atualmente produzido ao lado de outros tipos de helicópteros no campus da empresa.
“Somos um pouco desafiados no lado da produção no espaço físico”, diz Bill Sunick, chefe de marketing, observando o aumento da produção do AW609 entre AW119KX e o AW139 de forma única.
O crescimento da fábrica da Filadélfia da Leonardo é parcialmente graças a ordens do Departamento de Defesa dos EUA. Em 2020, a Marinha dos EUA (USN) nomeou o Leonardo TH-73A (AW119KX) como seu próximo treinador. O programa é para 130 aeronaves. Em 2018, a Força Aérea dos EUA (USAF) selecionou o Leonardo MH-139A (AW139) Grey Wolf, como seu próximo helicóptero para missões de segurança de mísseis balísticos nucleares. Esse programa é para 84 helicópteros.
Assim, a fim de obter mais uma aeronave em produção, a Leonardo está no meio da transformação do AW609 para uma instalação especializada que será otimizada para a produção do Tiltrotor, diz Sunick. Colocando uma linha de produção do AW609 dedicada também faz parte do processo de certificação da aeronave, ele acrescentou.
A Leonardo declina prever quando a certificação do AW609 será concluída. As estimativas anteriores, incluindo uma data de conclusão esperada em 2019, escorregaram por. “Estamos nos abstendo de dar prazos para a certificação com os desafios contínuos de Covid e Whatnin”, diz Sunick.
A Leonardo tem três exemplares do AW609 envolvidos em seu esforço de certificação da Administração de Aviação Federal dos EUA (FAA). Dois estão localizados na Itália: um sendo usado principalmente para executar testes de suporte de componentes do sistema de acionamento e outro para testes de aviônicos. Um terceiro protótipo está localizado na Filadélfia e tem sido usado para testes de vibração de motor e manuseio de vôo, entre outros usos, diz Sunick.
O Bristow Group é o cliente de lançamento para o AW609, tendo ordenado dois exemplares em 2015. A Leonardo diz que o trabalho da Bristow para plataformas de petróleo e gás offshore, operações de busca e resgate e serviços de helicóptero de serviços públicos, tornam um cliente de lançamento ideal para demonstrar o valor do tiltrotor.
O AW609 pode transportar nove passageiros em uma cabine pressurizada até 25.000 pés. Tem uma autonomia de 700nm (1,390 km) e uma velocidade máxima de cruzeiro de 275kt (510km/h).
Com a velocidade de um turboélice e as capacidades de descolagem e pouso de um helicóptero, a Leonardo argumenta que o tiltrotor também poderia ser usado para missões governamentais, incluindo evacuação médica, transporte de tropas de operações especiais, patrulha marítima e extração de pessoal.
No entanto, o mercado de tiltrotores, tem sido difícil. O Bell Boeing V-22 Osprey só é operado pelos militares dos EUA, US Marine Corps, USN e USAF, e os militares japoneses, por exemplo. Expandir as vendas por trás desses serviços armados provou ser infrutífera, apesar de uma campanha de marketing muito pública pelo governo dos EUA e da equipe da Bell Boeing.
A Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos anunciou em 2015 que planejava comprar três exemplares do AW609 para operações de pesquisa e resgate. No entanto, a Leonardo declina a comentar sobre o status dessa ordem ou qualquer outra ordem potencial, para esse assunto.
Pedidos futuros para o AW609
A Leonardo está se preparando para treinar futuros pilotos e mecânicos para a aeronave. A empresa abriu uma academia de treinamento de US $ 80 milhões em abril que é usada para ensinar pilotos e mecânicos de AW139, AW169 e AW609. A instalação tem um simulador de movimento completo de duplo uso que permite que os cockpits representativos do AW169 ou AW609 sejam utilizados.
“Nós antecipamos no outono deste ano colocando uma cópia do AW609 para a FAA iniciar seus esforços de certificação no dispositivo de treinamento”, diz Sunick.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight Global