A Leonardo Helicopters (ex-AgustaWestland) entregou o último lote de quatro AW159 à Marinha da República Coreia (ROK Navy) no final de novembro. A ROK Navy selecionou o Wildcat como seu helicóptero naval e assinou um contrato, em janeiro de 2013, para aquisição de oito unidades. O primeiro lote, de quatro helicópteros, foi entregue em julho deste ano.
O AW159 é a nova geração do helicóptero multi-função militar Lynx, que agora está o substituindo na Marinha Real e no Exército britânico. O AW159 possui uma cabeça de rotor semi-rígida que lhe garante agilidade e as mesmas capacidades operacionais do lendário Lynx. Ele também está equipado com pás de rotor feitos em compósitos, que utilizam a mesma tecnologia que permitiu que o G-Lynx batesse o recorde mundial de velocidade para helicóptero, que permanece até hoje.
O AW159 é alimentado por dois motores LHTEC CTS800-4N, cada um fornecendo até 1.361 shp, o que dá a um desempenho excepcional à aeronave, mesmo em ambientes quentes e altos. A instalação do motor também incorpora escapamentos com supressão IR, para fornecer maior capacidade de sobrevivência.
O AW159 tem o cockpit integrado a mais moderna tecnologia, com quatro grandes displays (10″x 8″) e um sistema de aviônicos e de missão totalmente integrados para fornecer maior capacidade e maior eficácia à tripulação.
ROK Navy Wildcats estão equipados com um radar Seaspray 7400E, que oferece 360° de cobertura e sonar de imersão. Em Janeiro de 2014, foi anunciado que os coreanos vão equipar seus helicópteros Wildcat com mísseis Spike NLOS para fornecer uma capacidade de ataque ar-superfície, capaz de atingir alvos como artilharia em terra e pequenas embarcações.
Os helicópteros vão operar a partir das fragatas classe Incheon, desempenhando missões de busca e salvamento, guerra antissubmarino e vigilância.
Só um pilota essa aeronave?
Erich,
Essa foto do painel é de um AW159 destinado à RN, por isso apenas um piloto. A configuração normal é para 1P e 2P.
Abs
Sera q a MB tera esta mesma configuracao nos seus Linx q estao indo para Up grade……..tomara. A questao agora eh saber se a MB ainda tera fragatas ou corvetas em disponibilidade para embarcar os Linx
Celso,
Será muito próximo do AW159, mesmos motores, aviônicos e painel, por isso o pessoal do HA-1 o está chamando de WildLynx.
Caso queira ler mais sobre a modernização do Super Lynx, eu escrevi várias matérias a respeito e estão todas publicadas aqui no DAN.
Abs