Roma, 23 de dezembro de 2020- A Leonardo entregou ontem os dois primeiros jatos de treinamento M-345 à Força Aérea Italiana que, até agora, encomendou 18 unidades de um total de 45 aeronaves solicitadas. O novo modelo, designado T-345A pela Força Aérea Italiana, substituirá gradualmente o 137 MB-339, em serviço desde 1982.
Marco Zoff, Diretor Executivo de Aeronaves da Leonardo disse: ” Com base em nossa experiência com jatos de treinamento, o M-345 permitirá que nossos clientes alcancem uma melhoria significativa na eficácia do treinamento, enquanto reduzem custos operacionais. A primeira entrega à Força Aérea Italiana é um marco importante, resultado de um longo e produtivo trabalho em equipe em parceria com o operador”
O novo M-345, que foi projetado para atender aos requisitos de treinamento básico e básico avançado, irá complementar o uso do M-346, utilizado para a realização de treinamento avançado de pilotos. O sistema de treinamento integrado da Leonardo desenvolvido ao redor da plataforma do M-345 demonstra a liderança tecnológica da empresa no treinamento de pilotos para voar em aeronaves de gerações atuais e futuras. O sistema conta com a experiência adquirida e as tecnologias desenvolvidas para o M-346, incluindo a capacidade ” Construtiva Virtual Ao Vivo”, que permite que aeronaves que estão voando em missões de treinamento ao vivo incorporem elementos simulados de “amigo” ou “inimigo” nos cenários, permitindo que o piloto seja exposto à toda gama de possíveis situações operacionais.
O M-345 é uma aeronave de alto desempenho, desenvolvida para dar suporte à transição de pilotos de treinadores básicos para caças de última geração. A aquisição realizada pela Força Aérea Italiana é um passo importante para a modernização da frota, com o M-345 substituindo o MB-339A na segunda e terceira fases de treinamento de piloto militar da Força Aérea. Além disso, M-345 também foi selecionado como a nova aeronave do time acrobático da Força Aérea Italiana, o “Frecce Tricolori”.
O novo M-345 HET (High Efficiency Trainer) reduz o tempo de treinamento de pilotos requisitado pelas forças aéreas, assim como oferece aos pilotos em treinamento a chance de voar em uma aeronave que apresenta características de desempenho mais elevadas do que outras de treinamento básico / avançado, atualmente em serviço em todo o mundo. O desempenho do M-345 permite a execução dos tipos de missão mais exigentes encontrados em um programa de treinamento, oferecendo treinamento de alta qualidade a um custo significativamente menor
A arquitetura de cabine do M-345 é a mesma dos caças de primeira linha. A aeronave também é capaz de desempenhar funções operacionais, graças a um envelope de voo estendido, com capacidade de manobras em alta velocidade mesmo em grandes altitudes, sistemas aviônicos modernos, alta capacidade de carga e desempenho.
O M-345 foi projetado para possuir um longo ciclo de vida e uma abordagem de dois níveis para manutenção, eliminando a necessidade de realização de caras revisões gerais. O Health and Monitoring Usage System (HUMS) da aeronave também contribui para um menor custo de propriedade.
Um sofisticado simulador de treinamento a bordo também oferece uma série de benefícios. Como por exemplo o fato de que os pilotos do M-345 são capazes de planejar manobras antes do treinamento ao vivo, permitindo maior eficiência durante o voo. Os pilotos em treinamento também podem voar em formação com outros pilotos no ar e os que estão treinando em solo em simuladores, por meio de um link de dados em tempo real. Já a Estação de Planejamento e Interrogatório de Missão (Mission Planning and Debriefing Station) da aeronave permite que os pilotos em treinamento analisem as missões que acabaram de voar.
O motor do M-345 é um turbofan Williams FJ44-4M-34 otimizado para uso militar e acrobático. A cabine é baseada em controles HOTAS (Hands On Throttle-And-Stick) e possui um painel de vidro com tela de toque MFD (Multi-function Display) de três cores. O heads-up display da aeronave é espelhado em uma quarta tela no banco traseiro.
Falar em A-4 eu gostaria que o Padilha me informasse se souber, depois dos A-4 aposentarem o que não deve demorar muito, existe algum projeto pra manter o esquadrão da Marinha ativo com aviões caças ?
Existir existe, mas qual modelo irá mobiliar o mesmo só o futuro dirá. Muito cedo ainda para especular sobre isso. Os A4 ainda irão voar por muitos anos.
Existe uma versão do M346 otimizada para combate. Ele pode cumprir perfeitamente o papel do A-1 por exemplo. Ele provavelmente seria o complemento ideal para a frota de Gripens da FAB. Se a MB os adotasse seriam bem adequados em cinjunto com um grupo de uns 12 AT-29 + 8 M346. Seria uma evolução e tanto para a força aero naval da MB.
Não faria mais sentido a MB adquirir seis caças desse ao invés de manter os velhos A4 ?
Essa aeronave é um treinador….não é, nem nunca vai ser, um caça. O A-4 da MB está bem acima das capacidades dessa aeronave.
Estar bem acima das capacidades dessa aeronave é querer forçar demais. Devemos lembrar que os A4 são velhos demais, onde foram gastos milhões de dólares na modernização de 6 aeronaves, porém 2 já estão paradas devido acidentes ocorridos.
Hoje nossos A4 são utilizados para treinamento, pois em um combate moderno, essas aeronaves praticamente não tem chances de sobrevivência.
Talvez seria mais ideal o M346, que tem velocidade praticamente igual aos A4 e boa capacidade carga para um treinador avançado.
Hoje esses A4 da MB só servem para levar ao ralo o pouco de grana que poderia ser utilizado em investimentos. Consomem muita grana essas latas velhas sem capacidade antinavio (não venha me dizer que vamos afundar fragatas inimigas com bombas burras kkkk)..
Você está enganado! Além de um caça de treinamento ele é um caça de ataque leve. Serviria perfeitamente para os pilotos da MB se manterem aperfeiçoados!