Farnborough, 19 de julho de 2022 – A Leonardo e a BAE Systems estão avançando nas oportunidades de colaboração entre o Reino Unido e a Itália com aeronaves de demonstração, como parte do programa Future Combat Air System (FCAS), no âmbito de um caminho de cooperação lançado por ambos os países no setor de Defesa. Essa abordagem permite que empresas dos dois países identifiquem áreas de potencial colaboração e iniciem análises conjuntas sobre possíveis atividades de interesse compartilhado. No mesmo contexto, está o acordo firmado entre a divisão de negócios eletrônicos italiana e britânica da Leonardo e da Elettronica SpA, relacionado a atividades de demonstração em sensores e sistemas avançados.
O programa FCAS visa o desenvolvimento de um sistema multidomínio tecnologicamente avançado, sustentado por tecnologias altamente inovadoras e disruptivas, com uma plataforma core de 6ª geração, e destinado à renovação da frota Eurofighter. Este projeto ambicioso permitirá que os países participantes mantenham a soberania nacional no setor aéreo de combate, redesenhando as futuras capacidades operacionais e industriais no setor aeroespacial.
A colaboração entre a Leonardo e a BAE Systems concentra-se na aplicação de metodologias de design Model Based System Engineering (MBSE) e no desenvolvimento conjunto de tecnologias capacitadoras para a soberania nacional do futuro sistema. Estas atividades são a evolução natural dos processos de inovação já iniciados pelas empresas parceiras e assumem importância estratégica ao explorarem uma fronteira tecnológica ainda não alcançada pela indústria europeia.
Em linha com esta estratégia, a divisão de negócios eletrônicos italiana e britânica da Leonardo e da Elettronica SpA entraram em um acordo de colaboração no domínio de sensores e comunicações, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico do projeto FCAS, incluindo atividades de demonstração relacionadas a futuros eletrônicos de bordo. Esta iniciativa irá aprofundar a colaboração estabelecida destas empresas a nível internacional, definindo conjuntamente a arquitetura potencial para um conjunto integrado de sensores e equipamentos de comunicação com capacidades inovadoras e funcionalidades altamente integradas.
Gilberto, certamente esse projeto será composto por Uk, Itália, Suécia e Japão. Acredito muito nesse desenho de países.
Existem recursos no Reino Unido para tocar dois programas similares como o Tempest e o FCAS???
Eu tinha SÉRIAS dúvidas, que mesmo só para o para o programa Tempest, os recursos britânicos são NO MÍNIMO duvidosos…
Para LIDERAR um programa de caça de 6ª geração…
Duvidosa aqui só a sua cap@cid@de c0gnitiv@ meu caro Giba! FCAS é o programa lançado pelo MoD do Reino Unido ao passo que BAe Tempest é o demonstrador de tecnologia do fabricante britânico, tal como o protótipo BAe EAP significou para o programa que originou o Typhoon
Enquanto isso o programa Franco-alemão- espanhol segue travado por impasses quanto ao compartilhamento de trabalho, correndo o risco de nem ir para a frente agora que a Alemanha optou por adquirir o F-35
O Programa Tempest deu uma subida no telhado para dar uma olhada???
KKK!!!
A SAAB se borra com esta…
FCAS x Tempest…