A Leonardo demonstrou com sucesso capacidades integradas únicas entre uma aeronave tripulada e um veículo aéreo não tripulado (UAV). Isso aconteceu no Reino Unido durante os testes de Manned-Unmanned Teaming (MUMT) entre um helicóptero Leonardo AW159 Wildcat e um UAV semi-autônomo da Callen-Lenz Associates.
Neste caso, MUMT é quando uma tripulação de helicóptero controla um UAV do helicóptero como se fosse um sensor de bordo sendo controlado da cabine. Ao integrar o controle do UAV ao Wildcat Mission System, a Leonardo foi capaz de minimizar a carga de trabalho dos pilotos, permitindo que eles se concentrassem mais na missão enquanto controlavam simultaneamente o UAV. Esta é a primeira vez que tal capacidade integrada foi demonstrada no Reino Unido em uma aeronave militar. Um ‘Gateway Processor’ fornecido pela Callen-Lenz Associates foi usado para fazer a interface com seu UAV semi-autônomo.
A solução da Leonardo permite que a tripulação Wildcat controle tanto a trajetória de vôo quanto a carga útil do UAV (uma capacidade conhecida como Nível de Interoperabilidade (LOI) 4) usando uma Interface Homem-Máquina (HMI) eficiente e eficaz baseada em tarefas, ao invés de mais operador abordagens intensivas empregadas em outros sistemas.
Combinando os pontos fortes das plataformas tripuladas e não tripuladas, o MUMT tem o potencial de desempenhar um papel transformador, aumentando a consciência situacional, o ritmo, a letalidade, a capacidade de sobrevivência e a massa de combate das forças da aviação, reduzindo significativamente a carga de trabalho da tripulação, permitindo que os pilotos se concentrem na missão em questão.
O agrupamento de aeronaves tripuladas com sistemas aéreos não tripulados (Manned Unmanned Teaming MUMT) aumenta a capacidade de suporte aéreo em ambientes terrestres e marítimos. Ele também permite que operações extensas e complexas sejam conduzidas com uma combinação de plataformas e sistemas.
A demonstração fez parte do Exército Britânico MUMT com o tema Exército Warfighting Experiment (AWE) 19, e foi planejada e executada pela Dstl e ocorreu em Salisbury Plain em setembro. Esses testes baseiam-se no desenvolvimento baseado em simulação conduzido sob o programa AMS DE-RISC financiado pela Dstl. Espera-se agora que esta demonstração bem-sucedida forneça informações sobre o roteiro de capacidade do MUMT para o MoD do Reino Unido e Leonardo.
Nick Whitney, Diretor Administrativo da Leonardo Helicopters (Reino Unido), disse: “O sucesso deste teste destaca que a Leonardo e o MoD do Reino Unido estão investindo juntos no futuro da engenharia de helicópteros do Reino Unido e demonstra ainda mais o valor de uma longa abordagem de parceria a termo em termos de desenvolvimento de capacidades.”
Bryan Finlay, parceiro técnico do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa (Dstl), afirmou: “A Leonardo e a Callen-Lenz fizeram uma demonstração fantástica da integração de uma estação de controle de UAV no sistema de gerenciamento de missão do helicóptero Wildcat. O design inteligente da interface homem-máquina significa que a carga de trabalho da cabine de comando é bem gerenciada e a demonstração conseguiu eliminar o risco dessa tecnologia. Este é um passo fundamental para a realização de uma capacidade operacional eficaz do MUMT.”
O Maj Benjamin Thomas, Conselheiro Militar da Divisão de Sistemas de Plataforma da Dstl, comentou: “O desenvolvimento da solução MUMT integrada Wildcat foi impressionante, culminando na demonstração bem-sucedida da capacidade do AWE 19 em uma série de vinhetas militares representativas. MUMT, sem dúvida, tem o potencial de ser uma capacidade de mudança de jogo para a aviação que opera no ambiente terrestre, aumentando a consciência situacional e a capacidade de sobrevivência”.
O desenvolvimento e integração contínuos de soluções de ponta em todos os domínios de sistemas e tecnologias pilotados remotamente e autônomos / semi-autônomos, incluindo MUM-T, é um elemento chave do Plano Estratégico BeTomorrow2030 da Leonardo. A Leonardo continua na vanguarda do desenvolvimento de aeronaves de asas rotativas no Reino Unido por meio de suas instalações em Yeovil e a empresa está investindo na próxima geração de tecnologia e inovação.
O site é o único fabricante de helicópteros de ponta a ponta do Reino Unido, projetando e construindo aeronaves de asas rotativas para os mercados nacionais e de exportação. Com uma longa experiência na aviação nos últimos 100 anos nas instalações, Leonardo continua a ter grande orgulho em fornecer suas aeronaves de alta tecnologia e recursos para as Forças Armadas britânicas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Leonardo