As capacidades operacionais e a variedade de opções do helicóptero bimotor intermediário leve AW169 aumentarão ainda mais com o lançamento de um kit IGW de 5.100 kg (11.243 lb) e uma configuração de 11 assentos totalmente compatível com o Relatório 690 da IOGP (Associação Internacional de Produtores de Petróleo e Gás). Ambos serão disponibilizados para a aeronave na versão com trem de pouso deslizante.
O kit de 5.100 kg (11.243 lb) para a versão skid do AW169, originalmente concebido para atender aos requisitos governamentais e de defesa em missões como transporte de tropas e operações de combate, também atenderá às necessidades do mercado de serviços públicos e civis, aproveitando diversos benefícios operacionais e de desempenho. Os principais fatores para essa expansão de capacidade são o potencial de crescimento inerente do modelo, que não exige modificações no projeto de componentes essenciais, e os pacotes de aumento de desempenho, que oferecem maior potência de motor e transmissão, além de aerodinâmica aprimorada em todas as condições e para todas as aplicações. Em comparação com o peso máximo de decolagem padrão de 4.800 kg (10582 lb), os 300 kg (661 lb) extras disponibilizados pelo kit IGW de 5.100 kg permitem o embarque de mais três passageiros ou a adição de combustível para aproximadamente uma hora adicional de missão. Os operadores existentes que possuam a variante do modelo com skids poderão reequipar o kit IGW de 5.100 kg para aprimorar as funcionalidades de suas aeronaves.
Como opção adicional, a configuração de 11 assentos, em total conformidade com o Relatório 690 da IOGP (Práticas Recomendadas para Helicópteros Offshore), apresentará um novo sistema modular de tanque de combustível e duas saídas de emergência do Tipo IV adicionais na cabine, aumentando o número total de quatro para seis. A configuração estará disponível para a versão equipada com skid em combinação com o kit IGW de 5.100 kg. Essa solução permitirá que o modelo atenda aos mais exigentes requisitos de transporte offshore em termos de carga útil, alcance e conformidade com os padrões mais recentes da IOGP.
A configuração com 11 passageiros permitirá um raio de ação de até 75 nm, oferecendo, portanto, recursos normalmente alcançáveis apenas com modelos com MTOW superior a 5,5 toneladas (classe intermediária) a um custo de operações de classe intermediária leve, além de garantir os mais recentes padrões de segurança em comparação com helicópteros tradicionais. Ele também oferecerá maior sustentabilidade em relação aos tipos mais antigos nessa categoria de peso, entre outras soluções, graças a um motor mais eficiente, navegação avançada, suporte moderno e abordagem de manutenção. A certificação do aumento do IGW está prevista para a partir de 2024, enquanto a configuração de 11 assentos com o novo tanque de combustível modular está prevista para ser certificada em 2026.
Esses recursos operacionais mais recentes se somarão às certificações da EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) para o trem de pouso deslizante e para os exclusivos módulos IFR, de piloto único, para busca e resgate avançados (SAR), ambos obtidos no final de 2022. Com esta certificação, o AW169 se tornou a única aeronave moderna com certificação CS29 capaz de oferecer todas as soluções de trem de pouso, demonstrando ainda mais a versatilidade do projeto. O AW169 também é o único helicóptero em sua categoria de peso que apresenta os modos SAR avançados. Os pacotes de aumento de desempenho desenvolvidos anteriormente já haviam aprimorado o desempenho e os recursos do motor, as classificações de transmissão e a carga útil disponível por meio de atualizações do software do motor e modificações na aerodinâmica da aeronave, tornando o modelo o helicóptero com a melhor relação peso-potência de sua categoria.
A introdução do AW169 expandiu a presença da Leonardo no mercado de serviços médicos de emergência e acrescentou outros operadores em tarefas de aplicação da lei, socorro em desastres e combate a incêndios. Ele reforça ainda mais a liderança da empresa no mercado VIP multimotor, oferecendo aos operadores mais uma opção que se encaixa entre a popular série AW109 e os best-sellers AW139. Ele também acrescenta mais uma solução para operações de menor alcance, dando suporte principalmente ao setor de energia, e permite que a Leonardo desempenhe um papel crescente no novo campo de atendimento a parques eólicos. Além disso, seu projeto de uso duplo atende a uma série de requisitos governamentais, de segurança interna e de defesa para missões como vigilância, transporte de tropas, operações de combate, alívio de desastres e resposta a emergências, combate a incêndios, treinamento, resgate em montanhas e evacuação médica.
Mais de 320 AW169 foram encomendados até o momento, com cerca de 170 unidades entregues pela linha de montagem final de Vergiate (Itália) a operadores em mais de 30 países. A frota global já registrou mais de 170.000 horas de voo em todos os tipos de operações e condições. O líder da frota ultrapassou 3.700 horas de voo em operações EMS na Suécia.