Por Roberto Caiafa
O “Dia Seguinte” a interceptação de aeronave não cooperativa na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, flagrada no último sábado por um brasileiro morador da zona rural de Japorã, quase na linha de divisa, vem revelando lances dramáticos.
O monomotor interceptado, modelo EMB 721 Sertanejo prefixo PT-EXP já é velho conhecido das autoridades paraguaias da Secretaria Nacional Anti-Drogas (SENAD), uma vez que consta a sua preensão, transportando contrabando (produtos eletrônicos e medicamentos), em setembro de 2012 na cidade de La Paloma.
Uma olhada no mapa da região sugere que, após ser interceptada pelo A-29 Super Tucano do Esquadrão Flecha, baseado em Campo Grande, a aeronave empreendeu fuga a baixa altura, tentando se evadir para o espaço aéreo paraguaio, portanto, sem acatar as ordens dadas pela Força Aérea Brasileira, o que a tornou um alvo não cooperativo e hostil. Após as devidas verificações e averiguações, e constatada a ficha da aeronave, envolvida em crimes transnacionais, foram tomadas as medidas coercitivas de tiro de advertência, onde o caça atira no vazio voando lado a lado com a aeronave interceptada, de modo a forçá-la a obedecer as ordens do caçador.
Se ainda assim não houver a cooperação do alvo, é ordenado o tiro de detenção em áreas NÃO-LETAIS, de forma a não comprometer as características de voo do avião perseguido, mas forçando o seu pouso. Foi exatamente o momento registrado pelo morador de Japorã com seu celular, a última rajada do A-29, o desengajamento deste e a fuga do PT-EXP para o Paraguai. Ali, aquela aeronave voou a baixa altura, bastante danificada, margeando a fronteira, até voltar para espaço aéreo brasileiro e pousar de forma ilegal do Aeroporto Edu Chaves, em Paranavaí, cidade do estado do Paraná a menos de 70 km da fronteira paraguaia, onde foi abandonada pelos seus ocupantes, e posteriormente aprendida pela Polícia Federal.
Esse é o primeiro registro oficial da aplicação da Lei do Abate até o estágio do tiro de detenção. Como procedimento padrão, a identidade do piloto será preservada. Mais uma vez, foi comprovada a grande eficiência geral e extrema precisão do sistema de controle de tiro da aeronave Super Tucano, fabricada pela Embraer Defesa e Segurança em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.
FOTOS recebidas via Whatsapp
NOTA da FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a aeronave Neiva EMB-721C, matrícula PT-EXP, foi localizada em Paranavaí (PR), nesta segunda-feira, 26/10. O monomotor foi alvo de tiros após interceptação por um caça da FAB, no sábado, 24/10, durante uma operação rotineira de policiamento do espaço aéreo. Uma das asas da aeronave está danificada. A tripulação não foi encontrada.
A interceptação seguiu os passos previstos no decreto nº 5.144, de 16/07/2004, inclusive o tiro de detenção, que é o último recurso e visa forçar o pouso. As ações foram adotadas por se tratar de uma aeronave suspeita de tráfico de drogas que desobedeceu todas as orientações feitas pela defesa aeroespacial brasileira.
Brasília, 26 de outubro de 2015.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
jesus maria jose ! ninguem entendeu o texto do caiafa !!1
Não é atoa que atiraram,reparem na asa,estava escrito PT kkkk
jesus maria jose ! ninguem entendeu o texto do caiafa !!1
A operação foi sábado e o avião só foi localizado segunda-feira. A ´FAB nem sabia que havia conseguido acertar o avião e, ainda por cima, o traficante fugiu e voltará a traficar novamente. Portanto, a missão não foi bem sucedida.
Não é atoa que atiraram,reparem na asa,estava escrito PT kkkk
A operação foi sábado e o avião só foi localizado segunda-feira. A ´FAB nem sabia que havia conseguido acertar o avião e, ainda por cima, o traficante fugiu e voltará a traficar novamente. Portanto, a missão não foi bem sucedida.
meu teclado está horrível!
Li tanta imbecilidade hoje. Realmente o calibre da metralhadora está errado no A29, kkkkk por favor senhores esta arma não foi escolhida ao acaso. Sim, se quisessem aater, estaria no chão. O piloto deve ter avistado coisas que não vimos por exemplo crianças, pois costumeiramente é feito pra evitar que atirem. São inúmeras variáveis pra tomada de decisão e esta deixou de ser realizada por Brasília faz muito tempo, esta decisão por decreto é militar. No mas os exercícios mentais de alguns são e morrer e rir. Quanto a culpar Brasília e os governantes fica a pergunta: Quem os põe lá? Simples. Interesses privados, grandes corporações no velho jeitinho brasileiro via grande mídia que não defende o povo a começar pelas aquisições de defesa.
Leonardo, infelizmente nem todos tem a capacidade ou discernimento para certos assuntos, mas isso nao significa q nao possam ter opiniao ou ponto de vista. Mesmo q parecam fora de foco, tvz c os acrescimos e alguns exclarecimentos de outrens, possam refazer estas opinioes………eu mesmo aprendo muito por aqui…..discordando ou nao, percebo o quao ricas sao as divergencias e conhecimentos gerais, mesmo q algumas saltem aos olhos de tao cascudas q sao…rsrrsrsrsrsrrs…….viva a diversidade e a divergencia de opinioes (menos as bobagens) kkkkkkk Sds
mais afinal de conta nenhuma midia noticiou o que estava dentro do avião, tinha alguma coisa dentro ??? estranho hein… talvez poderia ser.. boneca da xuxa, já que não faz mas sucesso por aqui. hahahaha
kkkkkkkkkkkkkkk……mala preta pra brasilia e arredores….kkkkkkkkkkk
Celso, pelo jeito que o avião foi retirado e transportado, acho que vai para o ferro velho!! rsrs
Felipe, não falei que os traficantes são os moradores de Brasília, longe disso, mas sim no comando deste país que fica nesta cidade. Lembra-se do helicóptero abarrotado de cocaína que a polícia apreendeu?
Flanker, com certeza o piloto agiu dentro dos protocolos e o mérito é dele. Mas o porquê deste procedimento não ser corriqueiro na fronteira que me intriga. Teve o caso daquele avião que decolou de Manaus sem plano de voo e foi derrubado na Venezuela pela FAV. Foi uma distância enorme sem ser incomodado pelas autoridades, ou melhor, não era nem pra ter decolado.
O procedimento segui exatamente o descrito no decreto que regula esse tipo de interceptação: Foram seguidos todos os passos até o penúltimo, que é o chamado tiro de detenção (para forçar o pouso), visando áreas em que minimizassem o acerto dos ocupantes e em locais que impedissem o voo normal, forçando o pouso – e é exatamente o que foi aplicado no caso. O passo seguinte, e último, seria o tiro de destruição, visando motor, fuselagem e outras partes que, alvejadas, causariam a queda imediata da aeronave, só que para isso precisaria de autorização da Presidenta, o que parece não foi o caso.
Ao contrário do que foi falado em alguns outros sites e foruns, os tiros (em número de 5 pelo que se pode ver) entraram pela parte de trás da asa (menor estrago) saindo pela frente (maior estrago).
No meu entender, o procedimento do piloto foi corretíssimo. Se fosse feito o tiro de destruição (em áreas vitais) a .50 daria conta do recado tranquilamente. Se fosse usado um canhão 20 mm, como sugerem alguns, e fossem impactados também os mesmos 5 projéteis, a asa teria sido arrancada, transformando-se em tiro de destruição , tamanha diferença entre os calibres, e então o tiro de detenção não poderia ser aplicado.
Que aviso ficou claro?
“Podem vir, que iremos realizar o procedimento previsto na lei e talvez te derrubaremos”?
Não é culpa do piloto. Talvez nem seja da FAB.
Mas tráfico deveria ser intolerável. A lei do abate visa resguardar a vida humana, deixando o abate para o último momento, buscando minimizar ao máximo erro de julgamento do piloto. Mas o vôo é regulamentado da mesma forma. Há procedimentos que visam justamente evitar o tipo de situação em a aeronave torna-se não identificável. Então se não respeitou os procedimentos, o vôo torna-se ilícito e a sanção deve ser aplicada.
Agora, na minha opinião, a mensagem não foi passada. O voo foi interrompido, mas o tráfico não foi coibido. Cade o piloto? Cade o produto? Tivesse havido a destruição da aeronave a mensagem teria sido sim passada. “Aqui não se trafica. Procurem outra rota. E lá poderão nos encontrar também”.
Concordo com a mudança de calibre das armas , mas nao com a desculpa de area de habitada, para nao colocar *ABAIXO* esse aviao ,Haja visto quem conhece a regiao sabe que sao descampados e enormes fazendas e matas , ATENTOS para nao perder de vista o MOTIVO maior que e´ a CARGA (drogas)
Carlos…que carga…..kkkk a carga sumiu…kkk so depois q o cara pousou descobriram o estrago….. o piloto sumiu (parece filme)……..saiu tranquilo pela porta da frente e c certeza outros ja estavam aguardando sua chegada…enfim…esta conversa das otoridades e pra crianca dormir………..pqe ninguem acompanhou este aiao apos os disparos….sera q a FAB estava dormindo depois deste aviso…pqe a PF nao foi acionada e aeroportos da regiao informados c rapidez…..arghhh….deixa pra la……….. Sds
O trecho que mais me chamou a atenção foi que o avião interceptado é um velho conhecido na fronteira!!! Que diabos este avião ainda estava sendo utilizado em voos ilícitos!?! Acho que os maiores traficantes desta país estão em Brasília e por isto não é feito para mudar o quadro e, enquanto isto, a polícia fica enchugando gelo nas favelas Brasil a fora.
Johan, acredito piamente nisso e me pergunto sempre quem ou quais ditas autoridades estao envolvidas neste esquemao…..enxugar gelo ja virou piada, nem isso estao conseguindo….rsrsrrsr em tempo, la em paranavai colocaram a aeronave em cima de um caminhao…..ai pergunto…vao levar para onde……sera q vai ser confiscada de vez p leilao ou daqui a algum tempo aparece voando novamente em favor do trafico e contrabando, mas se depender da justica, esta vai apodrecer em algum lugar e depenada. Sds
E quem são esses traficantes de Brasília?
Refere-se aos traficantes da Ceilândia ou das várias cidades do DF? Ou daqueles do entorno? Ou melhor, seriam os vários usuários espalhados pelas Asas Sul, Norte e Zona Central?
Por que se fala de gestão, o problema está sim em Brasília. Há muito problema no legislativo, no executivo e até no Judiciário. Mas o câncer do Brasil não é Brasília. O câncer é o povo. O câncer são os bilhões e bilhões que são gastos pelas várias prefeituras com pouco ou nenhum controle. O câncer é a impunidade. O câncer é um Partido imundo pressionar um ministro pois esse não está “controlando” a investigação que os tem como alvo.
Então, antes de resolver o problema de Brasília há muito o que ser resolvido em seus estados.
Quanto a parte de enxugar gelo, concordo. O combate deve ser preventivo e repressivo, iniciando nas fronteiras e finalizando nas reinserção do infrator na sociedade após o cumprimento da pena.
Felipe, so um aendo ao seu comentario q por sinal nao eh muito diferente do meu e de total indignacao c aquilo q ocorre…….chama-se OMISAO da autoridade constituida. Lembre-se de somente uma coisa….estas ditas autoridadees em todos os niveis da administracao publica, tambem sao parte deste povo e dela vieram, mas nao significa q a maioria ainda consciente nao possa fazer nada a respeito……..mas vamos aqui continuar a pregar no deserto, quem sabe a coisa melhore um pouco pqe acabar nao acaba nunca assim como formiga e puxa saco rsrrsrsrs Sds
Boa Márcio, falou tudo.
meu teclado está horrível!
Mesmo com toda explicação, ainda temos pessoas falando em uso de míssil e em alguns portais, criticando o piloto por não ter conseguido abater. Se fosse para abater, ele teria feito. Existem protocolos, regras, leis para este tipo de situação. E se fosse um caso para abate, usar um míssil para abater um aviãozinho do tráfico voando a baixa velocidade e altitude, com pouquíssima capacidade de manobra, sério isso? Sobre uma área povoada ainda? Isso não é videogame.
Mas oque mais tem é gente sem conhecimento,falando bobagem,até ai é normal,pior é quando aparece um ”especialista” e solta uma dessas,como você bem disse ,se o piloto quisesse abater ele o faria, mas as pessoas não pensam nos risco que podem causar abater uma aeronave por menor que seja sobre as casas de pessoas inocentes !
Abraço!
Li tanta imbecilidade hoje. Realmente o calibre da metralhadora está errado no A29, kkkkk por favor senhores esta arma não foi escolhida ao acaso. Sim, se quisessem aater, estaria no chão. O piloto deve ter avistado coisas que não vimos por exemplo crianças, pois costumeiramente é feito pra evitar que atirem. São inúmeras variáveis pra tomada de decisão e esta deixou de ser realizada por Brasília faz muito tempo, esta decisão por decreto é militar. No mas os exercícios mentais de alguns são e morrer e rir. Quanto a culpar Brasília e os governantes fica a pergunta: Quem os põe lá? Simples. Interesses privados, grandes corporações no velho jeitinho brasileiro via grande mídia que não defende o povo a começar pelas aquisições de defesa.
Leonardo, infelizmente nem todos tem a capacidade ou discernimento para certos assuntos, mas isso nao significa q nao possam ter opiniao ou ponto de vista. Mesmo q parecam fora de foco, tvz c os acrescimos e alguns exclarecimentos de outrens, possam refazer estas opinioes………eu mesmo aprendo muito por aqui…..discordando ou nao, percebo o quao ricas sao as divergencias e conhecimentos gerais, mesmo q algumas saltem aos olhos de tao cascudas q sao…rsrrsrsrsrsrrs…….viva a diversidade e a divergencia de opinioes (menos as bobagens) kkkkkkk Sds
mais afinal de conta nenhuma midia noticiou o que estava dentro do avião, tinha alguma coisa dentro ??? estranho hein… talvez poderia ser.. boneca da xuxa, já que não faz mas sucesso por aqui. hahahaha
kkkkkkkkkkkkkkk……mala preta pra brasilia e arredores….kkkkkkkkkkk
Celso, pelo jeito que o avião foi retirado e transportado, acho que vai para o ferro velho!! rsrs
Felipe, não falei que os traficantes são os moradores de Brasília, longe disso, mas sim no comando deste país que fica nesta cidade. Lembra-se do helicóptero abarrotado de cocaína que a polícia apreendeu?
Flanker, com certeza o piloto agiu dentro dos protocolos e o mérito é dele. Mas o porquê deste procedimento não ser corriqueiro na fronteira que me intriga. Teve o caso daquele avião que decolou de Manaus sem plano de voo e foi derrubado na Venezuela pela FAV. Foi uma distância enorme sem ser incomodado pelas autoridades, ou melhor, não era nem pra ter decolado.
Parabéns aos nossos oficiais da FAB !
Vcs militares são um orgulho para o povo Brasileiro .
O procedimento segui exatamente o descrito no decreto que regula esse tipo de interceptação: Foram seguidos todos os passos até o penúltimo, que é o chamado tiro de detenção (para forçar o pouso), visando áreas em que minimizassem o acerto dos ocupantes e em locais que impedissem o voo normal, forçando o pouso – e é exatamente o que foi aplicado no caso. O passo seguinte, e último, seria o tiro de destruição, visando motor, fuselagem e outras partes que, alvejadas, causariam a queda imediata da aeronave, só que para isso precisaria de autorização da Presidenta, o que parece não foi o caso.
Ao contrário do que foi falado em alguns outros sites e foruns, os tiros (em número de 5 pelo que se pode ver) entraram pela parte de trás da asa (menor estrago) saindo pela frente (maior estrago).
No meu entender, o procedimento do piloto foi corretíssimo. Se fosse feito o tiro de destruição (em áreas vitais) a .50 daria conta do recado tranquilamente. Se fosse usado um canhão 20 mm, como sugerem alguns, e fossem impactados também os mesmos 5 projéteis, a asa teria sido arrancada, transformando-se em tiro de destruição , tamanha diferença entre os calibres, e então o tiro de detenção não poderia ser aplicado.
Que aviso ficou claro?
“Podem vir, que iremos realizar o procedimento previsto na lei e talvez te derrubaremos”?
Não é culpa do piloto. Talvez nem seja da FAB.
Mas tráfico deveria ser intolerável. A lei do abate visa resguardar a vida humana, deixando o abate para o último momento, buscando minimizar ao máximo erro de julgamento do piloto. Mas o vôo é regulamentado da mesma forma. Há procedimentos que visam justamente evitar o tipo de situação em a aeronave torna-se não identificável. Então se não respeitou os procedimentos, o vôo torna-se ilícito e a sanção deve ser aplicada.
Agora, na minha opinião, a mensagem não foi passada. O voo foi interrompido, mas o tráfico não foi coibido. Cade o piloto? Cade o produto? Tivesse havido a destruição da aeronave a mensagem teria sido sim passada. “Aqui não se trafica. Procurem outra rota. E lá poderão nos encontrar também”.
Concordo com a mudança de calibre das armas , mas nao com a desculpa de area de habitada, para nao colocar *ABAIXO* esse aviao ,Haja visto quem conhece a regiao sabe que sao descampados e enormes fazendas e matas , ATENTOS para nao perder de vista o MOTIVO maior que e´ a CARGA (drogas)
Carlos…que carga…..kkkk a carga sumiu…kkk so depois q o cara pousou descobriram o estrago….. o piloto sumiu (parece filme)……..saiu tranquilo pela porta da frente e c certeza outros ja estavam aguardando sua chegada…enfim…esta conversa das otoridades e pra crianca dormir………..pqe ninguem acompanhou este aiao apos os disparos….sera q a FAB estava dormindo depois deste aviso…pqe a PF nao foi acionada e aeroportos da regiao informados c rapidez…..arghhh….deixa pra la……….. Sds
O trecho que mais me chamou a atenção foi que o avião interceptado é um velho conhecido na fronteira!!! Que diabos este avião ainda estava sendo utilizado em voos ilícitos!?! Acho que os maiores traficantes desta país estão em Brasília e por isto não é feito para mudar o quadro e, enquanto isto, a polícia fica enchugando gelo nas favelas Brasil a fora.
Johan, acredito piamente nisso e me pergunto sempre quem ou quais ditas autoridades estao envolvidas neste esquemao…..enxugar gelo ja virou piada, nem isso estao conseguindo….rsrsrrsr em tempo, la em paranavai colocaram a aeronave em cima de um caminhao…..ai pergunto…vao levar para onde……sera q vai ser confiscada de vez p leilao ou daqui a algum tempo aparece voando novamente em favor do trafico e contrabando, mas se depender da justica, esta vai apodrecer em algum lugar e depenada. Sds
E quem são esses traficantes de Brasília?
Refere-se aos traficantes da Ceilândia ou das várias cidades do DF? Ou daqueles do entorno? Ou melhor, seriam os vários usuários espalhados pelas Asas Sul, Norte e Zona Central?
Por que se fala de gestão, o problema está sim em Brasília. Há muito problema no legislativo, no executivo e até no Judiciário. Mas o câncer do Brasil não é Brasília. O câncer é o povo. O câncer são os bilhões e bilhões que são gastos pelas várias prefeituras com pouco ou nenhum controle. O câncer é a impunidade. O câncer é um Partido imundo pressionar um ministro pois esse não está “controlando” a investigação que os tem como alvo.
Então, antes de resolver o problema de Brasília há muito o que ser resolvido em seus estados.
Quanto a parte de enxugar gelo, concordo. O combate deve ser preventivo e repressivo, iniciando nas fronteiras e finalizando nas reinserção do infrator na sociedade após o cumprimento da pena.
Felipe, so um aendo ao seu comentario q por sinal nao eh muito diferente do meu e de total indignacao c aquilo q ocorre…….chama-se OMISAO da autoridade constituida. Lembre-se de somente uma coisa….estas ditas autoridadees em todos os niveis da administracao publica, tambem sao parte deste povo e dela vieram, mas nao significa q a maioria ainda consciente nao possa fazer nada a respeito……..mas vamos aqui continuar a pregar no deserto, quem sabe a coisa melhore um pouco pqe acabar nao acaba nunca assim como formiga e puxa saco rsrrsrsrs Sds
Boa Márcio, falou tudo.
Mesmo com toda explicação, ainda temos pessoas falando em uso de míssil e em alguns portais, criticando o piloto por não ter conseguido abater. Se fosse para abater, ele teria feito. Existem protocolos, regras, leis para este tipo de situação. E se fosse um caso para abate, usar um míssil para abater um aviãozinho do tráfico voando a baixa velocidade e altitude, com pouquíssima capacidade de manobra, sério isso? Sobre uma área povoada ainda? Isso não é videogame.
Mas oque mais tem é gente sem conhecimento,falando bobagem,até ai é normal,pior é quando aparece um ”especialista” e solta uma dessas,como você bem disse ,se o piloto quisesse abater ele o faria, mas as pessoas não pensam nos risco que podem causar abater uma aeronave por menor que seja sobre as casas de pessoas inocentes !
Abraço!
Parabéns aos nossos oficiais da FAB !
Vcs militares são um orgulho para o povo Brasileiro .
Desculpem mas no meu entender a operação de interceptação foi um fracasso, posto que a aeronave estava sendo perseguida desde o interior de São Paulo e mesmo assim conseguiu empreender fuga para o Paraguai e isto estando sob fogo do Tucano, que somente foi autorizado a usar suas armas a poucos quilometros da fronteira paraguaia, ou seja o comando da FAB foi no mínimo lento em tomar a decisão de abater a aeronae, caso fosse uma aeronave suicida ou terrorista devido a inércia do comando da FAB, teria logrado seu objetivo.
Rprosa eu concordo com você em parte,houve fracasso sim porque a tripulação da aeronave conseguiu fugir,por isso que eu disse que deve haver maior cooperação entre as demais forças de seguranças para evitar isso, para você ver, a aeronave pousou em um aeroporto e cade a polícia para prende os meliantes? !
Agora quanto ao abate você há de convir que não se pode abater sem estar longe de uma área urbana povoada,há de se encontrar um local ideal para evitar mortes de inocentes !
Grande abraço !
Precisamos aperfeiçoar essas missões,entrando em contato com as demais autoridades em terra afim de evitar a fuga dos meliantes ! Espero que confisquem essa aeronave desta vez,pois a matéria diz que as autoridades paraguaias já tinham capturado o avião cometendo ilícitos ,mas pelo jeito nada fizeram !
Sençacional os tiros na asa , mas era para ter destruido este avião , com estas cojas.
Diego, tem um estudo publicado por um oficial da FAB sobre o uso de míssil pelo Super Tucano, só não consigo lembrar em qual site está de uma procurada no google.
Mas um dos contras é que o míssil é quase ou senão maior que o valor da aeronave a ser abatida, no caso aviões de pequeno porte, e também a baixa eficácia deles em travar o infravermelho do míssil em aeronaves com baixa assinatura de calor que é o caso dessas aeronaves de pequeno porte utilizadas pelo tráfico.
Enfim, ele conclui que, o mesmo serviço pode ser feito por um preço irrisório com projéteis da .50.
Não precisa de teoria a prática está disponível em 82, dois Harriers interceptavam três Turbo Mentores da ARA que estavam prestes a atacar uma base de helis. Os Sidewinders não travaram e os Mentors ejetaram armamentos, pods de metralhadoras e foguetes, conseguindo uma evasiva para as nuvens sem vitimas. Os Ingleses disseram que estavam poupando misseis. Fato totalmente incompatível com a aproximação a mais de 500knots pelos Harriers, eles estavam achando que o inimigo seriam Fast Jets e com Certeza aqueles Sidewinders estavam ativos! Contra o Pucara do Major Tomba idem os Sidewinders não travaram de novo, Maj Tomba eco Ten Macheloud se evadiram de uma PAC de Harrier durante ataque a tropas inglesas quando outro Harrier, o mesmo Sharkey Ward que abateu o Hércules conseguiu encaixar uma rajada em um dos motores do Pucara, novamente com excesso de energia o Harrier ultrapassou o Pucara e Ward foi obrigado a fazer una evasiva para cima nas nuvens, Tomba pego de surpresa não conseguiu levantar o bico de seu Pucara a tempo para o contra golpe o motor atingido já pegava fogo, Tomba não ejetava e Ward fez mais duas passagens com seus cabhoes, quando já perdia o controle e bem perto do solo Tomba ejetou com sucesso, Ten Macheloud conseguiu se evadir dos dois Harriers que o perseguiram usando muito baixa velocidade e colado nos morros!
Parabens…..estes sao os fatos ocorridos e muito bem descritos por ambas as partes……li muito a respeito tbm…..Sds
Essa foi a primeira guerra que acompanhei ao vivo tinha un recorte de jornal pendurado no meu armario com as silhuetas de toda a frota Inglesa e quase todo dia naqueles dias de maio e junho de 82 fazia um risco ou um X naquele recorte! Pense que no dia 21 de mayo chegaram a colocar mais de 60 missões de ataque com esquadrilhas chegando a cada 5 minutos no ponto de desembarque e apenas dois reabastecedores disponiveis um feito dos hermanos!
Marco, mais uma prova de que mísseis WVR não são eficazes contra aviões movidos por motores a pistão ou turbo hélices
Pois e Topol mas com o Python V a coisa iia serr diferente ele tem imagem IR e bastante energia, perto de um BVR. Naturalmente tal impressionante armamento não e compatível com nenhum de nossos aviões, so nos foi permitido projetos de modernaizacao compatíveis com até o Python IV. Já se atentaram a isso?
Sera que a EMBRAER e a FAB pode colocar uma metralhadora de maior calibre? A 20 mm seria bem melhor que a ponto 50 (12.7mm). Parabéns ao piloto, ótimo trabalho.
E desde quando abater uma aeronave de carga de um País inimigo, vital para o esforço de guerra deles, é assassinato? Crime é enviar dezenas de centenas de recrutas mal-equipados, com linhas logísticas ridículas e sem equipamento adequado, para uma ilha miserável no Atlântico Sul que nem nasce nada no tereno, duro e gélido. mecheram com a Rainha, pagaram um altíssimo preço. Ponto.
Roberto, eh dessa forma q no mundo real funcionam a s coisas…guerra eh guerra….nao da pra escolher o inimigo na hora do fogo……….eles ou eu……..o q aquele aviao desarmado segundo os argies estava fazendo ali…sera q nao sabiam dos riscos q corriam…..sera q acreditaram q nao seriam alvejados…..pois eh…acreditaram nos seus governants loucos e pagaram c a vida desnecessariamente.
Sera que a EMBRAER e a FAB pode colocar uma metralhadora de maior calibre? A ponto 50 (12,7 mm) mostra ser muito boa porém a 20 mm faria um estrago maior . Foi um ótimo trabalho, PARABÉNS ao piloto.
Saudações
Aí sim Mauro, essa seria com certeza a melhor opção… com o único inconveniente de levar menos cartuchos porém rasgariam bem mais lata por tiro! É só treinar a pontaria.
20 mm no Tucano? Iria fazer buracos na asa igualmente… E teria menos munição para gastar…
Se fosse para abater, pra valer, a .50 faria e bem o trabalho, se o piloto enfiasse a rajada em direção ao motor, ou piloto. E comparando a potência das duas aeronaves, o ST, teria muito tempo para fazer uma operação cirúrgica.
Bardini um canhão de 20mm teria rasgado a asa desse sertanejo no meio, foram cinco tiro que acertaram… a maior velocidade, maior temperatura e maior diametro da munição de 20mm teria destroçado o avião.
Mas você está certo, 400 cartuchos .50 fazem o serviço, era só o piloto da FAB mirar no meio da fuselagem e não deixado o cara escapar, coisa que não aconteceria se fosse um 20mm.
Que tal dois Pontiac igual dos Mikes ou até dois DEFA 30mm igual do A1 que foram fabricados aqui na Bernardini… além do que estes calibres tem muito mais energia cinética para abater alvos no solo, e a cadencia de tiro pode ser selecionada pelo piloto de acordo com o alvo, 1800 tiros para ar-ar ou 1200 para ar-solo…
O inconveniente é que pelo fato de serem maiores e mais pesados não poderiam ser embutidos nas asas e teriam que ser acomodados em casulos aumentando um pouco o arrasto do Super Tucano.
Topol, entendo seu ponto de vista, mas na vida real um DEFA e seu conjunto nao cabem numa asa do super tucano a nao ser q se mude o seu perfil e de-lhe mais reforco e isso tornaria a aeronave mais pesada e menos aerodinamica…enfim…todo o conceito ficaria prejudicado a comecar sua velocidade. Sds
O arrasto não seria maior do que o de um tanque de combustíveis externo e o ganho de capacidade para ataque poderia compensar as perdas de velocidade em missões de interceptação e destruição e também CAS.
Esse avião dá para ser concertado e embregado pela própria PF, ou doado para as forças de segurança do Mato Grosso do Sul ou do Paraná e virar “uma aeronave do bem”, menos mal, mas é pena que os meliantes escaparam!!!
Interessante, um EMBRAER caçando outro EMBRAER!!!
A aeronave fugitiva é bem resistente! Utilizar míssil é muito caro…
Creio que o disparo efetuado pelo A29 seria mais eficaz no motor.
Desenvolver técnicas para este tipo de disparo se não houver e quando aplicável.
Desculpem mas no meu entender a operação de interceptação foi um fracasso, posto que a aeronave estava sendo perseguida desde o interior de São Paulo e mesmo assim conseguiu empreender fuga para o Paraguai e isto estando sob fogo do Tucano, que somente foi autorizado a usar suas armas a poucos quilometros da fronteira paraguaia, ou seja o comando da FAB foi no mínimo lento em tomar a decisão de abater a aeronae, caso fosse uma aeronave suicida ou terrorista devido a inércia do comando da FAB, teria logrado seu objetivo.
Rprosa eu concordo com você em parte,houve fracasso sim porque a tripulação da aeronave conseguiu fugir,por isso que eu disse que deve haver maior cooperação entre as demais forças de seguranças para evitar isso, para você ver, a aeronave pousou em um aeroporto e cade a polícia para prende os meliantes? !
Agora quanto ao abate você há de convir que não se pode abater sem estar longe de uma área urbana povoada,há de se encontrar um local ideal para evitar mortes de inocentes !
Grande abraço !
Esse piloto confirma que e possível danificar muito uma aeronave sem matar, ao contrário do que fez em 82 Sharkey Ward quando interceptou um Hércules da FAA em missão de exploração atirou um sidewinder danificando um motor e parte da asa do cargueiro, então não invés de tentar danificar outro motor ou a outros asa, este animal mirou no centro da fuselagem e descarregou toda sua munição de 30mm assassinando todos a bordo, esse senhor em não muito tempo espero acertará as contas do que fez. Descreveu sua chacina em seu livro.
São situações diferentes. Esse episódio de 82 foi praticado durante uma guerra. O caso brasileiro foi uma interceptação de voo ilícito.
Aliás, já não era sem tempo a FAB começar efetivamente a abater aviões do tráfico.
Marco, ate compreendo seu ponto de vista…mas guerra eh guerra….sob esta otica preconizada por voce, o piloto do harrier deveria fazer o que…..desejar boa viagem e disparar flores em seu adversario…..a coisa eh muito fria e distante no ar……por acaso os anericanos c sua B15 ou ate mesmo os alemaes agiram diferente matando milhares de civis na 2 guerra mundial……..ja ocorreram centenas de situacoes bem parecidas mundo afora em todos estes anos e em muitos destes casos nem mesmo os paises estavam em situacao de conflito……….pesquise……mas esta situacao foi bem diferente, os argentinos sabiam bem o risco q corriam……….Sds
Os Ingleses Tb não gostaram, descreve em uma entrevista recente o comandante do esquadrão do Hércules na época, ao contrário do B17 esse Hércules não tinha uma dúzia de .50 para se defender, o avião já estava em pane ele podia ter atirado na outra asa! Ele descreveu com detalhes o que fez no seu livro, nivelou lento e tranquilo atrás da ave ferida e descarregou TODA sua munição de 30mm (250 obuses HEI!) no meio da fuselagem! Ele foi aposentado pouco tempo depois da guerra.
Entendo seu ponto de vista, mas o momento real exigiu dele uma decisao e ele a tomou…consequencias psicologicas e conflito pessoal irao ocorrer, nao tenho duvidas….mas eh inevitavel. Se ele tivesse uma bola de cristal tvz deixasse passar o fato naquele momento…mas note q alem de ser humano ele eh um militar, piloto num aviao militar e armado……fez aquilo q se espera do mesmo ..eh para isso q ele foi treinado, ele tinha a ordem para tal. O q vem depois eh consequencia…………afinal, os argentinos nao estavam a passeio. Este debate tbm tem muitos pros e contras e acredito q todos ficam no meio termo qto a opinioes. Sds
É o primeiro que eu vejo que foi alvejado, essa vigilância tem que ser cada vez mais intensificada!
E os malditos ainda conseguiram fugir….que pena. Traficante não merece misericórdia.
Mas as pessoas que moram ali em baixo e não tem nada haver com a situação merecem misericórdia. Ou você acha que após os disparos o avião iria explodir e se desintegrar, desaparecendo no ar?
…funciona assim no Call of Duty!
Sério, parabéns ao piloto. Trabalho cirúrgico, quando o mais fácil aparentemente era explodir o avião e pedir desculpas depois. Quanto ao sumiço dos meliantes, imagino eu que é necessário integração entre equipes de ar e terra para forçá-los s descer e prendê-los no chão.
Esse piloto realmente deve ser experiente em fuga, se evadiu para espaço aereo paraguaio e voltou e pousou no Brasil, só foi descoberto pois foi denunciado o avião com tiros nas asas no aeroporto!!
Acho que a metralhadora já esta ficando ultrapassada para esta missão deverão utilizar misseis como o piranha para ter resultado efetivo!
Um abraço.
Diego
O seeker do Piranha, assim como a maioria dos mísseis WVR, utiliza a assinatura térmica para se dirigir até o alvo, no caso a exaustão de gases da turbina de um jato gera uma assinatura térmica ideal para “chamar a atenção” do míssil… mas como fazer com que o mesmo trave em uma aeronave turbo hélice de baixo desempenho e com pouca temperatura ? As chances de se perder um petardo que, custa em alguns casos mais do que o valor da própria presa, devido a esse inconveniente é grande… ou então usar um míssil guiado por radar ativo ou semi ativo, que são mais caros ainda, no caso do Derby, além de não estar integrado ao super tucano, seria um total discrepância gastar uma vela tão cara com um defunto tão irrelevante.
sem dúvida alguma o canhão continua sendo o meio certo para abater aeronaves de baixo desempenho e o piloto da FAB está de parabéns.
Topol, correcao – o motor do Sertanejo nao eh turbo helice e sim a pistao q pode ser o lycomyng ou Continental, acrescido de um turbo charger…..segundo – No caso , o Super tucano nao tem canhao mas sim uma metralhadora de calibre .50 e pra finalizar…..exatamente isso…..usar um missil q custa mais de 80.000, pra abater um monomotor seria o mesmo q queimar dinheiro pra acender fogueira…rsrsrsrrsrsrsr Sds
Concordo em partes.
O valor do alvo talvez seja até menor que o do míssil. Mas e o valor da carga? E o valor psicológico que o abate teria no combate ao tráfico?
A FAB teria passado a mensagem se tivesse destroçado o avião.
A mensagem seria: “Aqui não. Vá traficar em outro lugar”.
Poxa, alguém realmente entendeu o que quis dizer! o trafico é algo grave e deve se adotar medida de peso. Além de poucas aeronaves realmente serem identificadas e em tempo serem interceptadas em voo fica a impressão de sucesso nas fugas! O cara evade depois volta pousa abandona a aeronave que ja teve perda total mesmo, e ai…que impressão fica??
um abraço.
Más neste caso,
para abater o avião as .50 do ST são mais do que suficientes, o piloto só não derrubou, porque não recebeu ordens para isto…
Eu acho que foi exatamente o caso. O piloto recebeu ordens para danificar o avião e ele teve precisão suficiente para fazer isso sem acertar o tanque da asa. Se fosse para derrubar ele o faria. Bastava acertar o piloto.
A mensagem foi dada, ainda que não tenha a eloquência que alguns gostariam.
Diego, entender acredito q todos entenderam……..mas existem consideracoes e divergencias sobre os meios (tipo de armas e letalidade)…..outra coisa, muito ja se discutiu anteriormente sobre deixar a decisao do abate para o piloto ou seu comandante. Fatos nao muito distantes corroboram q avioes de civis inocentes foram alvejados e derrubados sem previa condenacao ou comprovacao de ilicito (Korean 007 eh um destes casos, recentemente o abate por parte da FA da venezuela de um aviao brasileiro….ficou muita estranha a apresentacao da droga perto do aparelho …..o aviao ficou destrocado e bem queimado, mas a droga estava perfeitamente embalada e sem danos o q v acha , 2 brasileiros morreram e nossas otoridades inuteis nem se manifestaram)…..enfim, esta discussao virou mais de 10 anos no congresso nacional e so eles sabem como isso passou desta forma, neste modelo para autorizar abate….se isso esta certo ou nao, nao sabemos, vamos torcer para q nos nao sejamos as vitimas de algum erro…….Sds
Rapaz que rajada cirurgica! Se desse outra destroçava a caca! Seguida a ordem ao pé da letra! Fez o mais difícil parar o vôo preservando a vida hunana, esse cara é bom!!
Precisamos aperfeiçoar essas missões,entrando em contato com as demais autoridades em terra afim de evitar a fuga dos meliantes ! Espero que confisquem essa aeronave desta vez,pois a matéria diz que as autoridades paraguaias já tinham capturado o avião cometendo ilícitos ,mas pelo jeito nada fizeram !
Sençacional os tiros na asa , mas era para ter destruido este avião , com estas cojas.
Diego, tem um estudo publicado por um oficial da FAB sobre o uso de míssil pelo Super Tucano, só não consigo lembrar em qual site está de uma procurada no google.
Mas um dos contras é que o míssil é quase ou senão maior que o valor da aeronave a ser abatida, no caso aviões de pequeno porte, e também a baixa eficácia deles em travar o infravermelho do míssil em aeronaves com baixa assinatura de calor que é o caso dessas aeronaves de pequeno porte utilizadas pelo tráfico.
Enfim, ele conclui que, o mesmo serviço pode ser feito por um preço irrisório com projéteis da .50.
Não precisa de teoria a prática está disponível em 82, dois Harriers interceptavam três Turbo Mentores da ARA que estavam prestes a atacar uma base de helis. Os Sidewinders não travaram e os Mentors ejetaram armamentos, pods de metralhadoras e foguetes, conseguindo uma evasiva para as nuvens sem vitimas. Os Ingleses disseram que estavam poupando misseis. Fato totalmente incompatível com a aproximação a mais de 500knots pelos Harriers, eles estavam achando que o inimigo seriam Fast Jets e com Certeza aqueles Sidewinders estavam ativos! Contra o Pucara do Major Tomba idem os Sidewinders não travaram de novo, Maj Tomba eco Ten Macheloud se evadiram de uma PAC de Harrier durante ataque a tropas inglesas quando outro Harrier, o mesmo Sharkey Ward que abateu o Hércules conseguiu encaixar uma rajada em um dos motores do Pucara, novamente com excesso de energia o Harrier ultrapassou o Pucara e Ward foi obrigado a fazer una evasiva para cima nas nuvens, Tomba pego de surpresa não conseguiu levantar o bico de seu Pucara a tempo para o contra golpe o motor atingido já pegava fogo, Tomba não ejetava e Ward fez mais duas passagens com seus cabhoes, quando já perdia o controle e bem perto do solo Tomba ejetou com sucesso, Ten Macheloud conseguiu se evadir dos dois Harriers que o perseguiram usando muito baixa velocidade e colado nos morros!
Parabens…..estes sao os fatos ocorridos e muito bem descritos por ambas as partes……li muito a respeito tbm…..Sds
Essa foi a primeira guerra que acompanhei ao vivo tinha un recorte de jornal pendurado no meu armario com as silhuetas de toda a frota Inglesa e quase todo dia naqueles dias de maio e junho de 82 fazia um risco ou um X naquele recorte! Pense que no dia 21 de mayo chegaram a colocar mais de 60 missões de ataque com esquadrilhas chegando a cada 5 minutos no ponto de desembarque e apenas dois reabastecedores disponiveis um feito dos hermanos!
Marco, mais uma prova de que mísseis WVR não são eficazes contra aviões movidos por motores a pistão ou turbo hélices
Pois e Topol mas com o Python V a coisa iia serr diferente ele tem imagem IR e bastante energia, perto de um BVR. Naturalmente tal impressionante armamento não e compatível com nenhum de nossos aviões, so nos foi permitido projetos de modernaizacao compatíveis com até o Python IV. Já se atentaram a isso?
Sera que a EMBRAER e a FAB pode colocar uma metralhadora de maior calibre? A 20 mm seria bem melhor que a ponto 50 (12.7mm). Parabéns ao piloto, ótimo trabalho.
E desde quando abater uma aeronave de carga de um País inimigo, vital para o esforço de guerra deles, é assassinato? Crime é enviar dezenas de centenas de recrutas mal-equipados, com linhas logísticas ridículas e sem equipamento adequado, para uma ilha miserável no Atlântico Sul que nem nasce nada no tereno, duro e gélido. mecheram com a Rainha, pagaram um altíssimo preço. Ponto.
Roberto, eh dessa forma q no mundo real funcionam a s coisas…guerra eh guerra….nao da pra escolher o inimigo na hora do fogo……….eles ou eu……..o q aquele aviao desarmado segundo os argies estava fazendo ali…sera q nao sabiam dos riscos q corriam…..sera q acreditaram q nao seriam alvejados…..pois eh…acreditaram nos seus governants loucos e pagaram c a vida desnecessariamente.
Sera que a EMBRAER e a FAB pode colocar uma metralhadora de maior calibre? A ponto 50 (12,7 mm) mostra ser muito boa porém a 20 mm faria um estrago maior . Foi um ótimo trabalho, PARABÉNS ao piloto.
Saudações
Aí sim Mauro, essa seria com certeza a melhor opção… com o único inconveniente de levar menos cartuchos porém rasgariam bem mais lata por tiro! É só treinar a pontaria.
20 mm no Tucano? Iria fazer buracos na asa igualmente… E teria menos munição para gastar…
Se fosse para abater, pra valer, a .50 faria e bem o trabalho, se o piloto enfiasse a rajada em direção ao motor, ou piloto. E comparando a potência das duas aeronaves, o ST, teria muito tempo para fazer uma operação cirúrgica.
Bardini um canhão de 20mm teria rasgado a asa desse sertanejo no meio, foram cinco tiro que acertaram… a maior velocidade, maior temperatura e maior diametro da munição de 20mm teria destroçado o avião.
Mas você está certo, 400 cartuchos .50 fazem o serviço, era só o piloto da FAB mirar no meio da fuselagem e não deixado o cara escapar, coisa que não aconteceria se fosse um 20mm.
Que tal dois Pontiac igual dos Mikes ou até dois DEFA 30mm igual do A1 que foram fabricados aqui na Bernardini… além do que estes calibres tem muito mais energia cinética para abater alvos no solo, e a cadencia de tiro pode ser selecionada pelo piloto de acordo com o alvo, 1800 tiros para ar-ar ou 1200 para ar-solo…
O inconveniente é que pelo fato de serem maiores e mais pesados não poderiam ser embutidos nas asas e teriam que ser acomodados em casulos aumentando um pouco o arrasto do Super Tucano.
Topol, entendo seu ponto de vista, mas na vida real um DEFA e seu conjunto nao cabem numa asa do super tucano a nao ser q se mude o seu perfil e de-lhe mais reforco e isso tornaria a aeronave mais pesada e menos aerodinamica…enfim…todo o conceito ficaria prejudicado a comecar sua velocidade. Sds
O arrasto não seria maior do que o de um tanque de combustíveis externo e o ganho de capacidade para ataque poderia compensar as perdas de velocidade em missões de interceptação e destruição e também CAS.
Esse avião dá para ser concertado e embregado pela própria PF, ou doado para as forças de segurança do Mato Grosso do Sul ou do Paraná e virar “uma aeronave do bem”, menos mal, mas é pena que os meliantes escaparam!!!
Interessante, um EMBRAER caçando outro EMBRAER!!!
A aeronave fugitiva é bem resistente! Utilizar míssil é muito caro…
Creio que o disparo efetuado pelo A29 seria mais eficaz no motor.
Desenvolver técnicas para este tipo de disparo se não houver e quando aplicável.
Esse piloto confirma que e possível danificar muito uma aeronave sem matar, ao contrário do que fez em 82 Sharkey Ward quando interceptou um Hércules da FAA em missão de exploração atirou um sidewinder danificando um motor e parte da asa do cargueiro, então não invés de tentar danificar outro motor ou a outros asa, este animal mirou no centro da fuselagem e descarregou toda sua munição de 30mm assassinando todos a bordo, esse senhor em não muito tempo espero acertará as contas do que fez. Descreveu sua chacina em seu livro.
São situações diferentes. Esse episódio de 82 foi praticado durante uma guerra. O caso brasileiro foi uma interceptação de voo ilícito.
Aliás, já não era sem tempo a FAB começar efetivamente a abater aviões do tráfico.
Marco, ate compreendo seu ponto de vista…mas guerra eh guerra….sob esta otica preconizada por voce, o piloto do harrier deveria fazer o que…..desejar boa viagem e disparar flores em seu adversario…..a coisa eh muito fria e distante no ar……por acaso os anericanos c sua B15 ou ate mesmo os alemaes agiram diferente matando milhares de civis na 2 guerra mundial……..ja ocorreram centenas de situacoes bem parecidas mundo afora em todos estes anos e em muitos destes casos nem mesmo os paises estavam em situacao de conflito……….pesquise……mas esta situacao foi bem diferente, os argentinos sabiam bem o risco q corriam……….Sds
Os Ingleses Tb não gostaram, descreve em uma entrevista recente o comandante do esquadrão do Hércules na época, ao contrário do B17 esse Hércules não tinha uma dúzia de .50 para se defender, o avião já estava em pane ele podia ter atirado na outra asa! Ele descreveu com detalhes o que fez no seu livro, nivelou lento e tranquilo atrás da ave ferida e descarregou TODA sua munição de 30mm (250 obuses HEI!) no meio da fuselagem! Ele foi aposentado pouco tempo depois da guerra.
Entendo seu ponto de vista, mas o momento real exigiu dele uma decisao e ele a tomou…consequencias psicologicas e conflito pessoal irao ocorrer, nao tenho duvidas….mas eh inevitavel. Se ele tivesse uma bola de cristal tvz deixasse passar o fato naquele momento…mas note q alem de ser humano ele eh um militar, piloto num aviao militar e armado……fez aquilo q se espera do mesmo ..eh para isso q ele foi treinado, ele tinha a ordem para tal. O q vem depois eh consequencia…………afinal, os argentinos nao estavam a passeio. Este debate tbm tem muitos pros e contras e acredito q todos ficam no meio termo qto a opinioes. Sds
É o primeiro que eu vejo que foi alvejado, essa vigilância tem que ser cada vez mais intensificada!
E os malditos ainda conseguiram fugir….que pena. Traficante não merece misericórdia.
Mas as pessoas que moram ali em baixo e não tem nada haver com a situação merecem misericórdia. Ou você acha que após os disparos o avião iria explodir e se desintegrar, desaparecendo no ar?
…funciona assim no Call of Duty!
Sério, parabéns ao piloto. Trabalho cirúrgico, quando o mais fácil aparentemente era explodir o avião e pedir desculpas depois. Quanto ao sumiço dos meliantes, imagino eu que é necessário integração entre equipes de ar e terra para forçá-los s descer e prendê-los no chão.
Esse piloto realmente deve ser experiente em fuga, se evadiu para espaço aereo paraguaio e voltou e pousou no Brasil, só foi descoberto pois foi denunciado o avião com tiros nas asas no aeroporto!!
Acho que a metralhadora já esta ficando ultrapassada para esta missão deverão utilizar misseis como o piranha para ter resultado efetivo!
Um abraço.
Diego
O seeker do Piranha, assim como a maioria dos mísseis WVR, utiliza a assinatura térmica para se dirigir até o alvo, no caso a exaustão de gases da turbina de um jato gera uma assinatura térmica ideal para “chamar a atenção” do míssil… mas como fazer com que o mesmo trave em uma aeronave turbo hélice de baixo desempenho e com pouca temperatura ? As chances de se perder um petardo que, custa em alguns casos mais do que o valor da própria presa, devido a esse inconveniente é grande… ou então usar um míssil guiado por radar ativo ou semi ativo, que são mais caros ainda, no caso do Derby, além de não estar integrado ao super tucano, seria um total discrepância gastar uma vela tão cara com um defunto tão irrelevante.
sem dúvida alguma o canhão continua sendo o meio certo para abater aeronaves de baixo desempenho e o piloto da FAB está de parabéns.
Topol, correcao – o motor do Sertanejo nao eh turbo helice e sim a pistao q pode ser o lycomyng ou Continental, acrescido de um turbo charger…..segundo – No caso , o Super tucano nao tem canhao mas sim uma metralhadora de calibre .50 e pra finalizar…..exatamente isso…..usar um missil q custa mais de 80.000, pra abater um monomotor seria o mesmo q queimar dinheiro pra acender fogueira…rsrsrsrrsrsrsr Sds
Concordo em partes.
O valor do alvo talvez seja até menor que o do míssil. Mas e o valor da carga? E o valor psicológico que o abate teria no combate ao tráfico?
A FAB teria passado a mensagem se tivesse destroçado o avião.
A mensagem seria: “Aqui não. Vá traficar em outro lugar”.
Poxa, alguém realmente entendeu o que quis dizer! o trafico é algo grave e deve se adotar medida de peso. Além de poucas aeronaves realmente serem identificadas e em tempo serem interceptadas em voo fica a impressão de sucesso nas fugas! O cara evade depois volta pousa abandona a aeronave que ja teve perda total mesmo, e ai…que impressão fica??
um abraço.
Más neste caso,
para abater o avião as .50 do ST são mais do que suficientes, o piloto só não derrubou, porque não recebeu ordens para isto…
Eu acho que foi exatamente o caso. O piloto recebeu ordens para danificar o avião e ele teve precisão suficiente para fazer isso sem acertar o tanque da asa. Se fosse para derrubar ele o faria. Bastava acertar o piloto.
A mensagem foi dada, ainda que não tenha a eloquência que alguns gostariam.
Diego, entender acredito q todos entenderam……..mas existem consideracoes e divergencias sobre os meios (tipo de armas e letalidade)…..outra coisa, muito ja se discutiu anteriormente sobre deixar a decisao do abate para o piloto ou seu comandante. Fatos nao muito distantes corroboram q avioes de civis inocentes foram alvejados e derrubados sem previa condenacao ou comprovacao de ilicito (Korean 007 eh um destes casos, recentemente o abate por parte da FA da venezuela de um aviao brasileiro….ficou muita estranha a apresentacao da droga perto do aparelho …..o aviao ficou destrocado e bem queimado, mas a droga estava perfeitamente embalada e sem danos o q v acha , 2 brasileiros morreram e nossas otoridades inuteis nem se manifestaram)…..enfim, esta discussao virou mais de 10 anos no congresso nacional e so eles sabem como isso passou desta forma, neste modelo para autorizar abate….se isso esta certo ou nao, nao sabemos, vamos torcer para q nos nao sejamos as vitimas de algum erro…….Sds
Rapaz que rajada cirurgica! Se desse outra destroçava a caca! Seguida a ordem ao pé da letra! Fez o mais difícil parar o vôo preservando a vida hunana, esse cara é bom!!