Como parte das atividades da Embraer durante a LAAD, foi realizada uma visita guiada a nova geração dos aviões de transporte militar, o KC-390, que se encontrava no Campo dos Afonsos.
Por Guilherme Wiltgen
O KC-390 impressiona não só pelo seu tamanho e desempenho, conforme vem sendo constatado em seus testes, mas pelas suas tecnologias e design, que resultaram em uma aeronave militar no estado-da-arte, capaz de oferecer mobilidade e logística, mais rápido, mais longe, em qualquer lugar e em condições adversas de tempo.
Se comparado com aeronaves turboélice de geração anterior, que considero até injusto de comparação face as suas capacidades, as missões que serão executadas futuramente pelo KC-390, vão exigir menos aeronaves para cumprirem as missões mais exigentes.
Como essa foi a primeira vez que a mídia especializada teve acesso ao interior do KC-390, ela foi cercada de curiosidades. Ao entrar no compartimento de carga, seus 169 metros cúbicos impressionam.
Ele foi projetado e otimizado para fornecer espaço adicional para cargas de grandes dimensões, acomodando combinações de veículos, cargas em paletes, tropas, enfermos e tanques auxiliares.
O moderno sistema de manuseio de cargas (Cargo Handling System) da aeronave, que permite reconfigurá-la rapidamente, utilizando roletes escamoteáveis para a movimentação da carga em pallets (estrado que permite a movimentação do material) ou um piso plano para transporte de tropas ou veículos, foi mostrado durante a visita, impressionando pela sua simplicidade.
Para facilitar o acesso de veículos mais altos a bordo, o KC-390 está equipado com uma longa rampa de carga capaz de inclinar para carregar/descarregar. A aeronave também possui suportes hidráulicos estabilizadores e um guincho de carga para reduzir ao máximo a permanência em solo.
Para se ter uma ideia da sua capacidade de transporte, o KC-390 pode acomodar 01 Rheinmetall Boxer 8×8, ou 01 General Dynamics Stryker (com armadura), ou 01 tanque leve russo BMP-3, ou 01 finlandês Patria AMV 8×8, ou 01 Oshkosh M-ATV, ou 02 M113, ou 02 Containers ou 01 helicóptero Sikorsky S-70A Black Hawk.
O tour pelo KC-390 terminou com uma visita ao cockpit, que incorpora tecnologias avançadas no estado-da-arte, seu full glass cockpit fornece significativa redução da carga de trabalho da tripulação, sendo compatível com óculos de visão noturna (OVN – NVG).
Externamente, é visível a preocupação com a robustez da aeronave multimissão. O KC-390 foi pensado para poder operar a partir de pistas semi-preparadas ou danificadas e em ambientes agressivos, que podem variar desde a quente e úmida floresta amazônica, ao continente antártico ou em condições quentes e arenosas como as dos desertos.
A aeronave ainda pode ser empregada para realizar Reabastecimento Aéreo (REVO), podendo reabastecer tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempenho em elevadas altitudes e velocidades. Para cumprir missões mais longas, o KC-390 também é equipado com uma sonda REVO, localizada acima do cockpit, que lhe permite aumentar sua autonomia e alcance, e assim, permanecer “on-station” por mais tempo.
O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira.
NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece o convite da Embraer, através dos senhores Nicolás Morell e Valtécio Alencar, que não pouparam esforços para tornar a visita a mais produtiva possível.
Bela matéria. Parabéns!
Uma pergunta: na versão de produção esses fios, dutos, etc (na parte de trás de fuselagem, sobre a rampa traseira) permanecerão totalmente expostos ou haverá algum tipo de revestimento para cobri-los?
Caro Wiltgen, vc não entendeu minha pergunta, eu me referia a aparente capacidade ( que alguns aviões de carga tem ) de controlar a altura em relação ao solo – como nos carros tunados c/ suspensão a ar – p/ facilitar a movimentação das cargas. Minha dúvida é se o KC-390 tem ou não esse recurso. Ficou mais claro agora ? Abs.
Show
Rudi,
Na verdade ela acompanha o formato da fuselagem, dando a impressão de ser “torta”.
Abs
Na foto perto da Cauda ao lado do Indicativo PT-ZNF, tem uma ” PORTA ” não sei bem se essa seria a denominação correta, mas parece que esta porta é… torta?
Se o nosso governo aumentar em gastar milhões em tecnologia ,sem dúvidas nos tornaria uma potencia na industria militar !
Em 1º lugar, obrigado pelo belo trabalho. e depois uma dúvida : na foto KC-390_18 é impressão minha ou ele está propositadamente c/ a traseira abaixada p/ facilitar o carregamento ?
Obrigado Luciano!
A rampa estava aberta para facilitar a visita e possibilitar fotografar o compartimento de carga, além de proporcionar uma ampla visão dela.
Abs
Caro Guilherme, é de deixar o queixo caído rsrs
Pablo,
É exatamente como ficamos ao entrar no KC-390… rsrsrs
Realmente ele impressiona!
Abs
Que bacana, a cada dia que passa o sonho esta se tornando realidade, Guilherme estava vendo o vídeo no canal do Roberto Caiafa no Youtube, inclusive em um deles você da um susto nele logo no começo de vídeo rs….., vi que tinha delegações estrangeiras visitando a aeronave, No vídeo em que o Caifa esta dentro do avião mostrando o compartimento de carga aparece duas pessoas que posso estar enganado, mas parece ser pessoal da força aérea da Nova Zelândia (país que já mostrou interesse na aeronave) você pode confirmar isso? No mais parabéns pela matéria
Obrigado Jr!
Eu não tenho certeza quanto a ncacionalidade deles, não tivemos contato. Ouvi alguns comentários de que eram suecos, mas não posso confirmar.
Abs
PS:Achei que o Caiafa editaria aquele trecho do vídeo! rsrsrs