Por Guilherme Wiltgen
A Saab está apresentando no seu stand na LAAD – Feira Internacional de Segurança e Defesa, que acontece no Rio de Janeiro, o mockup do Gripen NG.
O Gripen NG está utilizando um esquema de pintura com uma camuflagem digital pixelada, falso canopy e configurado com diversos tipos de armamento, entre eles os mísseis Meteor, MAR-1 e o A-Darter.
Durante sua passagem pelo stand da Saab, o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Aeronáutica, aproveitou para conhecer de perto o F-39 Gripen, o futuro caça da FAB.
Bom dia a todos! Padilha inicialmente quero parabeniza a todos pelo excelente trabalho na LAAD e no DAN.
Acaso soube alguma coisa quanto ao leasing dos JAS-39C pela FAB?
Moreno
Claudio isso ainda está em discussão entre os governos. Todos querem que saia, mas depende do governo sueco e do brasileiro. A SAAB não participa dessa negociação. E obrigado pelos elogios.
…………….A Embraer vendeu em 2010 alguns Super Tucano ao Equador, com uma pintura digitalizada muito bonita que poderia até ser aplicada a outros aviões da FAB, em especial o Gripen que vai chegar…………….
E sobre os prosub, será apresentado algo ao Brasil, ja que o proprio ministro falou que o projeto esta hibernando ?
Quem está hibernando é o PROSUPER. O PROSUB vai muito bem obrigado.
Dizem que os GRIPENS de aluguel não veem mais alguma novidade nesse assunto.
Os Gripens C e D não virão da SAAB. Serão do governo sueco para o governo brasileiro. Ainda estão negociando.
Será mesmo que os C e D’s não vem? Eu espero que venham… Pois seriam de grande valia, até 2019 e quem sabe poderiam já ficar por aqui, depois do recebimento dos 36 vindos da SAAB (lá por 2025), sejam modernizados e elevados a categoria E/F. Agora penso, o único caça finalista do FX-2 que já poderia estar em terras brasileiras fosse o escolhido seria o F18-SH não? Com certeza a Boeing faria um esforço enorme para colocar esses em tempo hábil sobre os céus brasileiros nas Olimpíadas, e me arrisco a dizer, quem sabe até mandaria uns “emprestados” da USNavy durante a Copa, maaaaas no meio do caminho havia um tal de Snowden.
Douglas, a Boeing perdeu o bonde. Sim, se ela tivesse ganho, os F-18 estariam aqui bem rápidos, pois eles mandariam um lote já pronto para a FAB, mas……., a Boeing perdeu e todos sabem porque.
Muito lindas as fotos !!! Obrigado e parabéns ao site pela reportagem !!! Acredito que depois de todo debate, a escolha do Gripen foi acertada. Ficamos entre um avião excelente de preço muitíssimo alto e outro experimentado porém de transferência de tecnologia ianque sem confiabilidade nenhuma.
Eu gosto desta camuflagem, se quando chegar ao Brasil colocarem aquela pintura horrorosa verde e azul vai matar o caça, nem pintura a gente sabe fazer direito, camuflagem é uma arte, coisa seríssima, mas ficam brincando de pintar, o Brasil está décadas atrasado, basta ver a pintura atual, é de dar asco.
Sabe se alguma empresa já fechou negócio. Será divulgado um balanço de quanto foi comercializado nessa LAAD?
Abs , Marcelo Pereira
Pois é, na entrevista do ministro ele falou que fechamos um negócio com o Iraque e que estávamos próximos de fechar outro com o mesmo Iraque. Alguém que esteve lá sabe qual foi o produto que vendemos?
Torço pra que o projeto do Gripen siga sem empencilhos e que seja o ínicio de um processo de transformação para a FAB se tornar o que sempre mereceu ser; uma grande força aerea de uma grande nação.
E o WAD que seria apresentado no avião? Não permitiram a foto? Pois no Twitter do Faboficial já está disponível uma imagem do cockpit com o WAD.
Sabe o que seria muito legal ver, se no mockup tivesse os detalhes ja da FAB, como escrito força aerea brasileira, ja nos daria um gostinho na boca!!!
O brasil está apresentando quais projetos no evento?
…………..Seria ótimo uma “geral” sobre todos os produtos…………
E impressão minha ou a LAAD esse ano esta as moscas?
Negativo. Nós fizemos as fotos depois que fechou.