Por Guilherme Wiltgen
A Light Helicopter Turbine Engine Company (LHTEC), uma parceria entre a Honeywell (50%) e a Rolls-Royce (50%), foi selecionada pela Marinha do Brasil para atualizar os helicópteros Westland Super Lynx Mk21A. O programa de modernização com o motor LHTEC CTS800-4N dará ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) uma melhora significativa em suas capacidades, desempenho, alcance operacional e eficácia na realização de missões com a aeronave Super Lynx.
O CTS800-4N é certificado pelo Exército dos EUA (US Army) para uso militar, pela Administração Federal de Aviação (FAA) e pela Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA). O motor também concorre em vários programas de helicópteros na Ásia.
O desempenho do motor CTS800-4N é comprovado pelo seu uso no Lynx Mk9A, no Super Lynx 300 e no AW159 do Exército e da Marinha Britânica. O programa de atualização do motor proporcionará à Marinha do Brasil grandes melhoras de desempenho em ambientes quentes e elevados, através do aumento da carga útil e pela ampliação da área de operação. Estas melhorias são possíveis graças a várias características do motor CTS800-4N, líder em sua categoria, tais como consumo específico de combustível e relação potência-peso.
Durante a fase de desenvolvimento do programa RAH-66 Comanche, a família LHTEC CTS800-4N comprovou seu desempenho e confiabilidade e, desde então, tem assegurado inúmeras aplicações de produção. O excepcional baixo consumo de combustível do motor, que tem dimensões pequenas, leve e com alta potência, oferece uma grande variedade de opções de aplicação para os operadores.
As atividades de remotorização serão iniciadas na metade de 2015, na fábrica da AgustaWestland, em Yeovil, Inglaterra, com previsão de entrega do primeiro helicóptero à Marinha do Brasil no final de 2017. A conclusão da modernização das oito células está prevista para o início de 2019 e as aeronaves atualizadas serão designadas AH-11B Super Lynx.
essa modernização é valida por se tratar de uma aeronave muito boa.
Após as modernizações com a implantação do novo motor além do full glass cockpit e aviônicos novos os Super Lynx da marinha ficarão equivalentes aos Wildcat ingleses.
JSilva,
A remotorização é só uma parte do programa de modernização, cujo escopo é muito mais abrangente e que você pode saber mais neste link: http://www.defesaaereanaval.com.br/marinha-do-brasil-e-agustawestland-assinam-contrato-para-modernizacao-do-super-lynx/
Juarez, não sei de onde tirou esta informação, pois o programa não está atrasado e as células estão sendo preparadas para envio à Yeovil, inclusive a primeira já está pronta e embarca mês que vem.
Com relação a quantidade, nem a MB e nem a AW confirmam a sua informação.
Abs
O programa ma está atrasado em função da MB não ter condições de entregar as células completas, anotem aí, pode não passar de 06 células modernizadas.
Grande abraço
Ao que parece, pelo prazo estipulado, final de 2017, não haverá somente a remotorizacao. O prazo dilatado significa tambem que a coisa não é tao simples assim.
O programa prevê inovações nas células. E em aviação quando você introduz novidades no avião, são necessárias homologações. Quando ficar pronto, a aeronave estará muito acima em termos de desempenho do que todas que voam atualmente. Aguardem e confiem!