Sistema nacional será utilizado nos Pantera K2 modernizados da Aviação do Exército
A Helibras e a Sagem do Brasil assinaram nesta terça-feira, durante o primeiro dia da LAAD – Feira Internacional de Segurança e Defesa um contrato para fornecimento de pilotos automáticos nacionais para os Pantera K2 da Aviação do Exército, que estão sendo modernizados na fábrica da empresa em Itajubá (MG).
Os próximos helicópteros modernizados receberão os componentes produzidos no Brasil, através da transferência de tecnologia da Sagem matriz (França) para a unidade da empresa no Brasil.
Os equipamentos nacionais oferecem benefícios para todas as partes. “Para a Helibras é a certeza de que estamos no caminho certo, iniciado com o contrato do H225M, para a evolução de uma cadeia de fornecedores globais em conteúdos e tecnologias aeronáuticas”, diz Eduardo Marson, presidente da fabricante de helicópteros.
Para a Sagem é o crescimento de suas atividades, realizando mais um serviço com tecnologia e competências brasileiras. E para o cliente é a possibilidade de contar com equipes capacitadas em seu território para eventual respaldo e manutenção.
A Sagem do Brasil já é uma parceira da Helibras na produção do sistema de piloto automático para o H225M.
Seria interessante uma parceria da Sagen com a Opto Eletronica para desenvolvimento de novos sistemas FLIR nacionais para os helicópteros e para os super tucano, também sensores IRST e designadores LASER para bombas guiadas doa A1-M e óculos de visão noturna para as tropas terrestres