A Bell Helicopter, representada por exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva traz novidades para o setor militar na nona edição da LAAD Defence & Security (Feira Internacional de Defesa e Segurança), que acontece no RioCentro no Rio de Janeiro, de 9 a 12 de abril.
Está em exposição no estande, um helicóptero consagrado nesse setor: o Bell 407 GT. Além dele, a Bell possui uma ampla linha de produtos com soluções para diversas missões da área de segurança, como o Bell 429, Bell 407 GX, Bell 412EP, Huey II, Bell 407AH e Bell 525, helicópteros aptos para fazer patrulhamento de fronteiras, resgate em locais de difícil acesso e também possibilita versões aeromédicas.
Bell 407 GT – ataque aéreo e salvamentos
Apresentado durante a Heli-Expo 2013 em Las Vegas em março, o Bell 407GT tem capacidade de missão que varia desde ataque aéreo tático e escolta de tropas a reconhecimento e busca e salvamento. Possui um sistema universal de armas (UWP – plataforma estável para a entrega precisa de material bélico que pode ser rapidamente reconfigurada para metralhadoras e foguetes). A configuração básica inclui Dillon M13D, mini-armas, metralhadoras calibre 0,50, foguetes de 2,75 polegadas e armas a laser guiadas que podem alcançar o alvo na distância de cinco mil metros. Vale ressaltar que o suporte para as armas pode ser facilmente removido para atender aos requisitos de outras missões como busca e salvamento.
A aeronave também possui sistema de câmera infravermelho com laser, rádio tático, equipamentos de sobrevivência, o sistema o G1000H Garmin ™, com telas de alta resolução em LCD de 10,4 multifunção e seu painel de instrumentos tem visão noturna capaz de fazer reconhecimentos a longa distância. Há ainda a opção de Wescam MX-15DI e da FLIR Systems 230-HD.
“A área de defesa é uma das mais aquecidas do setor aéreo, por isso, a TAM AE e a Bell trouxeram para a LAAD um helicóptero moderno e produtos de segurança”, destaca o diretor de vendas da TAM Aviação Executiva, Leonardo Fiuza
Huey II – “Caveirão Voador” – blindado e com amplo espaço
O Huey II (popularmente chamado de Caveirão Voador), na sua versão blindada, já foi utilizado na pacificação das favelas do Rio de Janeiro, e também auxiliou os bombeiros e a polícia nos resgates de vítimas das enchentes de Petrópolis.
Equipado com o motor Honeywell T53-L-703, o Huey II pode levar até 15 pessoas, possui grandes portas laterais deslizantes que facilitam a entrada e saída de pacientes, passageiros ou carga. Além disso, pode levar uma grande quantidade de equipamentos e ter versões personalizadas.
Bell 429- Helicóptero bi-turbina leve mais vendido do BrasilCertificado pela FAA e pela EASA, em 2009, e pela ANAC, em 2010, o Bell 429 é o mais avançado helicóptero bi-turbina leve do mundo, estabelecendo um novo parâmetro para a categoria. Com capacidade para um piloto e sete passageiros, a aeronave pode decolar com até 7500 lbs de combustível, aumentando ainda mais a sua autonomia de voo. Oferece ainda velocidade, alta performance no voo pairado e maior margem de segurança. Além disso, é o primeiro helicóptero do mundo certificado para WAAS, um sistema de aproximação de pouso vertical em piloto automático. Outro segredo do 429 é a sua plataforma de aviônicos full glass cockpit. Com telas digitais de LCD de última geração já na sua versão standard, a aeronave possui os mais modernos painéis da atualidade, com piloto automático de quatro eixos (opcional) e homologação para single pilot IFR.
Bell 407 GX – painel de alta tecnologia
Desenvolvido em parceria exclusiva da Garmin com a Bell, este é o primeiro helicóptero monoturbina do mundo que oferece aos pilotos um painel digital com as mesmas características daqueles disponíveis em jatos de grande porte. O Garmin G1000H possui duas telas de LCD de 10.4” de alta resolução, que combinam instrumentos de vôo, navegação e turbina. Nesse painel é possível ter uma visão real do terreno na tela (Synthetic Vision Technology), operar um sistema digital de representação de rotas (Pathway in the Skies), ouvir alertas de colisão e armazenar os dados da rota, turbina e desempenho em um cartão de memória para verificar se houve algum parâmetro excedido no equipamento durante alguma manobra. Além de toda a tecnologia do novo painel, o Bell 407GX possui o coletivo acoplado com a manete de potência e uma excelente manobrabilidade, baixa vibração e ruído, devido ao seu rotor de quatro pás feito em material composto. Outra característica que o diferencia dos demais é a sua excelente carga útil, conhecida na linguagem dos pilotos como full-full, ou seja, possui capacidade para decolar com número total de passageiros, carga total de bagagens e combustível.
Bell 412EP – Cabine adaptável para qualquer missão
O Bell 412EP pode ser utilizado nas condições climáticas mais adversas possíveis como a neve. Com capacidade para 13 passageiros e dois pilotos esse modelo possui uma cabine adaptável para qualquer missão, além de oferecer um sistema de controle de vôo automático digital. É equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6T-9 Twin Pac®.
Bell 407AH – primeiro modelo comercial da Bell armado econômico
O Bell 407AH é o primeiro helicóptero comercial da Bell com várias armas e pacotes de vigilância. Sua configuração principal inclui sistemas de armas Dillon Minigun 7,62 milímetros e sete-shot sistema de lançamento de foguetes, mas pode ser personalizada. Além disso, possui, caso necessário, uma ruptura do sistema de combustível, monitoramento de superação do motor e um regulador de pressão que mantém o poder nas mãos do piloto.
Com capacidade para seis passageiros e um piloto, o 407 AH pode chegar à velocidade 246 km/h, levar até 1,200kg de carga e fazer viagens de até 3,8 horas sem precisar reabastecer (488 litros de combustível). Oferece ainda uma cabine confortável com 2,4 m³ e 0,45 m³ de bagageiro. Essas e outras vantagens fazem desse modelo 50% mais barato quando comparado a outras aeronaves militarizadas equipadas.
.