A Kongsberg anunciou hoje que assinou um contrato com a Marinha do Brasil para o fornecimento dos mísseis ar-superfície Penguin, e equipamentos associados, em um contrato avaliado em 33 milhões de Euros.
Os mísseis são do tipo “Fire-and-Forget”, com guiagem IR (Infra-Red) e alcance de 18MN, serão utilizados nos novos Helicópteros Multi-Emprego MH-16 Seahawk, que podem transportar um Penguin em missões ASuW, foram recentemente incorporados ao 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).
FONTE e FOTOS: Kongsberg Defence Systems
Interessante, pois o Penguin tb esta certificado para o Super Linx. So espero que certifiquem o futuro MAN-1 para operar em todos os vetores(Super Linx, SeaHawk, Caracal). Talvez um problema, caso o futuro missil seja do mesmo tamanho do AM-39. Entretanto, deveriam pensar em comonalidade. So gostaria de saber se a Konigsberg Defence transferira algum “know-how/why” para o projeto do MAN-1, ou se a Mectron aproveitara para aprender algo sobre o Penguin(seekers diferentes) e aplicar no MAN-1.
Esse contrato se refere aos 8 mísseis iniciais ou é um novo contrato? Quantos mísseis envolve?
Parece que eh o segundo lote. Pelo valor, eu diria 16 misseis, mas eh dificil precisar, pois no valor tem sempre outras coisas, como treinamento, logistica, TOT, etc etc.