Por Guilherme Wiltgen
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, anunciou na sua conta oficial no Twitter que o primeiro KC-30 (Airbus A330-200) seguiu nessa madrugada para a Jordânia, onde vai passar por revisão e receberá a pintura da Força Aérea Brasileira (FAB).
O A330-200 prefixo PR-AIS é um dos dois aviões adquiridos da Azul SA, dentro do programa KC-X3 que visa prover a FAB de aviões de Reabastecimento em Voo (REVO), de longo alcance, e transporte estratégico.
O próximo passo, para alcançar o objetivo da FAB, é realizar a conversão dos dois A330-200 em MRTT (Multi-Role Tanker Transport), elevando a FAB a outro patamar operacional.
As duas aeronaves, FAB 2901 e FAB 2902, receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, e ficarão sediados na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).
Será que serão receberão pinturas padrão Kc-390 ou pintura cinza comun?
Provavelmente o cinza.
Boa noite Padilha,
Qual a probabilidade de o outro A330 que está estocado na França, nem vir pro Brasil, e ir direto para Getafe, para conversão?
Abs
Obg
Só o tempo dirá.
Desculpa minha ignorância , mas agora ou desde quando a Jordânia é refereência em manutenção e pintura de aeronaves da Airbus? talvez eu não saiba mesmo ! Apenas uma pergunta . Não poderia ser revisada e pintada aqui mesmo !
Custo-Benefício. Aqui poderia sair mais caro.
Ótima notícia! Dois grandes aviões para uma longa jornada.