A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, nesta segunda-feira (18/04), o contrato referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, compatíveis com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). A empresa Azul S.A. foi declarada vencedora por atender a todos os requisitos do certame, apresentando uma oferta no valor global de aproximadamente US$ 80 milhões, o equivalente a R$ 375 milhões de reais, na cotação atual. O processo foi encerrado no último dia 07 de abril.
A empresa aérea apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508, adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.
Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato. Ambas, que já estão com suas matrículas definidas (FAB 2901 e FAB 2902), receberão o designativo KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ).
Em toda a sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Hoje, as maiores aeronaves da FAB são os KC-390 Millennium, que têm um papel importante nas missões de transporte aéreo de carga e pessoal, lançamento de paraquedistas, assalto aeroterrestre, dentre outras, em um cenário tático. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do KC-390 às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.
Sendo o Brasil um País de dimensões continentais, torna-se imperativo possuir a capacidade de desdobrar seus meios aéreos, tropas e equipamentos para qualquer lugar, a qualquer hora. Uma aeronave estratégica, carregada com cerca de 110 toneladas de combustível, é um fator multiplicador de capacidades de qualquer força aérea, pela possibilidade de apoiar uma grande quantidade de aeronaves de caça, em suas missões de emprego. Além disso, as demais características da aeronave são essenciais para cumprir missões de logística e de transporte.
Diversos países já operam o A330 MRTT, a exemplo da França, Reino Unido e Austrália, dentre outros. A negociação com a empresa Airbus para conversão das aeronaves comerciais em plataformas MRTT será iniciada nas próximas semanas, a fim de que a primeira aeronave com esta configuração entre em operação em 2024.
Vetor multimissão
Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabine comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir missões de evacuação aeromédica, ou seja, moldar-se de acordo com as necessidades operacionais, com grande flexibilidade.
Assim, com a junção das potencialidades das duas aeronaves, a Força Aérea Brasileira realiza um salto operacional extraordinário na Aviação de Transporte e garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo e integração do território nacional, com vistas à defesa da Pátria.
FONTE: FAB
A FAB já deveria começar a pensar na venda do A319 e com o dinheiro mais um A330 seria mais lógico termos uma aeronave que atende a várias funções,inclusive o transporte presidencial.
O 787-8 presidencial do México está a venda.. Q máquina!!! Mas acho que é uma bomba, pq ninguem quer comprar
Obtidas as aeronaves, agora se passa a negociar a conversão para o padrão MRTT…
Quanto mais rápido se fechar a negociação mais cedo os A330-200 MRTT entrarão em serviço proporcionando mais um salto operacional significativo à FAB…
São aeronaves muuuuuito pouco voadas. Segundo os registros de voo (flightlog) a MSN 1492 fez seu voo inaugural em 14/04/2014 e apresenta apenas 4 (isso mesmo, 4) voos: 25/11/2014 – AVIANCA, 17/10/2015 – AVIANCA, 17/12/2015 – AVIANCA e 05/04/2018 – AVIANCA, sendo estocada em 2018 e desde 2019 encontra-se “estacionada” pela Azul, sem apresentar qualquer registro de voo.
Já a MSN 1508 fez seu voo inaugural em 14/03/2014 e realizou apenas 4 voos, todos pela AVIANCA, até ser estocada de 11/2015 até 07/2017 e depois fez mais 4 voos, também pela AVIANCA Brasil, sendo novamente estocada em 03/2019, não apresentando nenhum outro registro desde então. Portanto, as duas aeronaves atendem à exigência do Edital (fabricadas após 01/2014) e são aeronaves realmente muito pouco voadas. Parabéns à FAB! Excelente aquisição!
Finalmente!!! Parabéns á FAB que agora terá caça e capacidade logística (REVO) para operar em larga escala tanto em operações nacionais, que diga-se de passagem por si só já é bem amplo, como em condições internacionais intercontinental. Estou pensando: será que eles podem ser usados no desfile da independência esse ano antes de serem levados para a conversão? Isso dependerá evidentemente do contrato de conversão.