O Yuma Test Center (YTC) é o principal centro de testes do Exército dos Estados Unidos (US Army).
Existem vários fatores que explicam isso, disse Carlos Anaya, Oficial de Testes. “O YTC tem instalações, mão-de-obra, instrumentação e excelente clima durante o ano todo para a Air Delivery Operations”.
O Yuma Proving Ground (YPG) também tem “jumpers” da USAF dedicados, que desempenham um papel importante nesses tipos de teste.
Os YTC SOMTE (Soldier, Operator, Maintainer, Test and Evaluation) são soldados experientes que foram selecionados para testarem os pára-quedistas para os militares”.
Esses recursos são as principais razões pelas quais outros países procuram a certificação de aeronaves pela YPG.
Recentemente, o YPG recebeu cerca de 70 pessoas do Brasil, incluindo mecânicos, pilotos de teste e engenheiros, que estavam lá para a certificação de teste de lançamento aéreo da aeronave Embraer KC-390.
O Embraer KC-390 é um avião de transporte militar multimissão que a Força Aérea Brasileira pretende usar em um futuro próximo. No entanto, a parte de certificação deve estar completa antes que a aeronave seja liberada para emprego real.
O pessoal da YPG apoiou a Embraer nos testes de entrega aérea para o K-390. Foi um processo de certificação que incluiu a realização de vários testes para certificar o sistema. A Força Aérea Brasileira estabeleceu os requisitos e o YPG apoiou a Embraer na condução de todos os testes críticos.
Anaya explica: “O papel da YPG para este projeto foi equipar todas as cargas úteis, embalar pára-quedas, coletar dados de instrumentação, fotografias, vídeos e suporte a coordenadas de alcance.”
Roberto Becker, engenheiro-chefe de testes de voo da Embraer, onde trabalha há 30 anos, disse que embora esta não seja a primeira vez dele no YPG, é a primeira vez que ele vem para este teste. Após o mesmo, ele está confiante sobre as capacidades da aeronave. “O avião é fantástico”, disse ele. “Ele está funcionando perfeitamente, sem problemas e o sistema está operando muito bem”.
Becker explica que a aeronave passou por uma certificação básica e agora a YPG está apoiando a certificação de missão militar. Ele está satisfeito com o processo. “A equipe do YPG é realmente muito profissional e eles sabem o que estão fazendo”.
FOTO: Ilustrativa