A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) recebeu pela primeira vez a aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, no aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller, no dia 21 de julho.
O avião da FAB é operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, situado na Ala 2, em Anápolis (GO) e está no Complexo Aeronaval para realizar o lançamento de paraquedistas em apoio ao adestramento do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC).
A aeronave KC-390 é um projeto conjunto da FAB com a Embraer, é um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil. Os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte, tendo sido inclusive usados nos transportes de oxigênio durante a pandemia da COVID-19 pelo Brasil.
Por ocasião do pouso do KC-390, o Comandante da Força Aeronaval, CAlte Alvarenga, acompanhado do Comandante da BAeNSPA, CMG José Fábio e do Comandante do EsqdVF-1, CF Eduardo Luís, puderam visitar e conhecer o avião.
Só me deixa muito triste o atual governo reduzir a quantidade de aeronaves compradas eu esperava mais desse governo para nossas FFAA.
Abraços a todos
Tamos juntos pelo Brasil
Concordo, os KC390 teriam multiplas funções úteis à MB!. Entre outras, o transporte de material eventualmente requerido com urgência na hipóptese de que ocorram um acidente com submarinos, apoio a buscas e salvamentos em alto mar(podem lançar várias balsas de apoio a naufragos), reabastecimento de bases navais distantes (por exemplo em Fernando de Noronha), apoio a bases fluviais na amazônia….muitas possibilidades ÚTEIS, mesmo em combate, utilizando misseis e torpedos de ataque.
A marinha poderia adquiriu duas aeronaves para apoiar as suas atividades e as dos fuzileiros. e assim estimular a indústria nacional
Seria magnífico uns 02 ou 03 destes KC-390 para a Aviação Naval Brasileira, para atuarem se forma autônoma.
Pelo contrário, as Forças Armadas precisam intensificar a interoperabilidade para que o país tenha um sistema de defesa em rede para que a disponibilidade de meios sejam o mais atuantes possível. A exemplo do data link do Gripen com outros aviões da FAB esse apoio da Força Aérea ao Exército e Marinha são uma espécie de “data link” dos meios. Em outras palavras: quanto mais meios á disposição atuando em rede menor o tempo de resposta a uma crise.
Mas como é feio essa corcunda do caça.
Sacrilégio criticar a corcunda do Skyhawk! 🤣🤣🤣🤣
Desculpe Guilherme mas mereceu rsrsrs. Hô negocinho feio!
Que heresia André…🤣🤣🤣🤣
Parabens à FAB.