O voo durou 1h19 minutos e testou sistemas da maior aeronave já projetada no Brasil
O protótipo do KC-390 rea lizou seu voo inaugural na manhã desta terça-feira (03/02), a partir da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O voo durou uma hora e 19 minutos e ocorreu em uma área sobre fazendas do interior de São Paulo.
Nos comandos, estavam dois pilotos de teste da Embraer, entre eles, o Coronel da reserva da FAB, Marco Oliveira Lima; e dois engenheiros de voo da empresa. “O voo transcorreu normalmente”, afirmou o comandante.
“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Ele assistiu à primeira decolagem ao lado do presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado; do Vice-Presidente Executivo de Negócio de Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider; e do ex-comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.
Com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.
Entregas em 2016
O voo inaugural é o início da fase de testes dos dois protótipos, prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira assinou o pedido de aquisição de 28 aeronaves.
Na FAB, os KC-390 deverão cumprir todas as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios. Para isso, o avião deverá ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da Antártica até o calor da Amazônia. O uso de turbinas a jato permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. Já o antecessor não passa dos 671 km/h.
O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390.
Também poderão ser levados 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas em uma configuração de transporte de tropa ou 74 macas mais uma equipe médica em uma configuração de Evacuação Aeromédica. O peso máximo para cargas é de 23 toneladas. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.
As 28 unidades para a FAB serão entregues ao longo de doze anos. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.
FONTE: FAB
Esse e um grande dia da aviacao militar brasileira
Os brasileiros lavadores de prato em Miami Beach não gostam nem um pouco do desenvolvimento brasileiro, sem roubar nada de outras nações, fazer o que né? Os cães ladram e a carruagem continua passando
Olá, amigos.
Louzada também é da reserva da FAB. Os dois pilotos realizaram curso de ensaio em voo na FAB e têm histórico relevante no CTA e como pilotos de caça.
Abraços,
Justin
Padilha,eu ouvi falar que era 2 protopios e 28 aeronaves sendo ao todo 30 aeronaves para a FAB será q é verdade?
Positivo. O 2º estava lá dentro do hangar quando apresentaram o 1º.
Caraca véi, abri a pagina do DAN e está de cima abaixo com matérias do KC-390 o nosso Albatroz, leviatã do espaço . . . . estou lendo item por item, saboreando todo este sucesso, e estou fazendo por ondem de postagem, deixando os videos para o fim . . . . k k k k . . . . valeu Padilha, valeu DAN . . . Hurraaaaaa . . . . .
É bom demais ser brasileiro hoje, hoje foi o KC-390, em 2020 será o Gripen-NG-BR, 2023 será o SNBR Alvaro Alberto. Parabéns Brasileiros…
Pois é filipe e tem gente que ainda fala que o Brasil não está evoluindo em nada na parte militar. Deixa pra lá. Eu duvido que nos tivemos tantos projetos em desenvolvimento ou já desenvolvidos em qualquer outra época de governo democrático.
1° Meus parabéns.
2° vi a poucos dias dois pontos de vista contrários sobre este vetor, um diz que ele em caráter estratégico, outros dizem que ele não é um erro grosseiro da nação.
Gostaria de ouvir dos colegas alguma opinião para eu poder formar a minha, se alguém puder ajudar, agradeço.
Agora sim começa o jogo comercial de VERDADE.
Após o voo bem sucedido do primeiro protótipo os potenciais clientes sentem uma diminuição significativa do fator RISCO de projeto e passam a se preocupar com a fila de atendimento da produção seriada. Quem tiver mais NECESSIDADE operacional ou quiser APOSTAR mais alto no sucesso da nova aeronave sobre o mítico C-130 Hércules começa a querer negociar propostas firmes para ganhar SLOTS* na linha de produção.
Em aeronaves bem sucedidas comercialmente estes SLOTS de produção podem até valer algum dinheiro para quem apostar PRIMEIRO e não tenha necessidade premente, sempre aparece algum atrasado árabe que precisa da aeronave para ONTEM e tem bala na agulha para comprar SLOT de produção já vendido. Isso é mais comum nas grandes aeronaves da aviação civil mas ACREDITO por ser uma aeronave BASTANTE evoluída em relação ao C-130, se o preço do KC-390 for competitivo e cumprir o que promete este fenômeno tem ALGUMA chance de ocorrer com esta aeronave.
Excelente!
Ops… sem nenhum video…. me parece muito estranho!! divulgar somente algumas fotos… imagem do fenon paquera no radar… uhhh!!! to começando a ficar com duvidas dos fatos, se é que ocorreram!!! kkk
Menos Vitor…
Tem gente que só sabe jogar contra….
só sabe denegrir e quando o produto é gringo fica falando “é o melhor de todos”.
Deixa pra lá.