Nesta quarta-feira (13), a aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou oito toneladas de equipamentos para Manaus (AM).
O FAB 2856 decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 16h10 (horário de Brasília), com destino a Ala 8, em Manaus (AM), onde pousou às 21h00, com material hospitalar, camas, cilindros de oxigênio, macas e barracas, totalizando 8.820 quilos de materiais que irão equipar o Hospital de Campanha (HCAMP).
Essa missão marca o início de uma nova fase de combate a COVID-19 no ano de 2021, cujo engajamento foi constante ao longo de 2020. De acordo com o Comandante da Aeronave, Major Aviador Flavio Diniz Pereira, o compromisso assumido há 20 anos, quando ingressou na Força Aérea, tem proporcionado a oportunidade de servir ao povo brasileiro em inúmeras oportunidades.
“É um orgulho poder ombrear com militares e civis num esforço conjunto de combate à pandemia. Esperamos que, muito em breve, estejamos todos celebrando o fim desses infortúnios”, disse o Oficial.
O Sargento Edson Aguiar também participa da missão do FAB 2856 como Loadmaster, profissional responsável por coordenar volume de carga e peso. “Esta é a minha primeira missão deste tipo e tenho o sentimento de satisfação de poder, de alguma forma, contribuir para o combate deste mal que está assolando todo o nosso povo. Nós não medimos esforços para o cumprimento da missão que nos é dada”, disse.
Operação COVID-19
Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.
As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, higienização de lugares públicos, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças, que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.
Mandaram um kc390 para os EUA, pra participar de exercícios….poderia estar carregando cilindros de o2 líquido agora no lugar de um Hércules, com préstimos bem melhores…. nosso “especialista em logística” da Saúde não mostrou ainda a sua proficiência na área….queria mandar avião pra índia sem ter as vacinas liberadas pra embarque…..sabiam da crise de oxigênio em Manaus dês do início do mês e ainda não tinham montado o socorro, esperaram faltar e aconteceu essa tragédia.
O problema em Manaus é OXIGÊNIO e muito grande!!!
Noves fora o resto do material tem ali apenas QUATRO cilindros grandes de OXIGÊNIO… E só…
Sem falar que a capacidade de carga do KC-390 é bem maior que 8 toneladas…
Muito volume tomado por coisas como COLCHÔES via a jato… Pode isso?
É a típica missão de representação política ou enxugar gelo…
Com a catástrofe que acontece em Manaus e se enviar este “mix” de material de KC-390 não só é antieconômico como um gerenciamento de recursos pouco inteligente neste momento…
Faça melhor uai, veja as coisas sem paixões políticas .
Paixão Política É FAZER de conta que aquilo é solução para o tamanho do problema…
Esse é o nosso KC- 390 mostrando a que veio. Cumprindo com excelência as missões que lhes é dado.
Bravo Zulu.