FAB e Embraer: caminhos futuros em prol de interesses convergentes?
O dia de hoje representa um importante marco para as relações da Força Aérea Brasileira com a mais importante Empresa Aeronáutica do nosso País: a Embraer
Nascida em 1969, dentro de um conceito ainda atual de “tríplice hélice” – o governo, a indústria e a universidade – a Embraer ombreou com a Força Aérea Brasileira (o governo) e com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (a universidade) os inúmeros desafios que foram necessários para consolidar-se como a terceira maior empresa aeronáutica do mundo, orgulho para todos nós brasileiros.
Nessa caminhada de mais de cinco décadas, sou testemunha do esforço conjunto dos sucessivos governos, ministros e Comandantes da Aeronáutica na priorização dada ao processo de desenvolvimento da empresa, o que repetidamente foi feito com os recursos orçamentários alocados à FAB.
Sim, foi a Força Aérea Brasileira que, abrindo mão de importar os mais modernos sistemas de armas disponíveis no mercado mundial a preços compatíveis com nossas possibilidades, optou por um processo de nacionalização industrial, que pudesse gerar nossa independência externa, criar empregos de alto nível e riqueza para nosso povo.
Em cada um dos programas militares dos quais participamos, contribuímos para a aquisição ou expansão das capacidades tecnológicas da empresa, conhecimentos esses que transbordaram para as áreas dos aviões comerciais e executivos, e passaram a produzir os produtos vitoriosos, que garantem os seguidos lucros aos seus acionistas, principalmente após o processo de privatização, ocorrido em 1994.
Em 2008, a partir da prospecção do mercado de aeronaves de transporte da classe dos C-130 Hércules, um ícone no transporte militar de cargas e passageiros, a FAB novamente apostou na capacidade de a Embraer desenvolver um avião vitorioso, comprometendo-se com o pagamento total do seu desenvolvimento que, a valores atuais, representa mais de onze bilhões de reais.
Conforme idealizado, a nova aeronave da Embraer, o KC-390 Millennium, cujas quatro primeiras unidades já foram recebidas pela FAB, tem-se mostrado como um produto versátil, confiável e que atende aos requisitos para os quais foi desenvolvido, como pudemos verificar pelo seu emprego em atendimento às ações de combate à pandemia do COVID-19.
Esta história de parcerias nem sempre é feita apenas de vitórias e convergências.
Considerando as necessidades de nossa Força Aérea frente aos recursos anualmente disponibilizados, o Alto-Comando da Aeronáutica decidiu por iniciar negociações com a empresa, no sentido de reduzir a quantidade inicialmente contratada, em 2014, de vinte e oito para quinze aeronaves. Iniciamos, assim, em 23 de abril de 2021, um complexo processo de negociação que buscou uma solução de consenso, mas limitada pelos ditames legais dos contratos administrativos públicos, e que não causasse prejuízos à empresa.
Tal processo, previsto para ser concluído em agosto passado, foi seguidamente estendido, em busca de uma proposta mais aceitável para ambas as partes, sendo finalmente estabelecido o dia 11 de novembro para a conclusão do processo.
Em que pese nosso passado de interesses convergentes e o trabalho harmônico das nossas equipes de negociadores, a Embraer informou a não aceitação da proposta da Aeronáutica.
Considerando a decisão da Embraer e a impossibilidade de permanecer com a execução do contrato nas quantidades atuais, a Força Aérea Brasileira, no intuito de resguardar o interesse público, iniciará, dentro dos limites previstos na lei, os procedimentos para a redução unilateral dos contratos de produção das aeronaves KC-390, fato inédito e indesejável nessa importante e cinquentenária relação.
O Comando da Aeronáutica, ratificando a manutenção do espírito de parceria que sempre existiu entre a FAB e a Embraer, permanecerá envidando esforços junto à empresa no intuito de reduzir a frota de aeronaves KC-390 para os patamares considerados adequados para a Força Aérea Brasileira.
Resta-nos, como administradores públicos, a certeza de que não há saída fora do que é legal e razoável, e a esperança de que nossas parceiras estratégicas continuem contribuindo para o desenvolvimento de uma Força Aérea cada dia mais eficiente e dissuasória, para a defesa do nosso Brasil.
Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior
Comandante da Aeronáutica
FONTE: Força Aérea Brasileira
Eu só fico imaginando o que o diretor presidente da ICN, André Portalis pensa sobre esse “Comunicado”.
O Brasil é a terra da piada pronta e da tragédia anunciada ! Acho que no fundo todos sabiam bem que algo assim poderia acontecer…
Certa está a Embraer de entrar com medidas legais contra a união, eles deveriam aproveitar aquele 5º KC-390 que está retido por falta de grana e entregar a Hungria antecipadamente, ao menos já seria outro país europeu para fazer propaganda na europa e para que outros países da aliança conheçam a aeronave.
Agora o governo federal, o MD e a FAB vem com essa de problemas orçamentários, conversinha para enrolar otário, isso sim !
Não falta grana, falta é prioridade com a defesa, pois para muitas coisas, dinheiro aparece em um instante, basta marcar uma sessão plenária e aparece aumento do fundo partidário, emendas parlamentares, um orçamento secreto e emendas do relator para agraciar deputados subservientes ao asno do planalto.
Tem até grana para uma nova escola de Sargentos para ser criada em Pernambuco, investimento de R$ 1,5 bilhão de Reais.
Antes de votação do impeachment em 2017, Temer distribuiu R$ 15 bilhões em programas e emendas parlamentares em estados e municípios.Ao todo, o vampirão torrou em negociações políticas para barrar duas denúncias criminais contra ele a soma de R$ 32,1 bilhões.
Essa é a soma de diversas concessões e medidas do governo negociadas com parlamentares da Câmara entre junho e outubro, desde que Temer foi denunciado pela primeira vez, por corrupção passiva, até a votação da segunda acusação formal, pelos crimes de organização criminosa e obstrução da Justiça.
EDITADO
Por envolver um controle de emendas que não aparece nos sites de transparência do governo e do Congresso, mas apenas em trocas de ofícios entre ministérios e parlamentares, o caso ficou conhecido como “orçamento paralelo”. A compra de muitas máquinas agrícolas com as verbas ainda fez o sistema ser apelidado de “tratoraço”.
por meio da Lei de Acesso à Informação, mostra que na gestão do atual presidente os congressistas apresentaram R$ 20,7 bilhões em emendas de relator por ano em média, já considerada a inflação no período. No governo Temer, de 2016 a 2018, foram R$ 4,8 bilhões em média. Na gestão de Dilma, entre 2011 e 2015, foram R$ 3,8 bilhões em média por ano.
O mecanismo é utilizado para distribuir verba entre parlamentares, mas o nome do político só aparece em ofícios trocados entre o Legislativo e a Esplanada, um controle paralelo aos portais de transparência do governo e à lei orçamentária.
Agora diga senhores, é falta de dinheiro, falta de vergonha ou falta responsabilidade ou indiferença com a defesa do país?!
As vezes sinceramente, é nessas horas que penso insanamente como seria bom o Brasil ter um inimigo ou receber uma agressão militar.
Aí certamente, os mesmos irresponsáveis responsáveis por essa situação vexatória que a defesa passa, seriam os primeiros a cobrar cinicamente investimentos maiores na pasta.
E não se iludam meus caros, hoje será os KC-390,amanhã será as tamandarés e submarinos !
MODERAÇÃO: Adriano, mantenha o respeito nos comentários, independente da sua posição política. Qualquer dúvida leias as regras de condutas para comentários no DAN.
Gostaria de saber aonde em minhas “falas” eu faltei com decoro amigos do DAN, se eu tiver usado uma palavra de baixo calão forte em meu texto, acredito que otário não é lá um termo demasiadamente ofensivo…
Mas tudo bem, tomarei mais cuidado.
MODERAÇÃO: Agradecemos a colaboração.
Recursos nós temos de sobra, o problema é que eles são mal administrados. Que isto sirva de lição e a FAB assim como a União cumpram o contrato com a Embraer de 28 aeronaves KC-390 + o segundo lote de 36 caças Gripen.
Tem que cumprir o contrato, recursos nós temos, o problema é a má administração dos mesmos. O lance é tomar vergonha na cara e passar a administrar melhor os nossos recursos.
Falta dinheiro para o orçamento em muitas áreas em função de uma crise mundial e vejo nos comentários acima uns desavisados querendo colocar na conta do governo atual. Desatino. O avião está aí e pode ser vendido para praticamente qualquer; não me venha com a conversa de prejuízo no projeto ; basta vender estes aviões para outros países.
Para os orçamentos secretos e fundos partidarios nao fatam dimdim
Isso explica mas não justifica, o Brasil sempre teve recursos, recursos nós temos de sobra, o problema é que defesa nunca foi prioridade, o que é lamentável, além é claro dos recursos serem muito mal administrados.
Foi um “bando de militares da FAB” (junto com os civis da EMBRAER) que decidiram em 2014 que o LOTE INICIAL para este programa seria de 28 aeronaves e convenceu “um bando de civis” no governo federal de então a iniciar o FINANCIAMENTO do programa KC-390. Que é a pate que cabe ao Governo Federal no processo.
A capacidade MILITAR da frota original de 28 aeronaves previa um ambicioso programa de missões e capacidades futuras MUITO ALÉM das missões dos C-130 que (EM PARTE) o KC-390 visava substituir…
O que se está cortando AGORA é o aumento da Dimensão 22 que a FAB diz sempre que precisa e que o KC-390 era peça CHAVE neste planejamento NECESSÁRIO…
Os seguidores messiânicos chamam o plano original do programa KC-390 de megalômano, enquanto eu chamo a direção da FAB atual deles quer dar ao programa de Vira-Latismo.
O problema é que o “bando de militares” que agora lidera a FAB foi politicamente trocado e é curvadamente Bolsonarista, após a “crise do General Pazuello nao Ministério da Saúde” que no final gerou a troca dos Comandantes das três Forças por comandantes afinados com o projeto de destruição da Pátria Amada Brasil em curso.
Com esta “DECISÃO” de reduzir a frota à 15 aeronaves (rigorosamente reduziu à metade e adicionou uma para não ficar feio) mostra que o que a “FAB ATUAL” decidiu foi é ABRIR MÃO de todas as capacidades adicionais que o projeto original visava oferecer.
Neste momento a ÚNICA coisa que posso PENSAR é em votar no ano que vem em qualquer outro que chegue no 2º turno que não Bolsonaro (no primeiro turno é do candidato 13).
A primeira coisa que o próximo PRESIDENTE deveria fazer seria LEGALMENTE passa a propriedade intelectual do projeto KC-390 da FAB para o Ministério da Defesa.
E lembrando de tudo que a FAB fez no passado a melhor forma de se abordar este assunto seguindo no próximo mandato é assim que a recuperação econômica permitir adquirir 40 KC-390 na EMBRAER.
E o NOVO LOTE assim deveria ser configurado e distribuído:
10 aeronaves para a aviação do EB,
10 aeronaves para a Aviação da MB,
10 aeronaves para a Guarda Nacional (para constituir uma unidade específica para combate de Incêndios florestais Brasileira de alcance Sul-Americano),
e
10 aeronaves especiais de C-390 alongados para os Correios Sedex (se ainda existirem Correios em 2023).
Só após a conclusão das entregas deste NOVO LOTE, que a FAB ficaria olhando, ela seria autorizada a negociar novas aeronaves para si…
O problema que se coloca para a EMBRAER é conseguir manter o programa KC-390 vivo até 2023 e ao mesmo tempo tentar evitar retaliações do “equilibrado” governo atual de retaliar no programa Gripen…
Mas o emocional tanto do Paulo Guedes como do Messias apontam para uma relação difícil se encaminhando para uma relação hostil…
“O Gigantesco Gastos com a Pandemia não estava no “Radar de Ninguém “,Isso é Fato “.
Sério que você acha realmente que o problema do Brasil é falta de grana?! Acordem para a realidade !
O problema não é falta de grana meus caros, falta vontade política e senso de responsabilidade com a defesa do país, a prioridade dessa classe política é outra ! Quando é do interesse deles, eles resolvem tudo em uma sessão plenária em caráter de urgência.
Onde estão os ilibados parlamentares da CRE&DN ?!
O vampirão michel temer em 2017, liberou R$ 30 bilhões em emendas parlamentares para facilitar a aprovação da reforma da Previdência.
Fora que havia prometido outros R$ 43 bilhões para os próximos anos para aprovar a reforma.
Deste total, R$ 3 bilhões foram prometidos a prefeitos para que ajudassem a pressionar os deputados e senadores pelo voto favorável à reforma.
No dia 12 de julho de 2017, o Planalto anunciou a liberação de 11,7 bilhões de reais para apoiar o financiamento de obras e concessões de infraestrutura em estados e municípios.
No dia seguinte, foi a vez de o Ministério da Saúde anunciar um investimento de 1,7 bilhão de reais para a rede de atenção básica no país, incluindo a compra de ambulâncias para 1787 municípios. As duas medidas foram anunciadas horas antes da votação da denúncia pela CCJ(impeachment).
A negociação política para barrar as duas denúncias criminais contra o presidente da República, Michel Temer, pode ter chegado ao custo de R$ 32,1 bilhões em emendas parlamentares e outros agrados a políticos como o pacote de descontos a bancada ruralista de de R$ 17 bilhões.
Com Bolsonaro não é diferente, na disputa pelos comandos da Câmara e do Senado, o governo abriu o cofre e destinou R$ 3 bilhões para 250 deputados e 35 senadores aplicarem em obras em seus redutos eleitorais.
Bolsonaro é o presidente que mais pagou emendas para congressistas — R$ 41,1 bilhões até agora , ao mesmo tempo em que seu governo foi o que menos aprovou projetos no Congresso.
Com o orçamento secreto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), teria prometido até R$ 15 milhões em emendas para que parlamentares votassem a favor da chamada PEC dos Precatórios. Além desse valor, o governo Bolsonaro empenhou, desde a semana passada, R$ 1,2 bilhão das chamadas emendas de relator-geral.
Portanto amigos, essa historinha que falta dinheiro ao governo federal é falácia ! Dinheiro há para agraciar políticos e para seus interesses políticos pessoais…
A Embraer estará mais do que certa ao acionar a justiça para defender seus direitos ! E não se iludam amigos, agora foram os KC-390,amanhã serão as quatro corvetas da classe Tamandaré ou os submarinos.
Depois tem gente que acredita que o auxílio Brasil terá grana suficiente, deixem passar as eleições e veremos se o estelionato eleitoral terá verba para se manter firme.
PT mais COVID mais politicagem contra são os grandes culpados.
Interessante, até 2016 tínhamos o dinheiro necessário para a aquisição dos 29 KC 390.
Que dizer que a politica econômica tocada pelo posto Ipiranga (Guedes ) reduziu o repasse para FAB e lascou a vida do brasileiro mais os 9 milhões de dólares (27 milhoes de reais )na epoca a 3 reais depositado na offshore virou 54 milhoes de reias !!!!
Se o Guedes administrasse o pais como ele administra suas contas $$ pessoal o povo tava bonito !!!!
Guarde sua arenga ideológica para sites como o Brasil247
sabe o gosado é que quer nossas forças armadas sempre a quem ,faz juras de amor para politicos sempra ganhar mais,pq esses mesmos cidadãos ,não reagem qd políticos aumentam seus própios salarios,ai vcs não escotam ninguem falando contra ,mas qd se trata das forças armadas ficarem mais modernas ,mais fortes ai vm choramingarem ,parem com essas ipocresias
Essa noticia é terrível para o Brasil, 28 aviões não é nada para um país com orçamento gigantesco e com efetivos militares beirando 400 mil homens nas 3 forças.
Assustador é ver gente achando 28 muito e defendendo essas medidas.
Nos últimos 2 anos foi gasto mais em emendas parlamentares com sanção presidencial do que nos últimos 9 anos juntos, será que não teria uns recursos aí?
Que força aérea é essa que tem 80 mil membros e acha 28 aeronaves MUITO, sendo que são feitas no país, com mão de obra brasileira, tributos brasileiros, inovação e estimulos.
Se não tem recursos para isso, então por que não fazem reformas na estrutura militar? Não acho correto salários tão elevados, eu pago o salário desses militares e acho esse tipo de conduta criminosa!
Parem de defender má gestão!
Vale para todo mundo e no mundo todo, o que está escrito é o que vale o resto é jogar com a sorte e é obvio que a Embraer não abriria mão das vendas afinal a aeronave ainda não deslanchou e digo graças a Deus que a Embraer recusou pois assim poderemos ter uma boa quantia de aeronaves novas de transporte sem precisar ficar gastando em manutenção com Hercules velhos e no futuros sucatear o KC-390 por falta de peças por encerrar de forma prematura a linha de produção e de possíveis mais vendas. O que pode e deveria ser feito é colocar os nossos KCs que ainda serão entregues no fim da linha de produção entregando os de outros clientes primeiro e no caso retardando o pagamento de acordo com a prorrogação de entrega.
Mais uma vez esse governo as vezes faz eu me arrepender de ter votado nele que até agora pouco investiu em nossas FFAA
Tamos juntos pelo Brasil
SBAS –
Como eu falei em outros blogs de Defesa, vou repetir:
80 mil homens é muito pouco. A FAB tem que abrir mais concurso público. Temos que chegar a 100 mil homens! Aumentar o número de pensionistas seria bacana também. Aeronaves em uma força aérea não servem pra nada; são bobagem. Precisamos de mais funcionários públicos na Força!
A liderança (ou falta de) da Tragicomédia Brasilis tem dificuldades em entender que projetos de P&D desse vulto, não podem sofrer esse tipo de restrição orçamentária pois retomar sai muito, mas muito caro, fora o risco de obsolescência, perda de mão de obra qualificada, falência de empresas, etc. Mais do mesmo….vide o grande programa espacial bem aquém às capacidades nacionais, que por “coincidência” é tocado pela FAB…devem ser os “inimigos externos”….Nunca serão grandes dessa forma, enorme potencial mas país fadado ao fracasso devido à falta de liderança, descaso com a coisa pública e ignorância.
Um bando de civis sem conhecimento da realidade da força e do orçamento e necessidades quer saber mais e julgar atos de quem vive a FAB a 35 anos ou mais.
Sabem quanto custa manter 28 aviões? Façam os calculos quantos milhoes vai pra adquirir 28 ate 2027. Conhecem as necessidades da FAB.Vai haver a redução legal de 25% e se o governo quiser reduzainda mais na justiça
E so pra lembrar o orçamento não está menor. Pelo contrario. O que houve foram planos megalômanos de uma época em que se gastava sem responsabilidade. Época onde de fato tinha dnheiro pros amigos de ideologia.
Quem não estiver satisfeito faça concurso fique 30 anos na força e ai faça diferente com conhecimento e vivência da realidade.
Por fim so pra lembrar tudo foi financiado pela FAB..A embraer ta saindo no lucro.
Inocente… infelizmente muitas vezes o interesse público se confunde com o interesse privado. E 30 anos de serviço serve também para estabelecer grandes corporações no entorno dessas instituições públicas. Ainda mais em instituições fechadas e monocráticas como as instituições militares. Onde um fala e todos concordam. A força têm acenado para a possibilidade de compra de aeronaves logísticas como o AMRTT da Airbus, e um novo contrato com a SABB para aumentar o número de Grpens, o Exército está prestes a anunciar um ganhador para um novo contrato de fornecimento de blindados 8×8, e a Marinha anunciou uma grande compra para os fuzileiros navais recentemente. Vejam são compras novas. E o orçamento da defesa é um só. Então a prioridade é garantir com o que está já contratado. O programa KC390 é um programa internacional envolve vários fornecedores. Existe uma previsão em cima da carteira de vendas dessas aeronaves. Além disso a FAB desistir da aquisição dessa aeronave é só um tremendo prejuízo para a imagem do projeto em nível de mercado internacional. Agora só falta a FAB anunciar a modernização dos seus C130 Hércules para dar um tiro de misericórdia no programa.
Ora, me poupe com essa conversa de que só militares entendem de certos assuntos… Além disso, militares são servidores públicos, e devem satisfações aos contribuintes, mas não, sempre canetadas sem explicação e vêm com estória de que os paisanos não entendem das reais necessidades…pois é, programa espacial, a parte civil(satélites) tocada pelo INPE sempre deu muito mais resultado do que a parte militar(lançadores) tocada pelos “especialistas” da FAB…além do mais, essa estória de que precisavam de 28 e agora querer cortar pela metade +1 é bem mal contada…para o tamanho do país, essa encomenda deveria ser mantida. Ainda mais para fazer valer o investimento no projeto, e na capacidade industrial do país, mantendo empregos de alta qualificação. A capacidade de transporte estratégica é necessária, inclusive em tempos de calamidade pública ou missões humanitárias, vide o uso feito na pandemia.
Bando de civis kkkkkk que frase ridícula, a cara do corporativismo ridículo que virou essas instituições. Quem vê militar é exemplo de algo. Parem de hipocrisia! Qyestionsr orçamento e investimento militar agora deve ser especialista. Desde quando servidor público virou exemplo de algo no brasil, muito menos militar (eu sou servidor).
Militar de verdade deve ter cérebro e não defender péssima gestão dos recursos públicos, tampar o sol com a peneira.
Esse aí é a cara das instituições públicas no Brasil: totalmente fora da realidade do século XXI. Mal administradas e obsoletas em relação aos pares estrangeiros tradicionais. As Forças Armadas brasileiras são gatinhos mansos perto dos leões que são as Forças enxutas, porém modernas e poderosas como as da França, da Itália e da Alemanha, por exemplo. Aqui é um bando de funcionários públicos encostados com ares de grandeza. Nestes países se têm militares com experiência em combate real e equipamentos no estado da arte. Qualquer policial do BOPE RJ ou da Rota de SP têm mais experiência que qualquer oficial brasileiro cheio de gogó! Só sabem chorar e pedir mais dinheiro. Eficiência, nada!
“Qualquer policial do BOPE RJ ou da Rota de SP têm mais experiência que qualquer oficial brasileiro cheio de gogó!”
Cara é por essas e outras que os “ispicialistas” da nete passam vergonha.
Experiência em trocar tiros com bandidos e traficantes que mal sabem atirar os qualificam e os tornam superiores em guerra?
Olhe a asneira que vc publica.
Chegamos ao nível de não podermos pagar não so pela covid,mas lembra desses gastos:https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.correio24horas.com.br/amp/nid/fonte-nova-tera-custo-final-de-r-3-bilhoes-e-entra-no-rol-dos-estadios-mais-caros-do-mundo/&ved=2ahUKEwjenLbWipj0AhX3rJUCHQxACroQFnoECAQQBQ&usg=AOvVaw3G8MVUKfIFC3kEbZNcdYUt&cf=1
Não condeno o comandante da FAB, mas, modestamente, entendo que o MD e a FAB deveriam conseguir recursos para o contrato, e não diminuir o número de aeronaves encomendadas. Será que as necessidades do país para o uso da aeronave diminuiram? Seguramente não. Cortemos a “verba parlamentar”, vai sobrar dinheiro.
Exatamente Silvio Jacob !
E outra coisa : Se a FAB quer diminuir de 28 para 15 aeronaves, número esse que eu acho ridículo e que deveria haver um consenso entre as partes, arredondando a aquisição para 20 KC-390.
Já das oito descartadas, algumas poderiam ser oferecidas ao EB, que iriam comprar aquelas velharias C-23 Sherpa, se não me engano eram quatro ou oito unidades.
Três ou quatro KC-390 para o EB seria uma boa aquisição.
Mas se agora começou a faltar dinheiro para a FAB, certamente para as aquisições militares do MB(Tamandaré,submarinos,NPA-BR500…) e EB( guarani, Centauro ) possivelmente serão os próximos.
Existem quatro KC-390 em operação na FAB. Quantos aviões do tipo serão entregues este ano?
Enquanto a mamata cresce (para amigos e amigos pagos, é claro), com o famoso toma lá da cá em prática e muito dinheiro pago às escuras, o país afunda em uma crise econômica e política jamais vista dos últimos anos. O atual ocupante da cadeira falou tanto da Venezuela que a copiou.
Mostra o toma la da ca?. Nao julgue os outros por aqueles que tu defende
O orçamento secreto, destinado a comprar votos favoráveis ao projeto de desmonte do estado nacional é o fim das conquistas sociais.
É muita canalhice falar uma besteira no nível do seu comentário depois de uma PANDEMIA de coronavirus e do fecha-tudo que os seus amigos promoveram. O que você esperava? É um jogo de cartas marcadas feito por urubus como você, que taticamente forçaram o país a fechar e imputaram centenas de milhares de mortes no presidente para então, quando a economia cambaleasse (consequência da política do “fecha tudo” proposta pela sua turma), o presidente ser acusado de afundar a economia.
Buscando culpar o lockdown pela incompetência de quem você defende, meu caro? Lembre-se, as mortes e muitos estabelecimentos foram fechados porque o governo não comprou vacinar quando pôde. Pagamos caro pelo negocionismo.
A ideologia cega mesmo viu. Nem os países fabricantes de vacina tinham começado a vacinar e vcs acham que comprariamos vacinas deles antes deles cuidarem de seus povos🤦🏾♂️🤦🏾♂️🤦🏾♂️falar da farra com bilhões (enviados pelo GF) pra uso emergencial na pandemia q viraram respiradores fantasmas ninguém fala né 😉
O que dizer? Ainda me vem o PR e fala, sem combinar com área econômica, em AIRBUS A330 MRTT…
Mais uma do liberalismo que valoriza o mercado externo e vai contra tudoo que é nacional. Como disseram, mataram as pesquisas no país, até mesmo quiserem vender a Embraer a preço de banana e agora querem enterrar a empresa de vez. Lembra quando cobravam programa de governo e ele nunca o apresentou? A conta está aí!
Nossa, de 28 unidades para 15 ?!?!?! Pensava que a redução seria pra 18, 20 aeronaves. Acho que a FAB exagerou no corte, mas enfim, ela sabe melhor que nós a quantidade necessária.
A decisão de corte é da FAB, foi noticiado isso tempos atrás, mas o pessoal insiste em envolver outros atores na história….
Tentar passar pano para isso é uma piada. É tentar negar que o problema vem de questões orçamentárias. Mas dinheiro hoje em dia só se gasta para comprar deputados via “orçamento secreto”, não é mesmo?
Mestre Liuber, lamento mas acreditar de “orçamento secreto” num orçamento público é ser muito ingênuo…..pra ajudar, antigamente chamavam de “emenda do relator”, mas enfim…..
Existem matérias aqui mesmo falando que a FAB desejava diminuir a quantidade de KC quando o governo federal falou em comprar aeronaves maiores, basta pesquisar.
O desejo de comprar 28 KC’s veio da megalomania fantasiosa que ocorreu em governos passados, nunca a FAB operou mais que 18 Hércules….. então por que operaria 28 KC que são maiores e mais avançados ?!?!?!
Agora vão chegar nas 21 unidades de KC, provavelmente vão vender alguns, e comprar os (espero) MRTT da RAF.
No meu entendimento, infelizmente o neoliberalismo que sustenta esse desgoverno, é todo voltado a servir a iniciativa externa. Vergonhoso! Mataram tantas indústrias , pesquisas, e agora querem um produto desenvolvido aqui, ser colocado de lado no mercado internacional. A nova fórmula é cortar gastos na encomenda da própria FAB.
Outro jugando os outros por si e pelos seus
Eles possuem uma falta de memória incrível,ou usam aquele ensinamento marxista:acuse-os do que vc faz.
Quem fechou várias empresas e fábricas foram os 16 anos de desgoverno,dinheiro jogado fora para países amigos,gastos em copa olimpíadas,refinarias comprada novexterior a bilhões e vendida a milhões ecpor ai vai, tá lembrado?
Que situação, a FAB tem suas prioridades mas contratos são contratos. Torço para que tudo termine bem para o bem do Brasil !!!
Bem, é um caso para se refletir.
Vejam, a FAB, não quer comprar mais aviões da Embraer, mas, e o EB?
Eles não queriam operar ASA FIXA?
Está ai a oportunidade!
Vejam com todo respeito, a FAB, não dá….., só dá amador!
Se eu sou o EB, XXXXXXX a legislação, os interesses do Brasil são maiores que a FAB e o GOVERNO FEDERAL e entrava em contato com a Embraer para adquirir alguns C 390.
FERNANDO, palavrões não são aceitos nos comentários. Como foi a primeira vez, eu editei, os próximos não serão aceitos.
Me perdoe.
Estava eufórico com a venda de aviões para a Hungria e acreditando no país, e vem este senhor comandante da FAB, e este Governo Federal fazer está palhaçada.
Mas, nem tudo está perdido.
O EB pode comprar alguns aviões de transporte de tropas.
Simples, se a FAB não quer o EB pode ter sua Força Aérea.
Até já estou bolando como seria o nome.
Brazilian Army Air Force – BAAF
Humm, em português seria muito parecido com a FAB.
E você REALMENTE acredita que é MESMO a FAB que acordou um dia e os Brigadeiros pensaram que a frota pretendida era grande demais e que seria mais racional reduzir de 28 para 15 aeronaves KC-390???
Não, é o Paulo Guedes/Bolsonaro que estão fechando as torneiras orçamentárias das forças e atuando agora por trás dos Comandantes de 2ª Geração das forças que substituíram os “originais” após o caso General Pazuello…
O Governo precisa economizar MUITO para pagar as dívidas políticas das votações recentes do congresso e fazer um plano para se reeleger na marra (e na farra de gastos) m 2022 e uma das fontes é secar os projetos das forças que não rendem votos adicionais…
Por que os militares votam no mito…
Este é o governo mitológico, tentando tirar o tapete debaixo da Embraer…
Outra vez…
Vamos ver como a Justiça Brasileira vai decidir, do lado de quem ela vai dar ganho de causa…
Mas a ruptura no caso do KC-390 pode também repercutir no programa Gripen COM ALGUMA CERTEZA.
E o tamanho da redução unilateral da compra do KC-390 desejada pelo governo deve ser muito grande para a EMBRAER se recusar a negociar e este imbróglio vai afetar as vendas externas do Millenium pelo tremendo voto de desconfiança que o desgoverno brasileiro lança sobre o futuro da aeronave…
Estava demorando que essa falta de governo chegasse até aos programas estratégicos das Forças Armadas…
Em que pese os comentários acima levarem uma boa carga emocional, o que é compreensível, a renegociação de contratos é algo comum (embora indesejado) em qualquer negociação comercial. É fato que o Tesouro assumiu inúmeras responsabilidades frente à pandemia, mas também há o desejo na FAB de que outros projetos mereçam mais atenção, dentre os quais: um novo aumento no pedido de caças Gripen (24 unidades), o desenvolvimento de aeronaves não tripuladas, um novo avião de transporte de pequeno porte, continuidade no desenvolvimento de uma família de mísseis de longo alcance, além do projeto aerospacial (visando fins comerciais). Não há dinheiro e devemos estabelecer prioridades. O Governo brasileiro e a Embraer deveriam sim buscar novos clientes para a lacuna na linha de pedidos que irá se formar. Talvez a Itália (contrapartida aos blindados 8×8 Centauro II).
Fica claro que o programa KC-390 sofre do apequenamento da FAB de 2014 para 2021…
Se em 2014 a FAB pediu 28 aeronaves KC-390 isto significava em obter uma aeronave multi-missão que expandiria muito além do mero escopo logístico dos C-130 da FAB.
Esta redução para 15 aeronaves deve também incluir uma redução nos demais kits de missão como para a função K de reabastecimento.
Reduzir para apenas 15 unidades de C-390 indica que a frota desejada por essa FAB de HOJE dará conta de pouco mais do serviço que é feito historicamente pela frota de C-130.
O SALTO operativo que se vislumbrava em possuir uma frota de 28 aeronaves todas equipadas com seus respectivos kits para as diferentes missões para as quais o C-130 não era apto, o KC-390 ampliaria o leque das opções táticas e logísticas da força. E isso simplesmente NÃO OCORRERÁ pois a necessidade está sendo colocada hoje pelo comandante da FAB está cortando é o futuro imediato da sua força, apenas para manter a FAB no estado atual PEQUENA E BARATA.
Sem ambições…
Legado mitológico do capitão…
Pelo visto nao tomaste teu Rivotril hoje.
Vamos aos fatos:
Durante o governo “nunca antis visto neste paif”, um governo cujo líder e quadrilheiro deveria estar preso, a FAB foi impelida pelos desmandos da corja a bancar este projeto cujo o ponto de equilíbrio seria em torno 28 célula, mas eu e todos com no mínimo dois miolos no cérebro sabem que :
TER OU COMORAR NAO SIGNIFICA MANTER E OPERAR, com excessão do Gilberto “Lula” Rezende que não sabe que não sabe.
A FAB historicamente operou com um número entre 14 e 16 C 130 no pau da goiaba. De que jeito vão manter e operar 28 390 sem aumento expressivo de orçamento?
Está bomba está armada desde o início do projeto pois não existem recursos assegurados pelo congresso nacional nem para comprar e muito menos para manter.
Isto e resultado dos devaneios do partido das trevas, de bocais como Mangabeira Unger e o bobalhão travestido de tarde do N.Jobim.
Padilha tua a de te lembrar lá do finado Site Alide, o F. Salles delirava com 100 aeronaves e disse a época que se saíssem as 28 eu trocada de nome e passava a me chamar Maria Jose.
Quanto a você Gilberto Lula Rezende vá cantarolar suas mentiras na frente da porta do sindicato com os teus quadrilheiros.
Esses são os “patriotas” a frente do país….
Vergonhosa a atitude da FAB que se comprometeu com a aquisição de 28 unidades e agora quer unilateralmente reduzir para 15.
Isto altera a diluição dos custos do projeto e de seu desenvolvimento, praticamente dobrando este custo por aeronave a ser entregue a FAB.
Prejudicar a brasileira Embraer está tudo bem, porém o contrato junto a SAAB permanece intocado.
Orgulho da Embraer. Orgulho da Força Aérea Brasileira!
Cancelamento do contrato de produção?!? É sério isso? Vão matar o KC assim!
Talvez seja essa a ideia. Não duvide.
“Talvez seja essa a ideia. Não duvide”.
Liuber, tem gente que baba só de pensar em adquirir equipamento militar usado comprado via FMS em detrimento ao produto nacional…
Acreditam que isso é uma forma de ajuda de Washington a países “parceiros, irmãos e aliados” a se fortalecerem militarmente, mas o foreign military sales é a melhor ferramenta para ferrar a base industrial de defesa de qualquer país consumidor.
Se comprarmos C-130 Hércules, eles serão reparados e modernizados lá nos eua, dando emprego e fazendo as engrenagens da cadeia produtiva de lá girar, assim como aconteceu com os 32 obuzeiros adquiridos pelo EB.
Foram comprados, fizeram a manutenção e modernização para o padrão M109 A5+ BR.
Tudo feito pela mão de obra especializada da BAE System América a um custo de USD54 milhões.
O Foreign military Sales é para manter o Brasil ou outras nações reféns deles e serem dependentes de seus equipamentos.
Esse comandante da Aeronautica, entre os três comandantes das Forças, é o menos confiavel. É evidente que há algo a mais nessa história do que sómente um desentendimento comercial. Está parecendo muito uma briga Geo-Politica com interferência extrangeira. O Brasil nunca foi tão atacado pela inteligencia extrangeira como nos últimos 5 anos. CADÊ A NOSSA INTELIGÊNCIA NACIONAL PARA CONTRAATACAR?????? #CADEOEXERCITOBRASILEIRO???
Pergunta ao Moro, e pra o Xandão?
Foi falado da vontade da FAB de adquirir outro lote do gripen, provavelmente as contas tem que serem feitas para que seja possível.
Não entendi o seu sarcasmo! Por que, perguntar ao Moro? Ele nem é presidente! Você deve questionar o Bolsonaro! Isso sim!
É um ataque a indústria brasileira e com certeza conveniência de setores conservadores.
Desde que está tal modernização iniciou nos anos 90, este neoliberalismo tupiniquim, que vemos a produção industrial enxugar no Brasil.
Basta olhar os comerciais na TV, nos anos 80, tinhamos bancos, indústrias de refrigerantes e cervejas, de alimentos, chocolate, chiclete e muitas outras.
Hoje o que temos, monopólio em vários setores. Vejam quantos bancos quebraram ou foram comprados.
Não era incomum no estado ter duas empresas disputando o mercado de laticínios , e hoje, monopólio, vejam a Votorantim!
Pagamos por tudo mais caro! E não são apenas os impostos!
Muito pelo contrário, o Comandante Batista Júnior está sendo corajoso ao enfrentar o pro lema orçamentário de frente e expor a realidade financeira ao invés de ficar inaugurando totem de anv em base aérea caindo aos pedaços.
Para de delirar, não tem interferência de ninguém externo, a culpa e sua pelo nível de políticos que você coloca no congresso
Se governo quiser, alega teoria da imprevisão e obem na justiça a redução.
O Gigantesco Gastos com a Pandemia não estava no “Radar de Ninguém “” .
, Isso é Fato .