A Força Aérea Brasileira (FAB) se prepara para receber sua nova aeronave multimissão de transporte militar, o KC-390. As equipes envolvidas na operação do novo avião iniciam, a partir de julho, os treinamentos teóricos e práticos voltados para os aeronavegantes da primeira turma de tripulantes. Os cursos ocorrerão ao longo do segundo semestre de 2019, em duas etapas: operacional e de manutenção.
“Como ocorre em todo processo de aquisição de aeronaves, o fabricante é o mentor dos cursos teóricos e práticos a serem ministrados para os primeiros tripulantes, de modo que estes estejam aptos a repassarem esses conhecimentos para outros aeronavegantes que fazem parte da equipe”, disse o Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz.
Devido à capacidade multimissão da aeronave, os primeiros pilotos de KC-390 foram selecionados conforme as competências adquiridas nas suas Aviações de origem, sejam Caça, Patrulha, Reconhecimento ou Transporte. Nesse contexto, um grupo, composto por militares das diversas Organizações do Comando da Aeronáutica, foi criado com a proposta de realizar a implantação operacional desse projeto no âmbito da FAB. Além de pilotos, mestres de carga, operadores de equipamentos especiais e mecânicos também atuam no grupo.
No caso dos pilotos, o treinamento para operar a aeronave abrangerá voos locais e em rota. Eles serão qualificados para o emprego básico da aeronave e para ministrar instrução aérea para novos pilotos. Quanto aos graduados, estes serão capacitados para manutenção programada de componentes gerais da aeronave; componentes eletrônicos e elétricos; manutenção programada dos motores; componentes de salvamento, sobrevivência e segurança (SSS); operações de solo e solução de eventuais inoperâncias de componentes e sistemas, entre outros.
Desde 2018, na Ala 2, em Anápolis (GO), local onde as novas aeronaves serão sediadas, os militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa estão trabalhando na confecção de material doutrinário e legislações. Além disso, acompanham o desenvolvimento operacional do avião.
FONTE: FAB