Por Luiz Padilha
Após o primeiro voo do KC-390 em 3 de fevereiro deste ano, não ocorreram mais voos com o protótipo 01. Em atenção aos nossos leitores, ávidos por informações sobre o programa desta aeronave, orgulho de nossa indústria aeronáutica, o Defesa Aérea & Naval solicitou junto a Embraer, algumas informações, que compartilhamos abaixo:
DAN – Após o voo do protótipo do KC-390, a aeronave passou por uma grande inspeção. Quantos itens foram retirados para analise?
Embraer – Alguns dos equipamentos da aeronave, bem como da instrumentação de ensaios, que não eram essenciais ao primeiro voo não estavam instalados, ou, em alguns casos, estavam instalados, mas não operacionais para aquele voo. Essa era uma condição planejada e normal nessa situação.
A parada da aeronave após o primeiro voo, chamada de “layup”, estava assim planejada para que fossem completados as instalações e os testes faltantes, de modo a ter o protótipo totalmente preparado para a campanha de ensaios. Durante essa parada programada, também algumas correções, identificadas como necessárias durante o desenvolvimento, foram planejadas e estão sendo executadas. É usual que a implementação de correções seja planejada aproveitando paradas previstas, para evitar interrupções no processo produtivo dos protótipos, ou na campanha de ensaios.
Um grande número de itens teve de ser removido da aeronave nesse layup, de modo a se ter acesso a todas as áreas onde instalações, ou retrabalhos precisavam ser feitos, o que tecnicamente não chamamos neste caso de inspeção, embora a operação seja semelhante às grandes inspeções por que podem passar as aeronaves ao longo da sua vida útil. Não contabilizamos esse tipo de trabalho pelo número de equipamentos removidos, ou instalados.
DAN – Após a analise destes itens, ocorreu algum tipo de adequação/atualização?
Embraer – Conforme explicado na pergunta anterior, esse trabalho estava planejado e não decorreu dos resultados do primeiro voo ou de inspeções realizadas após esse voo.
DAN – O segundo protótipo quando voar já estará com estes itens, caso tenha ocorrido alguma adequação/atualização?
Embraer – Todas as correções já identificadas estão sendo aplicadas ao segundo protótipo durante seu processo produtivo, de modo que ele deverá voar já totalmente preparado para a campanha de ensaios.
DAN – Qual dos 2 protótipos irá iniciar a fases de ensaios de voos?
Embraer – O primeiro protótipo retornará ao voo antes do início da operação do segundo.
O próximo voo deverá ocorrer em breve, quando então os ensaios em voo passarão a ser constantes.
*NOTA DO EDITOR: Gostaríamos de agradecer a atenção dispensada pelo Sr Valtécio Alencar do setor de Comunicação da Embraer Defesa & Segurança, que prontamente nos atendeu, possibilitando o esclarecimento de dúvidas dos leitores do DAN.
O GF deve ter liberado o pagamento da parte da dívida assim como foi noticiado durante a LAAD, havendo pagamentos o trabalho continua mas sem receber a empresa não trabalha, nem relógio trabalha de graça…
Acabei de ver uma matéria no g1 com o Jaques Wagner admitindo que o GF esta devendo 500 milhões para a embraer e que o GF tinha pago 120 milhões no começo do ano, ou seja, a conclusão que chegamos é que no final do ano passado o GF estava devendo 620 milhões de reais para a embraer só do programa KC-390. Ele falou que os problemas da avibras também estão na agenda do ministério, apesar do Hassuani dizer na entrevista que a crise da empresa do começo do ano esta estabilizada e que todas as dívidas com funcionários e fornecedores foram pagas com um contrato relevante de exportação assinado em março. Será que depois de Indonésia e Arábia a avibras conseguiu fechar aquele contrato com o Qatar?
Obrigado pelas informações Jr,
quanto a Avibrás eu sinceramente espero que sim , que essa empresa consiga fornecer seu equipamento para varios países do mundo e garantir uma boa geração de caixa pois possui excelentes projetos em seu portfólio que a meu ver só não vão adiante por falta de verbas e de interesse do poder público como por exemplo o VANT Falcão, o CAESAR (Nexter), o CAMM, O MTC-300, entre outros projetos que são de suma importancia para nossas forças armadas e nos colocariam em outro patamar se fossem adotados, mas que infelizmente estão parados, inertes, engavetados pois a empresa sozinha não tem capital e nem tem porque desenvolver os equipamentos se não há garantia de encomendas pelo governo federal…
Espero que isso mude um dia…
Pelo menos o Falcão já não está mais na Avibrás foi deslocado para a joint-venture entre a Embraer e a AEL-Elbit a tal de Harpia Sistemas S.A. …
Onde a Avibrás é o sócio Caracu com 9 %…
Deu o Falcão inteiro e o contrato de fornecimento com o governo e a FAB e ficou com 9% da companhia…
É Gilberto, tô sabendo dessa tramóia, inclusive já denunciei aqui… O Falcão foi para dentro da gaveta enquanto pretendem encher a FAB e a PF de Hermes e Heron… São bons aparelhos é lógico mas eu não trocava pelo Falcão, mesmo que ele não fosse tão bom mas era um projeto nosso e que evoluiria com o tempo.
A última foto é do segundo protótipo?
Não. É do 1º.
Na verdade o primeiro voo do KC-390 foi só para apresentação e satisfação do público,a hora do vamos ver só se dará quando a FAB,estiver operando essa aeronave em condições reais de uso, pousando em terra,expondo a aeronaves as temperaturas e umidades das mais variadas da Amazônia a Antártida !