Por Guilherme Wiltgen
A Embraer anunciou hoje, no Dubai Airshow, que o seu jato de transporte tático foi designado como C-390 Millennium.
A versão C-390 vai executar várias missões, entre elas o transporte de carga e de tropas, lançamento de cargas e de paraquedistas, busca e salvamento (SAR), combate a incêndios, evacuação médica (EVAM/MEDVAC) e missões humanitárias.
A imagem divulgada pela Embraer, sugere que na versão “C”, o probe de reabastecimento aéreo foi retirado, ou seja, o C-390 não teria a capacidade de realizar Reabastecimento em Voo (REVO) em uma aeronave reabastecedora, bem como não descreve o REVO entre uma das suas capacidades.
A versão KC-390, que será mantida pela Embraer, terá a capacidade de realizar REVO e reabastecimento aéreo por meio de um probe, localizado sobre o cockpit, conforme mostrado na foto abaixo.
Nos comunicados de imprensa liberados hoje, a Embraer não é muito específica com relação a essas informações, bem como sobre as principais diferenças entre as versões “C” e “KC”, que devem ser detalhadas em breve pela empresa.
O que se pode concluir é que com a retirada do probe, e de todo sistema, deverá reduzir o custo unitário da aeronave, se tornando mais atrativo para Forças Aéreas menores, e que não necessitam dessa capacidade, abrindo também um nicho de mercado para aplicação civil do C-390.
Conquanto que o venerando Posto Ipiranga ministerial Paulo Guedes não tenha a ideia de economizar mais uns trocados orçamentários convertendo alguns dos KC-390 já encomendados para a FAB na versão mais barata C-390 não deve ter problema….
Mas se eu fosse do Alto Comando da FAB abria meu olho…
O seguro morreu de velho…