O KC-390 Millennium da Esquadra 506 – “Rinocerontes” realizou hoje (10), a primeira missão de lançamento de paraquedistas, desde a sua chegada à Portugal.
Este tipo de treinamento permite a qualificação dos pilotos neste tipo de missão e, simultaneamente, para melhorar as possíveis intervenções onde sejam necessárias o papel dos paraquedistas, desde o seu deslocamento, lançamento e ação em terra.
A missão conjunta com o Exército Português contou com o lançamento de 58 paraquedistas na região de Tancos, sendo 42 de abertura automática e 16 de abertura manual.
O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e cargas, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais.
FONTE: FAP
ADAPTAÇÃO: DAN
Até pensei que seria necessária uma pequena correção na matéria…
O Millenium da FAP seria um C-390 apenas, uma vez que os caças da FAP são de origem americana (F-16 AM).
Assim não são capazes de ser abastecidos pelo sistema REVO atualmente disponível para esta aeronave da EMBRAER..
Entretanto mesmo no site da FAP a aeronave Brasileira é citada como KC-390…
Fiquei na DÚVIDA, como os F-16 AM portugueses estão bem perto do fim da sua carreira (versão A com MLU) e já li notícias que os Portugueses acham improvável adquirir o novos F-35 pelos custos envolvidos…
Me parece que a FAP não adquiriu o Kit de missão REVO neste primeiro momento, pois não há necessidade imediata. Vocês tem esta confirmação?
Mas ficou mais ou menos claro para mim que a força não descarta que as suas aeronaves não venham a precisar desta capacidade DEPENDENDO do caça que venha a ser escolhido para suceder seus atuais F-16 AM…
Seria muito interessante que a FAP adotasse o Gripen E…
Não vao entregar o 2º kc390 de portugal nunca????
A expectativa é que a Esquadra 506 Rinocerontes receba todos os KC-390 até 2027 no ritmo de uma aeronave por ano.
Assim a EMBRAER deveria entregar uma aeronave ainda em 2024 e mais três ano a ano até 2027…