Por Luiz Padilha
Segundo dados do site globe.adsbexchange, o KC-390 da Força Aérea Portuguesa esteve nos EUA para buscar um helicóptero Blackhawk.*
A aeronave pousou no Aeródromo de Manobra Nº 1 (AM1), Ovar. A Esquadra 506 – “Rinocerontes” está desfrutando de seu primeiro KC-390 e pelo visto, a aeronave fabricada pela Embraer, deverá passar por muitas bases aéreas mundo afora ostentando as cores de Portugal.
Parabéns “Rinocerontes”!
*Com informações de sites portugueses
Nas notícias do primeiro emprego do Kappa Chalie português na operação NATO nas ilhas Canárias Ocean Sky 2023 foi comentado que (após ao treinamento) seria aproveitada a posição da aeronave já a meio caminho no meio do Atlãntico para fazer o regresso de uma Unidade de Blackhawk português que estava pronta para retorno nos EUA…
JOB DONE…
Só mais um detalhe, este Blackhawk faz parte de uma compra de 6 aeronaves feita em licitação em agosto do ano passado.
MAS são aeronaves que são adaptadas por terceiras empresas e são dedicadas a combate de incêndios florestais.
Não se trata de unidades de uso militar, sequer se sabe a IDADE destas unidades, embora tenham sido adquiridas pela FAP.
Confiança é tudo em uma aeronave. Mandar um KC 390 em uma de suas primeiras missões buscar um Blackhawk é estar tranquilo de que a missão será comprida. Parabéns a Embraer e a Força aérea portuguesa pela confiança.