Por Guilherme Wiltgen
No período entre a última semana de Outubro e a primeira semana de Novembro de 2023, duas importantes missões de transporte foram realizadas pelo recém incorporado KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP).
O primeiro KC-390 (26901), da Esquadra 506 – Rinocerontes, realizou outro voo transatlântico, transportando o segundo helicóptero UH-60A Black Hawk (29802) da FAP.
O primeiro Black Hawk (29801) foi levado dos EUA para Portugal em 26/10, apenas sete dias após ser oficialmente recebido.
Esse fato demonstra não só a versatilidade da aeronave produzida pela Embraer mas, principalmente, o excelente treinamento realizado com a tripulação da Esquadra 506 para operá-lo de forma eficiente e segura, proporcionando em pouco tempo um ganho operacional para a FAP.
Recebido em 19/10, o KC-390 é um avião de transporte multimissão de alcance intercontinental capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transporte aeromédico, missões de busca e salvamento, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais.
A frota portuguesa de KC-390 será operada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja.
O KC-390 nos enche de orgulho!!
Já foram DOIS e ainda faltam mais QUATRO “carretos” de Blackhawks nesta compra de helicópteros convertidos para a missão de combate a incêndio florestal; e que foram licitados pela FAP em Agosto de 2022…
As entregas estavam previstas para iniciar em março e estavam atrasadas (ou esperando o KC-390?)…
Como o KC-390 TAMBÉM tem esta capacidade de combate à incêndio, no futuro ele continuará com essa convivência operativa próxima com estes helicópteros que está trazendo dos EUA!!!
Nosso monstrinho chegou trabalhando, é isso!? Que orgulho, perdem os países que não escolherem no nosso KCtão!
Mencionada em notícias sobre a evolução da fabricação do KC português, a equipe esteve presente no Brasil a bom tempo e em missões junto ao pessoal da FAB, então com certeza, já tinham adquirido experiência e principalmente confiança no produto e não tiveram dúvidas e segurança para cumprir as missões tão logo receberam e já indo para as Canárias, partindo para trazer o 1o. Black e em seguida o 2o. em missões próximas ao limite de autonomia . Isso foi muito confiante!
Eu diria, expetacular!
“De nada a forte gente se temia…”
Forte e fraterno abraço de Portugal.
🇧🇷🤝🏻🇵🇹
Nunca me esquecerei o que li aqui em Fevereiro de 2020, como tal espero que seja um sucesso mas primeiro e último sucesso