A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, entre os dias 05 e 15/03, do Exercício Operacional Storm Flag, na cidade de Alexandria, estado de Louisiana, nos Estados Unidos. A aeronave designada para esta missão foi o KC-390 Millennium, pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus. A comitiva brasileira incluiu além do efetivo do 1° GTT, militares do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), mais conhecido como PARA-SAR, totalizando 25 militares.
O objetivo foi fortalecer a parceria e a interoperabilidade entre a Força Aérea dos Estados Unidos e a FAB, além de contribuir para o aprimoramento de Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTP) relacionados ao emprego da aviação de transporte em ambientes de conflito.
Para o Comandante do Esquadrão Zeus e participante do Exercício, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, essa troca de experiências é importante para o desenvolvimento das instituições. “A Storm Flag ofereceu uma oportunidade de aperfeiçoar as capacidades operacionais do KC-390 Millennium e projetar a aeronave no cenário mundial. A experiência em exercícios conjuntos é fundamental para adquirir plenamente o potencial de operação da aeronave e evoluir a doutrina para seu uso seguro”, disse.
A participação da FAB na Operação Storm Flag reforçou o compromisso do Brasil com a cooperação internacional e a capacidade de suas Forças Armadas atuarem em diferentes situações e ambientes, contribuindo para a segurança, defesa e estabilidade regional e global.
FONTE: FAB
Na realidade nua e crua os gringos se sentem constrangidos em operar nas suas forças aeronaveves superiores às nativas , desenvoilvidas no seu quintaL, na sua colônia, por nativos tupiniquins, haja vista a pseudo disputa recente do supertucano com uma caricatura de aeronave norte-americana.
A Embraer faz bem e bem feito mesmo, e acima dos padrões internacionais previstos e agora como já comentado pela imprensa norte-americana, se prepara agora para invadir a praia dos grandes construtores aeronáuticos, com um projeto que visa substituir o malfadado 737 Max que tanta dor de cabeça tem dado à Boeing. E afirmo, a Airbus que se cuide também, pois onde a Embraer põe o dedo, acha até pelo em ovo.
O KC-390 se encaixa como uma luva numa série de empregos táticos das FAs dos eua. O problema é que eles até o momento não demonstraram nenhum interesse em abrir uma concorrência para adquirir uma aeronave com as características do KC-390.
A Embraer já se movimentou para se enquadrar nas exigências do Buy American Act com sua parceria com a L3Harris, mas se o lobby da LM prevaleceu na Austrália mesmo com todos lá concordando que o KC-390 é superior em tudo ao C-130J, o que dizer de uma concorrência dentro dos eua.
Porém como se tratam de aeronaves com capacidades diferentes, as FAs dos eua com sua opulência de recursos financeiros podem tranquilamente operar os dois modelos se quiserem.