O Grupo é responsável pela implantação da aeronave KC-390
A ALA 2, em Anápolis (GO), realizou, no período de 30 de abril a 15 de maio, o 1° Curso de Emprego da Aviação de Transporte (CEAT). O foco principal foi preparar os tripulantes do Grupo de Implantação da aeronave KC-390, o Grupo Kilo.
O CEAT capacitou oficiais e graduados de diversas especialidades em ações de Força Aérea características da tarefa de sustentação ao combate, entre elas, assalto aeroterrestre; evacuação aeromédica; infiltração e exfiltração aérea; transporte aéreo logístico; Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN); salto livre operacional; lançamento aéreo de material; aproximações e decolagens táticas.
“Essa capacitação faz parte do processo de preparação operacional dos militares, permitindo o desenvolvimento da concepção operacional e de emprego desse novo vetor, que dará projeção ao poder aeroespacial, como prevê a Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira e a Estratégia Nacional de Defesa”, explicou o coordenador do curso, Capitão Daniel Elias Souza.
O curso contou com 15 militares das mais variadas aviações que constituem o Grupo Kilo. O Sargento Antônio Agacy Monteiro Cavalcante foi um dos alunos e vai atuar na aeronave como Operador Especial Nível Três, que tem a função de operar os sensores e fazer o reabastecimento, entre outras coisas. “O curso foi muito importante porque nivelou conhecimento e qualificou sobre as missões da Aviação de Transporte”, ressaltou.
A primeira aeronave deve ser entregue à FAB no segundo semestre deste ano. O KC-390 tem como proposta ser um novo padrão dentro dos requisitos da categoria.
FONTE e FOTO: FAB
Deu perda total amigo, não tem reparo, fonte segura
Com certeza vai, pois os 2 protótipos vão ser incorporados como aeronave operacional na FAB, obviamente depois de encerrado os testes e incorporado todos os componentes e acabamentos deixando-os iguais aos montados em série na linha de produção normal da Embraer
Bom dia pessoal. Estou com uma dúvida alguém sabe me informar se a Embraer vai recuperar o protótipo do acidente ou teve uma perda irreparável?? ?