Um grande marco para a aviação e especialmente para a Força Aérea Brasileira (FAB). Na próxima terça-feira (21/10) todas as atenções estarão voltadas para a apresentação (rollout) da aeronave KC-390, desenvolvida pela EMBRAER a partir dos requisitos estabelecidos pela FAB.
A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), é responsável pela condução do projeto. A primeira aparição pública do novo protótipo do avião cargueiro ocorre na cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, às 11 horas.
“O KC-390 representa para a Força Aérea Brasileira e para a indústria nacional o ápice, o coroamento da nossa capacidade de emitir requisitos e principalmente a capacidade da nossa indústria nacional de desenvolver um produto aeroespacial de última geração”, ressalta o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da COPAC.
Com investimento total de R$ 12,1 bilhões de reais, sendo R$ 4,9 bilhões para o desenvolvimento da aeronave e R$ 7,2 bilhões para a aquisição das 28 unidades, o KC-390 deverá se tornar a espinha dorsal da aviação de transporte na FAB. Versátil, o avião vai cumprir missões como operar em pequenas pistas na Amazônia, lançar paraquedistas, realizar buscas, reabastecer outras aeronaves em voo, pousar na Antártica e lançar carga em pleno voo, dentre outras.
O avião representa o que há de mais moderno em termos de aviônica. O sistema possui uma interface intuitiva, facilitando a interação homem máquina e reduzindo a carga de trabalho da tripulação, aumentando assim a consciência situacional. As telas de alta resolução permitem que a tripulação tenha fácil acesso às informações necessárias para o cumprimento das mais variadas missões, e podem também ser configuradas da forma mais adequada para as diferentes fases da missão. O sistema é também totalmente compatível com as mais avançadas normas de CNS/ATM em vigor na atualidade. O KC-390 também será dotado do sistema fly by wire, tecnologia onde os comandos são acionados totalmente de forma elétrica, dispensando a utilização de cabos e hastes.
Equipado com um par de turbinas a jato, o KC-390 traz vantagens sobre o turboélice C-130 Hércules, atualmente utilizado pela FAB para essas missões. Enquanto o antecessor, em sua versão mais moderna, não passa dos 671 km/h, o avião brasileiro irá voar a 850 km/h.
“A aeronave vai fazer tudo o que o C-130 faz. Melhor e mais rápido”, diz o Coronel Sérgio Carneiro, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), gerente do projeto na COPAC.
Outras vantagens são o menor custo de manutenção e sua autonomia. Um KC-390 poderá decolar de Brasília e chegar sem escalas a qualquer capital brasileira com 23 toneladas de carga, sua capacidade máxima. Nas asas, o avião poderá levar até 23,2 toneladas de combustível. Além de alimentar as próprias turbinas, também será possível fazer o reabastecimento em voo (REVO) de outros aviões ou helicópteros. É por isso que a aeronave é chamada de KC: C de Carga e o K de tanker, ou reabastecedor, em inglês. O KC-390 também terá a capacidade de ser reabastecido em voo por outras aeronaves.
O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, um pouco maior que uma quadra de vôlei. A largura é de 3,45 metros e a altura é de 2,95 metros. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani e o helicóptero Blackhawk, por exemplo, cabem dentro do compartimento de carga do KC-390. Também poderão ser levados 80 soldados em uma configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.
Busca
Uma das missões que o KC-390 vai cumprir é a de busca. É quando o avião decola para localizar algo, como uma aeronave ou uma embarcação perdida, por exemplo. Nesses voos, as janelas são substituídas por modelos maiores, em formato de bolha, que proporcionam uma visão melhor aos observadores. Por outro lado, as bolhas causam arrasto aerodinâmico, o que reduz a velocidade e aumenta o consumo de combustível. É assim que acontece com algumas aeronaves, quando configuradas para a missão de busca, como os SC-105 Amazonas usados atualmente.
No KC-390, uma solução criativa vai resolver o problema: a janela será trocada em voo. A diferença será perceptível no caso de missões de busca que acontecem longe da base de operação, como foi o caso da tragédia com o voo da Air France, em 2009, quando a área de buscas ficava a mais de 600 km da ilha de Fernando de Noronha (PE).
Em uma situação assim, o KC-390 poderá decolar em sua configuração normal e voar alto e rápido. Somente no local a tripulação irá voar em uma altitude mais baixa, substituir as janelas e aí sim voar mais lentamente. No retorno, uma nova reconfiguração para poupar combustível. Na prática, isso permitirá chegar mais rapidamente ao local de buscas e ter maior tempo de voo disponível para a missão em si.
Outra inovação perceptível no KC-390 é o perfil da sua cabine de pilotagem. A visão muito mais ampla fará diferença em situações estritamente militares, como o lançamento de cargas e o voo de penetração no território inimigo a baixa altura. “Lembrando que esse é um avião de combate. Ter a maior visibilidade para detectar uma ameaça e fazer uma manobra será um diferencial”, analisa o Coronel Carneiro.
Para 2016, são aguardadas as primeiras entregas das 28 unidades adquiridas pela FAB. A grande diferença do KC-390 em relação a outros projetos já desenvolvidos pela indústria nacional é que dessa vez o avião já nasce com exportações bem encaminhadas. Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca confirmaram a intenção de obter as aeronaves.
A estimativa é alcançar mais de cem unidades produzidas na primeira década, a maioria para substituir os turboélices C-130 Hércules, aeronaves fabricadas nos Estados Unidos desde a década de 50 e que somam um total de 2.400 unidades em 70 países. Quando a linha de montagem estiver ativa, a expectativa da Embraer é gerar mais de 12 mil empregos diretos e indiretos.
FONTE: FAB
NOTA do EDITOR: Os editores do DAN estarão presentes no roll out e em breve, a cobertura completa aqui no DAN.
R$ 4,9 bilhões para o desenvolvimento da aeronave e mais R$ 7,2 bilhões para a aquisição de 28 unidades…
Guilherme Wiltgen e Padilha tirem fotos até do chão beleza?
Aguardando louco pelas imagens!!!!!
Fica tranquilo Ricardo, faremos o possível e o impossível! Rsrsrsrs
FA
Se o cockpit do KC 390 for mesmo que nem o da concepção artística, a visão panorâmica do exterior será bem melhor mesmo do que a do C 130, ao menos é o que parece comparando as fotos de um cockpit com o do outro.
Manda ver Padilha e Guilherme !!! Por isso que é bom o DAN, os caras fazem reportagem no local e põem fotos e matérias excelentes exclusivas !
Quero ver se o cockpit do KC-390 realmente é igual esse aí da concepção artística… se for pelamordedeus, é chic demais cara !!!
Só espero que a FAB NÃO se transforme na maior companhia de carretos do Brasil, pois as vezes parece ser uma das maiores companhias de taxi-aero do Brasil, pelo nº de políticos que são transportados. Não desdenhando a aquisição do KC 390, só esperando que seja feito bom uso deste aparelho, por parte da FAB sei que será feito bom uso, o que me deixa com a pulga atrás da orelha são os políticos aos quais a FAB é subordinada e é obrigada a atender.
Aguardo ansiosamente pelas fotos …
É verdade que esses 28 aviões são apenas o lote inicial? Que a FAB pretende ter uma frota de 80 KC-390? E outra, a versão civil será capaz de transportar quantas toneladas? 27, é verdade? E sobre a intenção de compra dos Correios?
A Versão civil deverá ser mais leve, menos equipamentos, sem a necessidade da blindagem sobre a cabine, mas não sei se esses itens chegam a essas quase 4 toneladas.
Também não vejo a hora de ver esse orgulho nacional…E no dia do da apresentação do Gripen NG então…vai ser massa demais. Pense num trio moral é será o R-99, o C-390 e os gripens NG’s, voando no nosso céu…Sem falar nos Super Tucanos e nos AMX. Já tem previsão certa para quantas unidades serão produzidas? Pode chegar a umas 160?
louco pra ver….
Prezados Padilha e Wiltgen, bom dia.
Estejam em dia com a saúde, tomem muito suco de maracujá durante e controlem as emoções: não deixem o coração disparar na apresentação do KC-390, não tenham nenhum dos “treco” lá!!! 😉
Abraço e boa cobertura.
Valeu FRL!
Com certeza vai ser emocionante participar deste dia histórico para a aviação militar brasielira.
FA
Tô na estrada. Espera aí KC-390 que eu tô chegando pra te ver.