Por Guilherme Wiltgen
A Korea Aerospace Industries (KAI) divulgou imagens dos principais sistemas de armas do seu Light Armed Helicopter (LAH). Os quatro mísseis guiados antitanque Hanwha TAipers (também conhecidos como Cheongeom) e o canhão giratório S&T de 20 mm montado no nariz, são uma grande melhoria em relação à minigun fixa de 7,62 mm e aos mísseis TOW empregados atualmente pelos helicópteros MD500 que o LAH começará a substituir a partir de 2022.
O LAH é baseado na célula do Airbus H155 B1, que é uma versão modernizada e mais poderosa do antigo helicóptero AS365 Dauphin.
A KAI agora possui os direitos de venda da plataforma H155, sendo comercializada nas versões Light Armed Helicopter (militar) e Light Civil Helicopter (civil), enquanto que a Airbus Helicopters vai manter o seu foco no moderno H160M Guepard.
O LAH (Light Armed Helicopter) está sendo desenvolvido pela KAI para substituir os helicópteros de ataque MD500 e AH-1 Cobra, que atualmente estão em operação no Exército da Coreia do Sul.
Este helicóptero é um verdadeiro heli de ataque leve(tanto que vai substituir os Cobras de primeira geração por lá) creio que algo assim cairia bem no EB(poderíamos desenvolver um utilitário nacional que atendesse as três forças e dela derivar uma versão de ataque leve). O HM-1 (nossos Pantera’s) não teem a agilidade e leveza que este heli da matéria foi projetado/modificado pra ter.
Esta solução poderia ser pensada para os nossos Panteras?
acho que ate’ poderia…mas prefiro um helicoptero de ataque dedicado. O Mi-28 ou apache seriam sonhos de consumo, mas os Cobras ou o Mi-35 ja estariam bons.