Durante um reabastecimento, a ênfase é no trabalho em equipe para um objetivo comum. Cada homem tem suas próprias tarefas bem definidas, mas cada um também ajuda os outros. De fato, a atribuição de tarefas dentro do grupo tem que permanecer flexível, tão flexível quanto o próprio Gripen.
Quando um avião de combate está no chão, existe apenas um objetivo: coloca-lo novamente operacional o mais rapidamente possível. Isto é feito minimizando o tempo em que ele está fora de ação, assegurando, assim, que ele possa voltar a efetuar mais ataques.
Cada segundo perdido pode significar a diferença entre sucesso e fracasso.
Colaborou: Henrique Preira de Carvalho
“Fica muito claro por a FAB não precisará mais de muitas bases aéreas!”
Mas tem uma agravante em posar nas rodovias por aqui, as suspensão terão que ser do tipo cross country, para aceitar os nossos pisos rodoviários.
na verdade não, tem muita rodovia boa para se pousar. Mas também tem muita rodovia que de tão ruim nem trem de pouso pra NAe aguentaria. Nem pra pouso de emergência serve…
Muito legal o vídeo, parece até propaganda dos Postos Ipiranga. Mas brincadeira a parte, acredito que essa flexibilidade do avião de poder descer em rodovias para ser municiado e abastecido, compensa a baixa autonomia de voo do Gripen quando comparados aos F-18 e ao Rafale. A FAB já treina esse tipo de aterrizagem com os Super Tucanos em rodovias do estado do MS.
Atirador 33,
Contando com o combustível interno, o raio operacional do Gripen C ( cerca de 800 km ) é próprio de sua categoria. Por exemplo, é um raio operacional maior que o do F-18C ( cerca de 750 km ), se considerarmos para esse ultimo uma configuração de defesa aérea e com o combustível interno apenas, sendo o alcance de traslado do F-18C praticamente o mesmo do caça sueco… E o Gripen NG deverá contar com um raio operacional similar ao dos demais caças médios ( como Rafale, Typhoon, e outros )…
O único ponto falho do Gripen é a sua capacidade de carga, que é originalmente mais limitada; característica essa que, mesmo que seja incrementada no Gripen NG, não será próxima dos caças médios. Afinal de contas, ele foi concebido desde o início para ser um caça leve…
Em suma, o Gripen C simplesmente tem um desempenho correspondente a sua categoria. E o Gripen NG deverá ter algumas vantagens que o aproximarão de tipos médios…
Saudações!
Creio eu, que quando já estiverem operacionais, provavelmente a FAB, deve integrar esse tipo de exercício a sua doutrina, realizando-o em algum ponto de uma estrada com apenas 5 mecânicos, rearmando, reabastecendo em alguns minutos, a meu ver não se pode desprezar esse trunfo, deve-se explorá-lo a contento.
Muito bom este vídeo além de ser esclarecedor e didático , agora sim entendi rs…