O Ministro da Defesa, Jaques Wagner, abriu na manhã desta quarta-feira (10/06), na Esplanada dos Ministérios, a exposição de uma maquete em tamanho real do Gripen NG, o futuro caça da Força Aérea Brasileira. Segundo ele, a aquisição das 36 aeronaves é garantida pela presidência da república e não deve ser afetada pelo ajuste fiscal. “Esses projetos não podem ser descontinuados”, afirmou.
Jaques Wagner ressaltou que, em agosto, 250 engenheiros brasileiros irão para a Suécia para participar do desenvolvimento e da fabricação das aeronaves, a serem entregues a partir de 2019. “O Brasil não quer ser só um mero comprador de armamento. O Brasil quer ser um produtor, um desenvolvedor de tecnologia”, disse, ressaltando que o projeto irá trazer benefícios para outros setores da economia.
A abertura da exposição contou ainda com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e de militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea. O caça, que está no gramado da Esplanada dos Ministérios, ficará no local até o próximo domingo (14/06), e poderá ser visto das 8h às 18 horas. A exposição é gratuita e aberta ao público.
FONTE: Agência Força Aérea
Irão para a Suécia 250 engenheiros?
Esses por si só já saberão montar depois um Gripen sozinhos?
É um número meio elevado, tendo em conta que uma equipe menor poderia ir e conhecer detalhes in-loco e repassar depois para os engenheiros brasileiros.
Outra, teremos então os 36 Gripens ativos quando, qual vai ser a cadência deles na entrada em serviço?
Se daqui a 5 anos contarmos com esse caças sendo produzidos no pais e podendo inclusive exporta-los seria realmente a coroação de um grandioso projeto bem pensado e bem elaborado. Resta ser também bem continuado, palavra que nos traz preocupação, não é verdade?
…………e bom que o mock-up fique exposto em Brasília pra que o povão .a burrocracia,a politicalha e a ministraiada vejam e aprendam o que o Brasil produzirá para sua Defesa…deveriam expo-lo em TODAS as capitais do país e nas principais cidades do interior ………..mas…….