O Ministério da Defesa de Israel (IMOD) assinou na quarta-feira (6) uma transação histórica para adquirir a próxima geração de caças F-15, comprando 25 aeronaves da Boeing.
O acordo de US$ 5,2 bilhões, parte de um pacote mais amplo de ajuda dos EUA aprovado pela Administração e pelo Congresso dos EUA no início deste ano, inclui uma opção para 25 aeronaves adicionais.
O acordo foi finalizado após negociações entre a Missão do IMOD nos EUA e a Boeing, em colaboração com a Força Aérea Israelense. O Diretor Geral do IMOD, Maj. Gen. (Res.) Eyal Zamir assinou a autorização de aquisição durante sua visita aos Estados Unidos no mês passado.
A nova aeronave F-15IA será equipada com sistemas de armas de ponta, incluindo a integração de tecnologias israelenses de última geração. A aeronave atualizada contará com capacidades de alcance aprimoradas, maior capacidade de carga útil e melhor desempenho em vários cenários operacionais. Essas vantagens permitirão que a Força Aérea Israelense mantenha sua superioridade estratégica no enfrentamento dos desafios atuais e futuros no Oriente Médio.
A entrega das aeronaves F-15 começará em 2031, com 4 a 6 aeronaves a serem fornecidas anualmente. Esta aquisição é um marco significativo no aprofundamento da cooperação de defesa entre Israel e os Estados Unidos, refletindo seu comprometimento mútuo com a segurança regional.
FONTE: IMOD
Esta versão carregará impressionantes 13,5 ton de armamentos. E provavelmente vão comprar um segundo lote com mais 25.
Sonhem aí. A FAB com 120 Gripen e uns 4 esquadrões de F-15-EX, 48 jatos.
Si, no hay plata…
Mesmo que a FAB tivesse orçamento quase ilimitado, jamais veríamos o F=15 por aqui, seja da versão mais atual, bem como da mais antiga! Os EUA vetaram a venda dele para qualquer país latino-americano. O que poderíamos ver por aqui no máximo, seria os F-18 Super Hornet.