O programa CityAirbus, que tem o objetivo de desenvolver um novo meio de transporte tecnológico e sustentável, atingiu outro marco importante: a conclusão e ativação do Iron Bird (pássaro de ferro, em tradução livre) nos testes de voo em solo em Taufkirchen, Alemanha. Isso permite a verificação de todo o sistema de propulsão elétrica do CityAirbus, desenvolvido pela unidade E-Aircraft Systems da Airbus.
A primeira completa bancada de teste de propulsão elétrica tem a capacidade de operar a cadeia do sistema de propulsão dos controles de voo para as dinâmicas das hélices. Isso permite a verificação da dinâmica elétrica, mecânica e térmica. Depois de ser maturado e verificado no Iron Bird, o sistema de propulsão será incorporado no demonstrador até meados de 2018.
A configuração da bancada de teste reflete a arquitetura do CityAirbus, incluindo motores, eletrônicos de potência e caixas de distribuição desenvolvidas e produzidas pela Siemens, seguindo o acordo de cooperação entre a Airbus e a Siemens sobre propulsão elétrica.
Enquanto isso, o desenvolvimento do próprio demonstrador do CityAirbus está em andamento. As primeiras peças estruturais já foram produzidas e estão a caminho de serem montadas. Essas importantes etapas de desenvolvimento abrem caminho para o primeiro voo do CityAirbus antes do final de 2018.
O CityAirbus é um veículo multi-passageiro, auto-pilotado, movido a bateria, de decolagem e aterrissagem vertical, projetado para a mobilidade aérea urbana. Ele é projetado para transportar até quatro passageiros sobre as megacidades congestionadas de forma rápida, acessível e ambientalmente amigável.
FONTE e ILUSTRAÇÃO: Airbus