Reuters – A Boeing suspendeu a manutenção e o suporte técnico para companhias aéreas russas e a empresa de energia americana Exxon Mobil disse que sairia da Rússia, juntando-se a uma lista crescente de empresas ocidentais que rejeitam Moscou.
A gigante de tecnologia dos EUA, Apple, disse que interrompeu as vendas de iPhones e outros produtos na Rússia, enquanto a Ford se juntou a outras montadoras suspendendo as operações no país. O rublo caiu para uma baixa recorde em Moscou de 110 por dólar e o mercado de ações permaneceu fechado enquanto o sistema financeiro da Rússia cambaleava sob o peso das sanções ocidentais.
Os investidores estrangeiros estão efetivamente presos às suas participações em ações russas e títulos denominados em rublos depois que o banco central suspendeu temporariamente os pagamentos e os principais sistemas de liquidação no exterior pararam de aceitar ativos russos. As ações de bancos europeus atingiram seu menor nível em quase 11 meses depois que o braço europeu do Sberbank da Rússia foi forçado a fechar.
Os bancos globais estão tendo uma visão pessimista dos negócios com todas as entidades russas e descartando clientes se houver uma pequena dúvida sobre seus laços com o país.