A African Defence Review apresentou o infográfico acima para os entusiastas do Gripen.
O infográfico faz um relato conciso das várias operações em que os Gripens da SAAF participaram em conjunto com outras informações sobre o avião de caça multirole.
A Operação Vimbezela foi notável como o primeiro desdobramento de combate operacional do Gripen da SAAF. Foi também a primeira participação operacional de caças da SAAF fora das fronteiras do país desde 1988.
Apenas uma única parada para reabastecimento em Ndola, na Zâmbia foi necessário para ele chegar ao seu destino pretendido, diz o infográfico.
FONTE: Gripen Blog
Espero que os nossos venham com o ar-ar BVR Meteor, se bem que o Derby é um bom míssil também mas acho que o Meteor tem mais alcance e é mais confiável visto que já está totalmente integrado ao Gripen e também equipa os Typhoon e os Rafale. E no curto alcance pode ser A-Darter, Python 5 ou talvez o MAA II Piranha, em minha opinião a melhor combinação seriam quatro Meteor + dois Python 5 na ponta das asas + Radar Raven ES05 AESA, vai ficar feroz o danado!
Aparentemente já foi prometido alguns Meteors para a FAB. Já o míssil de curto alcance com toda a certeza será o A-Darter e grande chances para o Piranha B e talvez, mas muito difícil, o Python 4 e 5 (muito difícil porque seria fazer propaganda para o concorrente). Mas o A-A-Darter promete ser tão avançado quanto o Python 5, até mais.
Quanto ao Derby, ele só é bom porque não temos outro… kkk
É um míssil muito limitado se comparado ao Meteor, AIM-120C ou D ou R77 M (acredito que o MICA também seja superior se não em alcance em resistência a contra medidas eletrônicas). Precisamos de um míssil mais capaz que o Derby, até o F-5M já devia te algo melhor como o AIM-120C ou R77 . Mas existe muito esperança, dizem que o Gripen poder operar armas ocidentais e russas se for verdade o R77 M é uma aparente boa alternativa aos modelos Ocidentais se caso não quiserem nos vender .
Colega Car-Carl concordo com sua estimativa se bem que duvido muito que possam vir os AMRAAM, certamente virão os Meteor para longo alcance com a possibilidade de virem também os R-darter já que a Denel e a Mectron (que está envolvida na produção do Gripen) estão em parceria e podem empurrar um bocado deles para a FAB e para curto alcance a mesma coisa Piranha ou A-Darter ambos dessas duas empresas Brasileira e Sul-Africana, mas eu creio que o python 5 seja superior aos demais pois se trata da 5ª geração desse artefato e comparável ao terrível AIM-9 (Shot Down) sidewinder.
A-Darter também é de 5ª geração só que é um projeto ainda mais novo.
É, poderíamos usar também dependendo do nível de combate(intenso, muito intenso…) usamos 2 meteor, 2 derby e 2 a darter.
O mais comum seria 4 Meteor + 2 A-Darter, dependendo até 4 Meteor + 2 Derby. Geralmente usa-se só 2 tipos de misseis por caça.
A França deve usar em seus Rafales 4 Meteor + 2 MICA (configuração básica, mas muito boa que poderíamos copiar só que usando o Derby).