Por Utku Kucukduner
As Indústrias Aeroespaciais Coreanas (KAI) anunciaram que estão planejando desvendar o protótipo do seu versátil avião de combate Korean Fighter eXperimental (KF-X) em abril de 2021.
A edição mais recente da Fly Together, revista da empresa, incluía uma imagem da fuselagem do protótipo KF-X. A questão não incluiu nenhum outro comentário sobre o programa, mas a agência de notícias Jane’s, acredita que ele fará seu primeiro voo no mundo real em 2022.
O único fabricante de aeronaves da Coréia do Sul, a KAI atualmente está fabricando e montando as partes superior, inferior e média da fuselagem do caça de quinta geração e teremos que esperar um pouco mais para ver a imagem final.
As pontuações de referência para o Korean Fighter eXperimental deverão melhorar a cada “bloco” do programa de produção. Veremos os protótipos do Bloco 0 na primavera do próximo ano. Depois disso, a empresa continuará com quatro anos de teste e emitirá a aeronave finalizada em meados de 2026.
O bloco 1 da aeronave KF-X é esperado entre 2026 e 2028. Eles virão parcialmente equipados com sistemas de armas ar-terra e ar-ar.
O bloco 2 do KF-X, que se espera após cerca de 2029 terá um arsenal completo e adequado com sistemas de armas ar-terra e ar-ar prontos.
Em outra nota, as autoridades da Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coréia do Sul (DAPA) relataram a Jane’s que a Hanwha Systems e a Agência para o Desenvolvimento da Defesa (ADD) desenvolverão cooperativamente um radar de matriz ativo digitalizado eletronicamente (AESA) para o KF-X em agosto.
Os funcionários da KAI também disseram à imprensa que receberam 15 motores da General Electric para seis protótipos, cada um exigindo dois motores. Os três restantes são peças de reposição.
O KF-X está planejado para substituir a frota coreana de Phantom F-4D/E e F-5E/F Tiger II, uma vez concluída.
Atualmente, existem 120 KF-X planejados para produção para a Força Aérea da Coréia. A General Electrics fornecerá 240 motores e uma quantidade adequada de peças sobressalentes.
FONTE: Interesting Engineering
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN