Autor da proposta “Drones for better service delivery in slums”, David Kiarie, recebeu o prêmio “Da ideia à realidade”, patrocinado pela Indra.
A aplicação dos veículos não tripulados na elaboração de cartografia em comunidades urbanas foi a ideia mais votada entre as propostas semifinalistas do concurso “Drones For Good”, organizado e gerenciado pelo escritório do Primeiro Ministro dos Emirados Árabes Unidos.
O autor da proposta Drones for better service delivery in slums, David Kiarie, do Quênia, recebeu o prêmio “Da ideia à realidade”, patrocinado pela Indra, na final em Dubai. O queniano alcançou o prêmio com 937 votos na plataforma de Open Innovation, iParticipa, habilitada pela Indra para o concurso. No total, foram registrados 4.735 usuários e 4.652 votos, e as ideias receberam mais de 55.000 visitas e 500 comentários.
A Indra deu suporte ao concurso com sua experiência e conhecimento no âmbito da inovação tecnológica e o impulso às novas iniciativas empreendedoras. O diretor de Inovação e Alianças da companhia, José Luis Angoso, participou em Dubai como jurado do prêmio nacional e do prêmio internacional. Com isso, a empresa apoiará o ganhador com o desenvolvimento conceitual de sua ideia e no desenho de um plano de negócio, com a assessoria personalizada de especialistas no campo da inovação, dos drones, das smart cities e do empreendedorismo. O objetivo é que se crie uma startup baseada em sua ideia ganhadora.
Já o prêmio para o projeto internacional, na ordem de US$ 1 milhão, foi o “Flyability”, a startup criada por uma equipe suíça, encabeçada por Patrick Thevoz, que desenvolveu um pequeno drone esférico para missões de resgate. O drone tem a capacidade única de se chocar contra obstáculos sem perder sua estabilidade e de ser seguro para voar em espaços pequenos e em contato com pessoas.
Indra e os empreendedores
A inovação está no DNA da Indra. É a base de seu negócio, o eixo de sua sustentabilidade como companhia e chave da diferenciação de sua oferta de soluções e serviços. Em um modelo de inovação aberta, a Indra busca e potencializa a inovação e o talento internamente, mas também através de sua relação com clientes, parceiros, fornecedores, universidades e instituições do conhecimento e com a sociedade em geral. O fomento do espírito empreendedor é fundamental com esse modelo para dispor de um ecossistema mais inovador, base da economia do conhecimento.
O compromisso da Indra com o empreendedorismo se concretiza em iniciativas como “Pensa em Inovar”, concurso global de inovação aberta para identificar e apoiar novas ideias de negócio baseadas na tecnologia e fomentar o empreendimento, lançada pela multinacional em 2012 e que recebeu mais de 1.500 propostas. A plataforma digital de ajuda e assessoria personalizada para empreendedores “Empreender é possível” da Fundação Príncipe de Girona (FPdGi) também conta com a colaboração e o impulso da Indra desde seu nascimento.
Como multinacional, a Indra exerce um importante papel que impulsiona outras companhias menores, startups e spin-offs, fomentando o espírito empreendedor e intraempreendedor – dos próprios profissionais da companhia – para alimentar este ecossistema inovador. A multinacional colabora ativamente com mais de 232 PMEs inovadoras, tanto mediante contratos como mediante a participação conjunta em projetos de P&D.
Sobre a Indra
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 8.000 profissionais e uma ampla cobertura geográfica, com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e 5 softwares labs. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado, que atendem os setores Financeiro, Energia e Utilities, Telecomunicações, Administração Pública e Saúde, Indústria, Transporte e Tráfego e Defesa e Segurança.
A Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia, líder na Europa e América Latina e em plena expansão em outras regiões de economia emergente. A multinacional é uma das principais companhias europeias de seu setor por investimento em P&D, com mais de 570 milhões de euros investidos nos últimos três anos. Com vendas de aproximadamente 3 bilhões de euros, conta com 43.000 profissionais e com clientes em 138 países.