Dubai, 18 de novembro de 2021 – O Ministério da Defesa da Indonésia fez um pedido de duas aeronaves Airbus A400M configurados para missões de transporte e reabastecimento em voo.
O contrato entrará em vigor em 2022, elevando o número de nações em operação do A400M para dez. Ainda está inclusa a aquisição de um pacote abrangente de manutenção e treinamento. Uma carta de intenções também foi assinada para a aquisição de quatro aeronaves A400M adicionais no futuro.
“Este novo pedido expandirá ainda mais a presença do A400M na região da Ásia-Pacífico. O A400M oferece recursos extraordinários à Indonésia, fornecendo à Força Aérea a plataforma perfeita para transportar cargas pesadas e volumosas para áreas remotas, além disso, graças à confiabilidade de suas capacidades de reabastecimento em voo, ele expandirá suas possibilidades de projetar seu poder aéreo”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
Capaz de operar em pistas curtas e despreparadas, o A400M reforçará as capacidades de transporte aéreo da Força Aérea da Indonésia e permitirá que ela responda rapidamente a qualquer crise, conforme demonstrado após o terremoto e subsequente tsunami que atingiu o país em 2018. O A400M foi o a primeira grande aeronave de transporte capaz de entregar cargas pesadas, como caminhões de combustível e escavadeiras, ou alimentos, roupas e suprimentos médicos, pousando em uma pista curta e danificada em Palu, Sulawesi Central, Indonésia.
“O A400M é uma verdadeira plataforma multimissão que aumentará muito as capacidades táticas da Força Aérea da Indonésia. Esta aeronave terá um papel crítico em outras missões importantes, como o envio de paraquedistas e o transporte de cargas pesadas. Também estamos considerando a possibilidade de adquirir outros A400M em um futuro próximo, que incorporarão novos desenvolvimentos como o combate a incêndio, uma capacidade muito importante que estamos explorando com a Airbus. O A400M, além de fornecer suas capacidades táticas, se tornará um ativo nacional e um pilar fundamental para missões de assistência humanitária e resposta a desastres”, declarou Prabowo Subianto, Ministro da Defesa da República da Indonésia.
O A400M pode transportar cargas grandes e pesadas em distâncias estratégicas, entregá-las em locais táticos e oferecer a opção adicional de reabastecimento em voo. É uma solução ideal para atender às necessidades da Força Aérea.
Graças à sua capacidade de voar em altas velocidades e em altas e extremamente baixas altitudes, o A400M é a plataforma ideal para reabastecimento em voo de caças e outras aeronaves de grande porte usando seus dois pods localizados sob as asas. Sua capacidade de reabastecimento permite que seja rapidamente reconfigurado como uma aeronave de transporte, de modo que pode ser facilmente adaptado às mudanças de missões e cenários operacionais. Essa adaptabilidade é uma característica única do A400M, que também pode ser reabastecido em voo.