Compras, realizadas durante administração de dez anos do ex-presidente Susilo Bambang, somam cerca de R$ 1,5 bilhão
O governo da Indonésia é um poderoso cliente de ao menos dois fornecedores brasileiros de equipamentos militares – a Avibras Aeroespacial e a Embraer Defesa e Segurança. As compras, realizadas durante a administração de dez anos do ex-presidente Susilo Bambang – um ex-oficial do Exército que chefiou o governo até 2014 – somam cerca de R$ 1,5 bilhão. A lista envolve 16 aviões de ataque leve, turboélices Super Tucano, mais um simulador de voo para treinamento de pilotos, partes e componentes de manutenção.
Na Avibras, o contrato cobre 36 carretas blindadas, disparadoras do sistema de artilharia de saturação de área Astros II, na versão de mercado mais avançada, a Mk-6, acrescida das unidades de apoio e dos suprimentos. O sistema emprega os foguetes da família AV, com alcances entre 9 e 100 quilômetros. A configuração vendida para a Indonésia sai da linha de produção, no Vale do Paraíba, com forte carga eletrônica, de forma a permitir a futura incorporação da munição inteligente que a empresa está desenvolvendo agora – um míssil tático de precisão capaz de atingir alvos a 300 km de distância e um foguete de guiagem primária, com menor raio de ação. A força terrestre da Indonésia está equipando dois batalhões especializados com o Astros II.
Os Super Tucanos da Embraer estão sendo empregados no bombardeio a alvos no solo, vigilância de fronteira, interceptação e ação antiguerrilha. As duas encomendas são o resultado de negociações independentes. Especialistas ouvidos ontem pelo Estado revelaram certa apreensão pelo estranhamento diplomático entre os governos de Jacarta e Brasília. Decorrente da execução de Marco Archer, a situação poderia colocar sob risco novas discussões de caráter comercial, em andamento no setor de material de Defesa.
FONTE: Estado de SP, por Roberto Godoy
Je suis Indonesia!
Querem saber de uma coisa??!! Se a Indonésia por causa deve governeco brasileiro optar por outros fornecedores provavelmente conseguirá equipamentos bem melhores! O brasil ( NÃO foi atoa que usei o b minúsculo ao invés do b maiúsculo … ) ainda não chegou ao fundo do poço, pelo jeito, … infelizmente parece MESMO que terá de chegar no fundo do poço para começar a melhorar ( se melhorar ), mas ainda não chegou … quanto a esse sujeito … RECEBEU o que merecia, indiretamente que seja quantas pessoas ou famílias que ele destroçou … ? ? ? ? ? ? só Deus ( para quem acredita em Deus … ) sabe …
… cada um que entra no mundo das drogas é o principal responsável por essa atitude mas quem facilita o acesso a esse lixo (droga) ou o conduz para esse mundo também tem sua cota de responsabilidade … digo o mesmo para qualquer droga, QUALQUER droga que seja …
Lembrem-se que uma vez 2 americanos foram pegos pichando um carro na Malásia e foram condenados a levar chibatadas e o presidente na época,salvo engano 93/96 intercedeu pelos 2 e a pena foi aplicada,mesmo que com um número reduzido de chibatadas.
Agora muitos ficam falando que a presidente não deveria que é bandida,lembrem-se ela é chefe de Estado e ele era cidadão brasileiro,agiu nos ditames de nossa carta maior e das leis internacionais,sem baboseiras né,vamos ser mais racionais e deixar o partidarismo pra não falarmos asneiras.
Para não ser muito polêmico, o cara leva á morte disfarçada a vida de famílias do outro lado do mundo e não quer ser atingido pela lei universal máxima ( O QUE SE FAZ AO PRÓXIMO, UM DIA ACONTECERÁ COM VOCÊ).
E de quebra ainda nos dá grandes prejuízos financeiros ( CASO DOS EQUIPAMENTOS DE DEFESA).
Se o GF defender esse tipo de gente ( CASO OS MESMOS SEJAM REALMENTE CULPADOS), passará a impressão que aqui só há bandidos, coisa completamente errônea.
Há Brasileiros honestos e descentes precisando dessa atenção do Itamaraty, e pior que não recebe.
Era só o que faltava,deixar e vender a um cliente por causa de um CRETINO traficante.
Menos um pra encher o saco e as cadeias,já foi tarde,demorou….
Vou sumarizar meu ponto de vista:
1. Acho que a presidanta agiu certo em pedir a clemência (afinal o estado brasileiro não adota a pena de morte, ainda mais para um crime que não é considerado ‘hediondo’ segundo nossa legislação)
2. Acho a presidanta agiu errado ao mencionar qualquer tipo de retaliação (afinal a Indonésia está no seu direito e não adianta ameaçar algo que não se pode cumprir)
3. Acho pessoalmente que pena de morte para o crime de trafico é um pouco pesado.
4. O brasileiro foi o primeiro ocidental a receber pena de morte na Indonésia
5. Muitos outros estrangeiros já receberam penas de morte mas essas não eram cumpridas. O presidente Widodo parece disposto a fazer cumprir a lei (não é o que cobramos dos nossos?)
Posto isso, minha visão do porque a Indonésia condenar à morte por tráfico:
A Indonésia é um grande destino turístico… mas não é o tipo que seu papai e mamãe iriam. É um lugar ao mesmo tempo perigoso e paradisíaco e muito barato para turistas (em especial americanos e europeus). Quem não assistiu “A Praia” assista e terá um bom retrato do que estou falando… é muita gente jovem com dinheiro aprontando tudo aquilo que é ilegal/imoral em seus respectivos países (qualquer semelhança com o Brasil é mera coincidência).
Agora imaginem a população local… pobre e muito oprimida vendo, verão após verão, ondas e ondas de turistas bêbados, drogados e libertinos ‘tacando o terror’ na ilha e atraindo toda a sorte de traficantes, cafetões, jogos ilegais, prostituição, etc, etc, etc, enquanto o povo passa fome e ainda sofre com a violência gerada por essas atividades?
Agora coloquem uma pitadinha de falsa democracia com a maior população islâmica do mundo e VOILÀ! Pena de morte para traficas!
Sds!
Há uma frase famosa de um político brasileiro muito conhecido ( e que também é um grande bandido) que resume tudo:
“Bandido bom é bandido morto.”
O problema que no Brasil uma lei deste tipo é inviável. Não ia sobrar muito brasileiro vivo se tivéssemos pena de morte por aqui. A mania do brasileiro de querer levar vantagem em tudo e ser desonesto é algo já cultural
Além de que uma lei deste tipo, infelizmente, jamais seria aprovada num país de extrema maioria cristã, como o Brasil.
Quanto aos indonésios estão completamente certos. Uma pena que muitos mais traficantes brasileiros não estejam esperando a morte por lá. Realmente uma pena.
Eu nunca concordei em que se vende-se equipamentos militares Brasileiros para Indonésia, bem logo ali na ilha de Timor na parte oriental da ilha encontra-se o País do Timor-Leste uma ex-colônia de Portugal que como o Brasil no anos de 1512 foi feito de colônia até 1975 quando alcançou sua independência, porém a Indonésia o invadiu no mesmo ano e por vinte cinco anos massacrou a população timorense até 1999 quando Timor-Leste teve a oportunidade em um referendo de se tornar mais uma vez livre e independente sem antes sofre por parte dos indonésios demais barbáries e atrocidades de seus paus mandados tentando atrapalhar o processo de independência timorense, o meu maior temor e que novamente algum louco, sórdido e sanguinário de Jacarta descida mais uma vez que Timor deva mais uma vez ser anexado a Indonésia e o invada e massacre e mate o povo Timorense e dessa vez utilizando material militar Brasileiro, seria muita vergonha e consternação para o Brasil saber e ver imagens de Astros II destruindo cidades, vilas e infraestrutura de Timor-Leste ou os Super Tucanos lançando Bombas e metralhando o povo timorense , povo esse que fala Português, faz parte da comunidade de Países de língua Portuguesa como o Brasil , Portugal, Angola e sente amor pelo Brasil se os nossos governante se importar sem com isso nunca teriam vendido tais equipamentos a Indonésia e olha que Lula e Dilma já estiveram em Timor-Leste isso e só mais uma amostra que a Indonésia é muito instável como País e ao invés de vender esses equipamentos aos indonésios deveria os fornecer ao Timor-Leste para que ali pudessem se defender de uma futura invasão da Indonésia.
De boa cara…
Se a gente não vender, outros vendem!!
Então vamos ganhar dinheiro com isto.
Temos que nos aliar aos vencedores, a países que pagam as contas. Ou prefere que continuemos adulando Bolivia, Cuba e Venezuela?
Pelo amor de Deus
ZorannGCC , você parece que não entendeu a minha colocação eu me referi a não vender armamentos a um País que invadiu um outro e que massacrou a população do País ocupado e com um agravante esse País fala Português igual a nós, no seu comentário dá a entender que não importar se o cara e mal e ameaça os seus vizinhos venda armas a ele, mais acima no mapa tem a Malásia que também comprou os sistemas Astros II e quanto a essa compra e não acho mal algum ajuda a alavancar e garantir mercado a Avibras .
Meu camarada e o genocídio que o Brasil infligiu ao povo Paraguaio. Não existe pais bom e pais mal, só há interesses.. Temos que ter um exercito bom e preparado, para nenhum pais querer se aventurar aqui.
Ontem a noite, em uma reportagem sobre o fuzilamento do Brasileiro (que para mim assumiu o risco por conta própria e sabia qual a pena que poderia cumprir se fosse pego) e da crise gerada entre os dois governos com a chamada do embaixador brasileiro a Brasília. Relataram na reportagem que o país não perderia muito com o comércio com a Indonésia ( se isto virar uma crise mesmo) pois exportava para o país apenas fumo e produtos agrícolas. Pensei: ” Mas não houve uma venda para lá de aviões Super Tucanos e Baterias de foguetes Astros II?”. Isto é para abrirmos os olhos – a Imprensa nas TVs abertas principalmente, pararam de bater forte no Governo, não há aquele destaque com o caso de corrupção na Petrobrás e observem qual propaganda e longa que está passando no intervalo destes jornais (além da estatais é claro) – da JBS alimentos – sabemos quem é um dos donos. Está havendo uma censura “branca” e econômica no país.
Quando a poeira baixar, isso nem vai ser lembrado por ninguém!! A Indonésia já matou traficante do mundo inteiro e tem boas relações com todos.
Se fosse americano não ia dar em nada também, para os EUA eles estariam fazendo um favor, menos um traficante pra me dar trabalho, simples assim. É só aqui essa palhaçada.
A pesar que não precisa do governo para atrapalhar as vendas militares para a Indonésia, a própria Embraer se encarrega disto…:
“Aviões turboélice EMB 314: Entrega Super Tucano do Brasil atrasada
Chefe da Agência de Aquisições Instalações de Defesa Ministério da Defesa (Kapusada Baranahan Kemenhan) Air Commodore (Marsma) da Força Aérea (AU) Asep Sumaruddin, disse na segunda-feira que a Embraer é obrigado a entregar o primeiro lote de oito aeronaves em agosto do ano passado eo segundo em março 2015.
“Desde o primeiro lote, nós aceitamos somente quatro aeronaves”, disse Asep. “Nós contatamos Embraer para uma explicação sobre as quatro aeronaves, mas não recebemos uma resposta adequada. Nós ainda estamos coordenando com o governo brasileiro, através do Ministério da Defesa e da embaixada em Jacarta para resolver esse problema “.
Ministério da Defesa Indonésio assinou um contrato de US $ 284 milhões com a Embraer em 2010 para construir um esquadrão de Super Tucanos para substituir aviões Bronco OV-10, que tem sido em serviço desde 1976.
Vai ser o mesmo script do affair Cesare Battisti com os atores trocados, muita falação, muitas ameaças e depois tudo volta ao normal.
A Itália TEVE que engolir a indignação e respeitar a lei brasileira.
Mas o tempo passa, a banda toca e o mundo deu voltas…
O governo brasileiro já fez seu showzinho e agora tomou a volta cármica…
O Brasil VAI TER que engolir a indignação e respeitar a lei indonésia…
Até porque tem um outro pré-cadáver brazuca no corredor da morte da Indonésia.
O comércio entre os dois países não tem nada a ver com isto…
Creio que as “reações diplomáticas” são mais em relação a falta de atendimento aos pedidos presidenciais pelo não fuzilamento, más que não devem passar de “chamar o embaixador para consultas”. Se a diplomacia e governo brasileiro criando muito mais caso com este episódio , aí já será burrice…
—–
“Os Super Tucanos da Embraer estão sendo empregados no bombardeio a alvos no solo, vigilância de fronteira, interceptação e ação antiguerrilha.”
—-
Gostaria de saber qual o desempenho que os ST estão tendo nestas missões e o nível de satisfação (ou insatisfação) dos militares indonésios com ele…Más como a Indonésia é um país fechado para o jornalismo, fica difícil saber…
“Se a diplomacia e governo brasileiro FICAREM criando…”
Por que tanta indignação?!
Ela, apenas, está sendo coerente com seu histórico de criminosa perdoada.
O camarada colheu o que plantou, e isso não justifica tensao nas relaçoes bilaterais , o Itamaravilha não pode avacalhar as coisas por causa de bandido não.
Tudo por causa de um Bandido??????? Mas o cara é filho do Brasil, e o Brasil têm que retalhar mesmo,se ele fosse norte-americano? O governo da Indonésia tinha que se ferrar para fuzilar um cidadão americano, mas como é brasileiro, isso não deu em nada. Isso é para os nossos dirigente tomarem vergonha na cara, Primeiro os brasileiros, Segundo os Brasileiros, Depois o resto. O brasil têm que emergir como potência de uma vez por todas.
O “Filho do Brasil” é um vagabundo traficante e tem mesmo é que ir pro Inferno. Nos fizeram um favor. Além disso, outros estrangeiros foram, e serão executados. Cada Estado detém soberania para ditar suas leis. Se não concorda com as mesmas, não ouse entrar em seu território.
O Estado Brasileiro executa mais de 2000 pessoas por ano e a presidente não diz nada. Todos sem direito a julgamento e sem poderem se preparar durante 11 anos para o momento. Tudo resolvido de uma hora pra outra na calada da noite. Todos são filhos do Brasil.
Se fosse americano os Indonésios teriam aliviado sim . . . . . há previsão pra isso na sua legislação . . . . .
Ferrar com a relação entre os dois países já é demais, ainda mais por causa de um bandido.
Alguém avisa a Sra presidente que ela governa o Brasil, as leis dos outros países não tem nada a ver com ela!
Em minha opinião poderíamos fazer algo para mostrar o nosso apoio ao governo da indonésia!
Este cara assumiu o risco para mim funciona assim ele jogou roleta russa e ninguém o obrigou a jogar assumiu tudo sozinho perdeu como o jogo erra de roleta russa morreu e ponto final sem choro.
Se os treze quilos de cocaína tivessem passado quantas vidas ele teria destruído arrependimento não justifica
Cláudio,
E há outros poréns.
Por exemplo, quantas vezes esse cidadão esteve na Indonésia? Será que foi a primeira vez que ele foi lá? Se entrou mais de uma vez quem garante que das outras vezes ele não entrou com cocaína?
Será que se tivesse entrado dessa vez que foi pego, supondo que tenha sido a primeira, ele não teria voltado um monte de outras vezes?
Eu também me compadeço pelo cara, mas tenho que admitir que a legislação desse país deve ser respeitada.
Do mesmo jeito que o Islã não pode ditar regras a serem cumpridas no Ocidente, nós não podemos ditar regras para que eles as cumpram nos países deles.
Se lá o tráfico é passível de punição maior que o assassinato, deve haver motivos culturais e históricos para isso e não pode ser a nossa presidente que irá mudá-los.
Um abraço.
Caro Bosco
Não entendo assim, para mim não interessa se ele atravessou cocaína 1 2 ou 10 vezes um dia a casa cai e caio para ele, Não sei pela lei da indonésia mais pelas leis brasileiras declarar que desconhece as leis não pode ser utilizado como defesa, pois todo cidadão tem a obrigação de conhecer as leis de seu pais, e no caso deste senhor ele deveria ter se informado das lei de um pais antes de levar 13 kg de cocaína escondido dentro de uma asa delta “não da nem para dizer que era para o seu próprio uso“, ou seja, temos de acatar e na minha visão invejar a atitude da indonésia, pois pelo que sei não foi pego mais nenhum brasileiro levando cocaína para La só os dois mesmo então a lei funciona e ponto final, e quanto a ele ter confessado só confessou porque queria ter direito ou perdão pois só quem confessa pode ser perdoado pelas leis da indonecia!
E esses jornalistas que entram no mundo árabe para espionar e conspirar contra o seu povo, quando são pegos são tirados do pescoço com um zip de facão, É A LEI DELES . . . . vestem o cara de laranja e ZIP, é a lei deles . . . . aí tá tudo certo? ou quando o cara faz parte de alguma força ocidental nao pode ZIPAR ??? . . . . . . .
Quanto à execução do traficante…
Foi tarde!! Já deveria ter sido executado antes!
Tive de desligar a TV ao ver o jornal da Globo News dedicar 30 minutos à este assunto. No mínimo rídiculo!! Como se fosse crime executar traficante!! Assistir 30 minutos de reportagens defendendo o pedido de clemência brasileiro, como se o cara fosse um santo!!
Sou totalmente a favor da pena de morte, principalmente para crimes de homicídioo, latrocínio, sequestro e tráfico de drogas.
A vergonha maior é o governo brasileiro ter chamado o embaixador da Indonésia para das explicações. Ameaçar sanções, esfrias as relações porcausa de um traficantezinho de merda? O cara vai à outro país cometer um crime e o governo brasileiro defende o cara??
Ridículo!